O que é rinite atrófica Ozenosa?

Perguntado por: uevangelista . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

A Rinite Atrófica fétida ou ozena é uma doença crônica caracterizada por secreção amarelada na fase inicial e nas outras fases com crostas fétidas e atrofia do revestimento ósseo mucoso.

A rinite atrófica é um subtipo de rinite crônica, que se caracteriza pela atrofia progressiva da mucosa nasal, reabsorção óssea nas conchas nasais, secreção de muco viscoso, formação de crostas verde-amareladas e odor fétido.

Ozena é uma doença nasal crônica com mecanismo etiopatológico ainda desconhecido, caracterizado por atrofia osteomucosa progressiva sem ulceração, crostas amarelo-esverdeadas, sensação de obstrução nasal e fetidez intensa.

O mau cheiro da ozena é um odor de putrefação vegetal, de charco e não de putrefação animal.

Spray Nasal
Euphorbium + Associação auxilia no tratamento da rinite de origem diversa (viral, bacteriana, alérgica), rinite seca, rinite hipertrófica e atrófica, como tratamento coadjuvante em caso de ozena, sinusite crônica, e para melhorar a respiração nasal em caso de rinite alérgica.

A rinite crônica causa obstrução nasal e, em casos graves, formação de crostas, sangramento frequente e secreção espessa, com odor desagradável, cheia de pus do nariz. Descongestionantes podem aliviar os sintomas.

Possíveis consequências de uma rinite não tratada:
Faringite. Bronquite. Sinusite. Pneumonia.

Os corticóides nasais ou sprays anti-inflamatórios são receitados com frequência e podem ser usados a longo prazo. A lavagem nasal com solução salina e hidratação nasal são fundamentais no tratamento e também na prevenção.

A reação provoca os sintomas que caracterizam a rinite: nariz entupido, coriza (nariz escorrendo), espirros, coceira e diminuição da capacidade de sentir cheiro. É uma doença inflamatória das mucosas (revestimento interno) do nariz, com causas que podem ser alérgicas ou não.

O quarto de dormir deve ser preferentemente bem ventilado e ensolarado. Evitar travesseiro e colchão de paina ou pena. Use os de espuma, fibra ou látex, sempre que possível envoltos em material plástico (vinil) ou em capas impermeáveis aos ácaros. O estrado da cama deve ser limpo duas vezes por mês.

Segundo o médico, os cornetos são estruturas que ficam dentro do nariz e que transformam o ar externo frio em quente e úmido, essencial para manter uma respiração adequada. “Na rinite, os cornetos estão aumentados e dificultam a entrada de ar, dando uma sensação de obstrução nasal”, afirma o especialista.

Os sintomas de congestão nasal durarem mais de 10 dias; Houver febre alta; A congestão vier acompanhada de catarro verde ou dor no rosto; Tiver a presença de sangue nas secreções do nariz.

A rinite seca é uma condição que afeta a mucosa nasal e pode gerar incómodos nas pessoas que dela padecem. Os sintomas costumam incluir a necessidade constante de ter um lenço à mão devido à congestão, comichão e secura nasal.

A otorrinolaringologista explica que a doença pode ser controlada com uma simples lavagem nasal diária com soro fisiológico.

Crises de rinite podem ser desencadeadas por perfumes, mas isso não quer dizer que sejam alérgicos ao produto. O odor que irrita o nariz e causa os espirros, coriza, obstrução nasal. Os perfumes também podem causar a dermatite de contato, com coceira, eczema na pele, que acaba lesionando uma área.