O que é reumatismo emocional?

Perguntado por: icurado . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Um dos fatores emocionais que mais atinge quem sofre com reumatismo é a baixa autoestima”. Mais do que imaginamos, as doenças reumáticas afetam, não apenas as articulações e corpo físico, como um todo, gerando alguns sentimentos negativos.

Inchaço, calor e vermelhidão
Outra consequência do processo inflamatório do reumatismo é a presença de inchaço na região do corpo comprometida pela doença. Além disso, a sensação de calor e o surgimento da vermelhidão também são comuns, e indicam a necessidade de buscar um médico.

O reumatismo é um conjunto de doenças que podem afetar os músculos, ligamentos, tendões, ossos ou articulações, e que pode ter cura, quando ocorre devido a uma inflamação aguda em alguma dessas estruturas, como no caso da bursite ou tendinite, por exemplo.

Alimentos que devem ser evitados
Carne vermelha e de porco, aves, ovos e manteiga. Isso porque são alimentos de origem animal que contêm muita gordura saturada, o que é prejudicial para o paciente, pois aumentam a inflamação das articulações.

Os exames comumente mais utilizados são VHS (velocidade de hemossedimentação), PCR (proteína C reativa), ASLO (antiestreptolisina O), FR (fator reumatóide), FAN (veja aqui - fator antinuclear), ANCA (anticorpos anticitoplasma de neutrófilo).

O que não comer em caso de reumatismo
Carne, vísceras, frango e outras carnes de animais jovens como cabrito, leitão e vitela; Mariscos, anchovas, sardinhas e outros peixes gordos; Espargos, feijão, lentilhas, couve flor, cogumelos, e. Bebidas alcoólicas.

Evite alimentos processados, ricos em açúcares sódio e ácidos graxos Ômega 6. Reduza seu consumo de sal. Procure utilizar ervas e outras especiarias no preparo de seus alimentos. De preferência para alimentos com baixo índice glicêmico, como grãos e massas integrais, batata doce ou mandioquinha, entre outros.

A febre reumática, chamada popularmente de reumatismo no sangue, é uma doença que pode acometer as articulações, mas o seu quadro mais grave é o acometimento das válvulas cardíacas, motivo pelo qual essa doença é habitualmente tratada pelo cardiologista (leia: FEBRE REUMÁTICA – Sintomas e Tratamento).

Uma alimentação inadequada, rica em gorduras e alimentos inflamatórios contribui para o agravamento do quadro de inflamação. Ela pode, portanto, não somente levar ao surgimento de doenças reumáticas como, por exemplo, artrite reumatoide, como também piorar os seus sintomas.

Medicamentos disponíveis na rede pública: quais são? – Glicocorticoides, como metilprednisolona, metilprednisolona (succinato), prednisona, prednisolona. – Medicamentos modificadores do curso da doença (sintéticos), como metotrexato, sulfassalazina, leflunomida, hidroxicloroquina, cloroquina e citrato de tofacitinibe.

COMO TRATAR REUMATISMO
Algumas tem cura e outras não. Mas há diversas práticas que são comuns no tratamento de doenças reumatológicas como a ingestão de medicamentos para dores e inflamações, fisioterapia, dieta rica em alimentos anti-inflamatórios, e incentivo a prática de atividades físicas.

Chá de salgueiro. Um ótimo remédio natural para o reumatismo é o chá de salgueiro porque ele possui flavonoides e taninos que atuam como anti-inflamatório e anti-reumático sendo uma boa forma de aliviar as dores causadas pelo reumatismo.

Os exercícios de musculação feitos com pouco peso (carga baixa) e associados à restrição parcial da circulação sanguínea produzem fortalecimento muscular e estabilização das articulações das pernas de modo semelhante aos treinos com carga elevada.

Ao contrário do que muitos imaginam, a cafeína é benéfica para o nosso organismo, ajudando a controlar uma série de doenças e até a diminuir o ácido úrico. Então, o café pode ser tomado sim tranquilamente, porém, em nenhum caso deve consumido de forma exagerada!

Exemplos deste tipo de exercícios são: caminhar, dançar, natação, hidroginástica ou ginástica aeróbica (sempre de baixo impacto), andar de bicicleta, etc.

Bananas são ricas em potássio e em uma montanha de outras vitaminas e minerais, tais como ácido fólico, vitamina B6 e C. Tudo isso ajuda a diminuir os efeitos da artrite e mantê-la sob controle .