O que é RISC e CISC?

Perguntado por: eribeiro2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Comparação entre RISC e CISC. RISC significa 'Computador de Conjunto de Instruções Reduzidas, enquanto CISC significa Computador de Conjunto de Instruções Complexas. Os processadores RISC possuem um conjunto menor de instruções com poucos nós de endereçamento.

Reduced Instruction Set Computer ou Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções (RISC), é uma linha de arquitetura de processadores que favorece um conjunto simples e pequeno de instruções que levam aproximadamente a mesma quantidade de tempo para serem executadas.

Os computadores que usam microprogramação são ditos da família CISC - Complex Instruction Set Computer. Exemplos: IBM 360, DEC VAX, Motorola 68030, família Intel como 8088, 80386, Pentium etc.

possuir uma arquitetura simplificada. permitir processamento em tempo real. garantir maior rapidez no processamento. ter um número limitado de instruções.

Membros da família x86 de arquitetura Intel são conhecidos como máquinas CISC, enquanto que a família Pentium e processadores MIPS são conhecidos como máquinas RISC.

CISC (sigla para Complex Instruction Set Computer, ou, em uma tradução literal, "Computador com um Conjunto Complexo de Instruções"): é uma linha de arquitetura de processadores capaz de executar centenas de instruções complexas diferentes sendo, assim, extremamente versátil.

Em virtude disso, na arquitetura RISC foram utilizados mais registradores. As chamadas de função que na arquitetura CISC ocorriam com acessos a memória, mas na RISC isso era feito dentro do processador mesmo, utilizando os registradores que foram colocados a mais.

Apesar de inventada em 1974, a filosofia RISC só chegou ao mercado em 1985, pelas mãos da Sun Microsystems, com o Sparc. Hoje temos como microprocessadores CISC toda a plataforma Intel, dos tradicionais ao Pentium. Do outro lado estão o consórcio PowerPC, MIPS, HP e Digital, cada qual com seu chip RISC.

As vantagens da arquitetura RISC é que os chips são mais simples e mais baratos por terem um menor numero de circuitos internos, e podem também trabalhar com clocks altos. Processadores RISC também é capaz de executar instruções muito mais rapidamente.

São três as partes principais da CPU:

  • Unidade de controle: busca a instrução da memória e decodifica-a.
  • ALU (ou unidade aritmética e lógica): realiza operações aritméticas e booleanas.
  • Registradores: memória rápida para guardar informações de controle, resultados intermediários.

O processador possui 32 registradores de propósito geral, cada um de 32 bits, como mostrado na Tabela 1.

RISC:

  • Sparc (Sun)
  • Mips (Silicon Graphics)
  • Power (IBM)
  • Alpha (DEC)
  • PA (HP)
  • 88000 (Motorola)
  • i860 (Intel)

As arquiteturas RISC foram propostas como uma alternativa às arquiteturas CISC, uma vez que em muitos casos, notou-se que os processadores com grande conjunto de instruções CISC passava a maior parte do tempo executando um pequeno subconjunto do seu conjunto de instruções, e quase nunca executavam as instruções mais ...

Um thread é uma sequência de instruções ordenadas executada pela CPU. Essa sequência faz parte de um processo, isto é, de um software em execução. Via de regra, os processos não são executados diretamente pelo processador. Em vez disso, a CPU executa os fluxos de execução (os threads) que formam cada processo.

Resposta verificada por especialistas. Analisando as assertivas podemos concluir que todos itens estão corretos, pois: Na arquitetura CISC, uma instrução requer vários ciclos de máquina, enquanto uma instrução RISC usa um único ciclo.

Indique qual opção representa uma característica comum das arquiteturas RISC e CISC. reposta: A. Elas têm instruções que manipulam dados de registrador-registrador.

Diferente de outros tipos de memória, os dados da memória RAM não são acessados de maneira sequencial, o que permite que outros componentes da máquina acessem o seu conteúdo de maneira mais rápida. O processador é o cérebro do computador.

Uma arquitetura Arm64 indica que o chip tem registradores, barramentos de dados e endereçamento de memória de 64 bits, o que se traduz em mais capacidade de processamento ou desempenho do que arquiteturas de 16 ou 32 bits. A Arm se refere formalmente à sua arquitetura de 64 bits como AArch64.

Registradores são o local da CPU onde um número pode ser armazenado e manipulado. Existem três tamanhos de registradores: 8 bits, 16 bits e no 386 em diante 32 bits. Há quatro tipos diferentes de registradores; registradores de uso geral, registradores de segmento, registradores de índice e registradores de pilha.

O fato de chips ARM incorporarem mais funcionalidades em um único chip (SoC) faz com que os componentes de hardware fiquem mais próximos, ajudando no baixo consumo. Além disso, boa parte dos componentes de hardware podem ser desligados individualmente, facilitando o gerenciamento de energia pelo sistema operacional.

As pequenas e médias empresas que estão no mercado há anos ainda podem ter alguns processadores CISC em seus sistemas computacionais. As vantagens da arquitetura CISC incluem uso de memória relativamente baixo e facilidade de uso para tarefas como incluir instruções adicionais em códigos.