O que é Retite crônica?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

A retite actínica (RA), inflamação crônica do reto induzida pela radiação, é uma complicação que é vista em cerca de 1% a 20% dos pacientes submetidos à radioterapia da região pélvica. A radiação pode causar danos tardios ao reto com subseqüente fibrose do tecido conjuntivo e endarterite das arteríolas.

A retite actínica tardia pode aparecer até dois anos após o tratamento e seus sintomas são mais graves: perda de muco, dor, urgência retal, sangramento, ulceração, estenose e até fistulas retovaginais.

É um processo inflamatório do reto (retite) que perdura por anos, mesmo após o fim do tratamento com radiação dos pacientes.

Os sintomas de inflamação aguda duram alguns dias. A inflamação subaguda dura de 2 a 6 semanas. Os sinais de inflamação aguda podem aparecer em horas ou dias, dependendo da causa. Em alguns casos, eles podem se tornar graves rapidamente.

Entre as indicações para uma melhor recuperação do intestino inflamado, está a ingestão de comidas leves e de rápida digestão, por provocarem menos irritação ao órgão. Importante salientar também a mastigação adequada, e se alimentar a cada duas horas.

Mas, na contramão, há alguns alimentos que auxiliam na digestão e absorção de nutrientes. A exemplo da carne de frango, peru, peixe, ovos e do tofu, que são fontes de proteínas magras; dos leites de origem vegetal; frutas e legumes; além de uma boa hidratação, com bastante água e chás sem cafeína.

Independentemente da constipação ou inflamação intestinal alguns alimentos devem ser evitados por todos. São os alimentos industrializados, processados, ultraprocessados, frituras, bebidas gaseificadas ou ricas em açúcar. Confira agora alguns alimentos que podem fazer mal ao nosso intestino.

Evite consumir: Cafeína, comidas apimentadas, industrializados ricos em sal e conservantes, bebidas alcóolicas e açúcar refinado e doces.

Existem cinco sinais, ou sintomas, que podem indicar uma inflamação aguda: vermelhidão, calor, inchaço, dor e sentir dificuldade em mover a zona afetada do seu corpo com normalidade.

Quando aparece a inflamação, a mucosa do intestino incha e fica irritada. A inflamação dificulta a absorção de água, gordura e nutrientes; pode causar dor na região abdominal, sangramentos e diarreia. Inflamação persistente pode causar complicações e até mesmo danos permanentes.

Os sintomas típicos das DIIs incluem dores no abdome, cólicas intestinais (que variam de intensidade de acordo com o quadro do paciente), sangramento retal e cansaço. Entre 25% e 40% dos casos também apresentam dores nas articulações, inflamação nos olhos, problemas renais, pancreáticos,hepáticos, e fraqueza.

Consuma abacaxi e mamão que são frutas que auxiliam na digestão e chá de gengibre e erva doce para barriga inchada e gases.

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

– ½ copo de água filtrada morna. Acrescente o sal em água morna, e mexa bem. Em seguida, coloque os sucos de maçã, de gengibre e de limão. Beba essa mistura três vezes por dia: uma em jejum, outra 20 minutos antes do almoço, e outra vez no meio da tarde – todos os dias, por no máximo uma semana.

Chá de funcho
A planta medicinal Foeniculum vulgare, tem substancias anti-inflamatórias que podem ajudar em funções digestivas. Ela diminui o excesso de gases, a cólica intestinal e a diarreia.

Alimentos como feijão, repolho, condimentos fortes, bebidas gaseificadas, alimentos gordurosos, frituras e leite (no caso de intolerantes à lactose) costumam causar uma sensação de estufamento e inchaço.

Os alimentos comumente recomendados são:
Alimentos que irritam o intestino e podem aumentar o risco de inflamação também devem ser evitados, como bebidas cafeinadas, sementes, vegetais crus, frutas com casca, leite e seus derivados, bile e melaço.

Como fazer a limpeza do intestino?

  1. Beba água salgada. Antes de comer pela manhã, misture 2 colheres de chá de sal com um corpo de água morna. ...
  2. Aposte nos probióticos e prebióticos. ...
  3. Aumente a ingestão de fibras. ...
  4. Consuma amidos resistentes. ...
  5. Experimente chás de ervas. ...
  6. Beba sucos e vitaminas. ...
  7. Hidrate seu corpo.