O que é RMC no extrato do INSS?

Perguntado por: acalixto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

A chamada Reserva de Margem Consignável, ou a sigla RMC, é um tipo de crédito que é de direito do aposentado ou pensionista do INSS e de servidores públicos. Normalmente vem no formato de um cartão de crédito, cujo os gastos são descontados diretamente no benefício mensal do contratante.

A Reserva de Margem Consignável (RMC) é uma consignação utilizada para o pagamento da fatura do cartão de crédito consignado, com desconto automático no benefício do tomador.

O que é Reserva de Margem Consignável (RMC)?
Segundo a lei, todo aposentado e pensionista, seja do INSS ou federal, tem disponível para a contratação de empréstimos até 35% do valor de seu benefício.

É necessário que o titular do benefício entre em contato com a instituição financeira em que contratou o produto consignado. Depois de uma negociação feita é que eles avaliarão esse cancelamento.

A chamada Reserva de Margem Consignável, ou a sigla RMC, é um tipo de crédito que é de direito do aposentado ou pensionista do INSS e de servidores públicos. Normalmente vem no formato de um cartão de crédito, cujo os gastos são descontados diretamente no benefício mensal do contratante.

Quem toma o empréstimo não consegue dar calote, porque o valor da prestação é cobrado religiosamente do valor do benefício.

O empréstimo sobre a RMC significa a contratação de um cartão de crédito consignado. O lado prático, porém nem sempre seguro, é que as parcelas deste cartão são descontadas diretamente dos benefícios previdenciários de aposentados e pensionistas do INSS.

Acesse o Portal do Consumidor e siga as orientações. Ligue para 135.

Não é possível cancelar o cartão de crédito consignado, sem ter quitado todo o saldo devedor. É simples: se ainda tiver uma dívida aberta, será necessário quitar esse valor. O saldo devedor pode ser pago a partir da fatura mensal (boleto).

Normalmente, a RMC é oferecida pelas instituições financeiras, com a aparência de um empréstimo consignado comum e taxas de juros mais vantajosas. Na prática, contudo, a Reserva de Margem Consignável (RMC) possui um valor, o qual é dado para o cliente como se fosse a fatura total do cartão de crédito.

A RMC - Reserva de Margem Consignável é uma porcentagem da renda do indivíduo destinada ao pagamento da fatura do cartão de crédito consignado, com desconto automático na folha de pagamento de 5%.

Como liberar margem consignável? É possível liberar a margem consignável quitando as parcelas, fazendo a portabilidade ou refinanciamento do contrato de empréstimo existente.

Dentro do Meu INSS, você vai precisar checar o seu Extrato de Pagamento de Benefício, que também é conhecido como histórico de crédito. Sendo assim, para saber se essa “contratação” está sendo descontada do seu benefício, a sigla RMC (Reserva de Margem Consignável) vai ser destacada pelo código 217.

E para isso há duas possibilidades legais. Uma é a portabilidade de crédito, onde é possível levar seu empréstimo de um banco para outro. A segunda forma de reduzir o valor da parcela é refinanciar seu empréstimo com o próprio banco.

Atualmente, existem 3 principais formas de reduzir os juros do consignado:

  1. Portabilidade. É a transferência da dívida de um banco para outro com condições melhores, como taxa de juros mais baixa. Simule portabilidade. ...
  2. Refinanciamento. Simule refinanciamento. ...
  3. Quitação antecipada.

8 bancos que compram dívidas do empréstimo consignado

  1. Banco Banrisul. O Banco Banrisul oferece o serviço de portabilidade de crédito, sem custos e sem incidência de IOF. ...
  2. Banco Bradesco. ...
  3. Banco Itaú ...
  4. Banco Safra. ...
  5. Banco Santander. ...
  6. Banco Cetelem.

Projetos suspendem cobrança de empréstimo consignado durante pandemia. Cinco projetos de lei em análise na Câmara dos Deputados suspendem por quatro ou até seis meses os descontos no contracheque referentes a empréstimos consignados e outros descontos.

É importante destacar que quem deposita o valor do crédito consignado na conta do cliente é o banco no qual o empréstimo foi contratado. Já o pagamento da dívida é transferido ao banco pela instituição pagadora, como o INSS ou o Sistema Integrado de Administração de Pessoal (SIAPE).

O pedido de exclusão do desconto é feito, segundo o instituto, por meio do Meu INSS (gov.br/meuinss), na internet, na opção Agendamento/Requerimento.

DICA DE OURO: O aposentado e o pensionista podem fazer o bloqueio do seu benefício para empréstimo consignado através do site do INSS, aplicativo do Meu INSS e telefone 135. Assim você impede que qualquer empréstimo seja vinculado ao seu benefício.