O que e ritmo fisiológico?

Perguntado por: oagostinho . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

O ciclo circadiano, também conhecido como ritmo circadiano, é o mecanismo pelo qual nosso organismo se regula entre o dia e a noite. A partir dele, nossos processos fisiológicos são comandados para que nosso corpo consiga acordar, sentir fome, estar ativo, ficar com sono, e assim por diante.

Felizmente existem os ritmos do corpo humano que servem exatamente para isso: ciclo circadiano, ultradiano e infradiano. Esses ritmos são tão importantes que existe um campo da ciência dedicado inteiramente ao estudo deles: a cronobiologia.

O que é o ciclo circadiano
Ciclo circadiano é o nome dado ao ritmo em que o organismo realiza suas funções ao longo de um dia. Embora ele também se relacione a fatores como temperatura e atividade física ou social, o elemento que exerce maior influência no ciclo circadiano é a luz.

Em todas as línguas a fala possui um ritmo, este se encaixa em um dos três tipos: ritmo silábico (sílabas têm a mesma duração); ritmo acentual (sílabas têm durações diferentes, mas o intervalo de tempo entre as tônicas é regular); ritmo moraico (a duração das moras é igual).

É o ritmo que controla a duração dos sons e dos silêncios em uma música, ou seja, é o responsável pela temporalidade musical. É um padrão de sons criado dentro de um determinado período de tempo. A mesma sequência de notas musicais pode criar uma música diferente somente com a alteração do ritmo.

Ele está presente nas batidas do coração, no crescimento das plantas, no caminhar dos animais, no som da respiração e em todos os outros sons que ouvimos. Por isso, também se diz que o ritmo é inerente à música.

Para estimular o ritmo na criança, pode-se bater palmas, assobiar, estalar os dedos, bater as mãos nas coxas, entre outros. Toda criança é dotada de ritmo que se manifesta antes mesmo do nascimento, cabendo ao professor aperfeiçoá-lo e adaptá-lo, em inúmeras oportunidades (VERDERI, 1998).

A fisiologia do exercício pode ser entendida como todos os processos fi- siológicos que ocorrem no corpo humano durante o esforço (GARBER et al., 2011; SWAIN, 2000). Tais processo fisiológicos exigem do nosso corpo deman- da energética de aproximadamente 15-20 vezes acima do valor de repouso.

Ritmo pode ser descrito como um movimento coordenado, uma repetição de intervalos musicais regulares ou irregulares, fortes ou fracos, longos ou breves, presentes na composição musical. O termo ritmo tem origem na palavra grega rhytmos, que significa qualquer movimento regular, constante, simétrico.

Trata-se de um movimento controlado ou calculado que se produz pela ordenação de elementos diferentes. O ritmo pode definir-se como a combinação harmoniosa de sons, vozes ou palavras, incluindo as pausas, os silêncios e os cortes necessários para que soe de forma agradável para os sentidos.

O ciclo de sono/vigília é o nosso ritmo diário mais evidente e, ao longo da maior parte da história, as pessoas assumiram logicamente que era ditado pela luz solar.

Pode fazer o teste: pesquise sobre o assunto e veja o grande número de conteúdos sobre a relação entre ritmo circadiano e o sono. Isso acontece justamente por algo que também já mencionamos no texto: o fato do ritmo circadiano se iniciar ao despertar, durante a luz, e chegar ao fim durante a noite.

Nosso ritmo circadiano é regido por um relógio-mestre localizado no cérebro — mais especificamente, no núcleo supraquiasmático (NSQ), dentro do hipotálamo. E cada célula do corpo, por sua vez, tem seu próprio relógio, os chamados relógios periféricos, que seguem o ritmo do relógio-mestre.

A luz é um dos maiores fatores de influência do nosso ciclo circadiano justamente por ser o gatilho da produção da melatonina, que tem o seu pico de produção entre 2 e 4 horas da manhã. A exposição à luz artificial durante a noite inibe a sua produção causando desregulação no ritmo circadiano.

No post de hoje, trazemos uma série de opções para você escolher as suas favoritas e poder variar em sua rotina de exercícios físicos.

  • 1- Samba. ...
  • 2- Funk. ...
  • 3- Zumba. ...
  • 4- Balé clássico. ...
  • 5- Dança do ventre. ...
  • 6- Dança africana. ...
  • 7- Dança de salão.

Os 3 elementos da música - Melodia, Harmonia e Ritmo.
2020.