O que é risco familiar?

Perguntado por: lbonfim . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 11 votos

São condições ou aspectos biológicos, psicológicos ou sociais que estão associados, estatisticamente, a maiores probabilidades futuras de mortalidade ou morbidade. Dizem respeito a influências que modificam, alteram ou melhoram as respostas das pessoas a perigos que predispõem a resultados não adaptativos.

A escala de Coelho –Savassi é um instrumento que auxilia na avaliação do risco de vulnerabilidade familiar, principalmente social e se baseia em sentinelas de risco que devem ser avaliadas na primeira visita pelo agente de saúde (ACS).”

Para realização da classificação é necessário consultar as informações na ficha de cadastro familiar (FICHA A – SIAB) e identificar os fatores socioeconômicos e condições/ patologias presentes nas famílias, realizar a pontuação de cada critério e fazer o cruzamento das duas categorias com a pontuação final, conforme a ...

Tipos de fatores de risco

  • Fatores de risco comportamentais. Os fatores de risco comportamentais referem-se geralmente às “ações” que o indivíduo decidiu tomar. ...
  • Fatores de risco fisiológicos. ...
  • Fatores de risco demográficos. ...
  • Fatores de risco ambientais. ...
  • Fatores de risco genéticos. ...
  • Rendimento. ...
  • Idade. ...
  • Sexo.

*** Número de pessoas que constituem a familiar; problema de saúde de cada membro familiar; identificar os fatores de risco como: baixo peso; obesidade; tabagismo, etilismo; violência doméstica, entre outros.

Algumas situações devem ser consideradas para se definir turno ou horário para visitas programadas, dentre elas: situação de violência na comunidade e horários mais convenientes, rotina das famílias, disponibilidade de transporte, formas de acesso e pressão assistencial.

Durante a execução da visita domiciliar deve-se desenvolver técnicas como o acolhimento, a observação e a entrevista. Além disso, é aconselhável que essa conversação disponha de criatividade, questionamentos e reflexões que gerem processos sociais educativos.

Conceito: Risco. Um risco é qualquer coisa, desconhecida ou incerta, que possa impedir o sucesso. Geralmente, um risco é qualificado pela probabilidade da ocorrência e pelo impacto que pode causar no projeto, caso ocorra.

Assim, costumamos dizer que o risco é iminente ou que o risco é elevado para algo que nos parece certo ou com grande chance de acontecer.

O Grau de Risco pode ser dividido em 4 graus
Tais riscos podem ser classificados como: físico, químico, biológico, ergonômicos e acidentais. A estes riscos que os colaboradores enfrentam são denominados de riscos ocupacionais.

Vulnerabilidade social é um conceito multidimensional que se refere à condição de indivíduos ou grupos em situação de fragilidade, que os tornam expostos a riscos e a níveis significativos de desagregação social.

A Ficha A (figura 8), nos permite conhecer características importantes das famílias cadastradas. Entre os dados captados, podemos citar a quantidade de pessoas por sexo e faixa etária, doenças referidas, alfabetização, ocupação, informações de saneamento e moradia.

A Escala de Risco Familiar de Coelho-Savassi, instrumento de estratificação de risco familiar, é aplicada às famílias adscritas a uma equipe de saúde da família, para determinar seu risco social e de saúde, refletindo o potencial de adoecimento de cada núcleo familiar.

Art. 1° No âmbito da equipe de Enfermagem, a Classificação de Risco e a priorização da assistência em Serviços de Urgência é privativa do Enfermeiro, observadas as disposições legais da profissão .

Classificação de Risco. A classificação de risco de um determinado microrganismo patogênico baseia-se em diversos critérios que orientam a avaliação de risco e está, principalmente orientada pelo potencial de risco que oferece ao indivíduo, à comunidade e ao meio ambiente.

Essa exigência considera, além da quantidade de colaboradores, o grau de risco da organização, que vai de 1 a 4 – em geral, hospitais são classificados como grau de risco 3.