O que é retinografia simples?

Perguntado por: lgalvao . Última atualização: 30 de abril de 2023
3.9 / 5 2 votos

O exame de retinografia simples ou normal, como dito anteriormente, é aquela que permite documentar com imagens simples mas de alta resolução a retina e o nervo ótico. Esse procedimento é realizado por um técnico e o paciente é posicionado em frente ao retinógrafo por alguns minutos. Sendo rápido e indolor.

0,2 e 0,4 significam : 20% e 40% respectivamente da área total do disco ou papila óptica. O ideal é que fique até 0,3. Acima disto, deve ser investigada com a tomada simples da pressão intraocular e estando dentro dos valores normais, a escavação é dita fisiológica.

Como é o preparo para a realização da retinografia simples? Para a realização do exame, o paciente deve estar com a pupila dilatada. O ideal é que você vá até o laboratório acompanhado de um amigo ou familiar, já que a capacidade visual é reduzida por conta do medicamento usado para a dilatação.

Há dilatação da pupila e, por isso, o paciente não deve dirigir após o mesmo. Não é necessário jejum. A duração é de 1 hora, em média, e o resultado é entregue após 6 dias úteis.

Além dos filtros, é injetado fluoresceína sódica na veia do antebraço, permitindo uma melhor visualização das estruturas do fundo do olho. A retinografia pode ser indicada pelo oftalmologista durante uma consulta de rotina, caso o especialista perceba que é necessário.

Alterações suspeitas de glaucoma
Durante o exame oftalmológico, alguns sinais podem indicar que o paciente tem glaucoma, como: elevação da pressão ocular acima de 21 mmHg; aumento da escavação do nervo óptico; assimetria entre a escavação dos nervos ópticos dos dois olhos.

A diferença do mapeamento de retina e a retinografia, é que no mapeamento é feito a avaliação completa do fundo do olho, avaliando até mesmo a periferia da retina. Já na retinografia, é feita a fotografia do fundo do olho.

O exame de Pentacam costuma ser mais caro que a média dos exames oftalmológicos. No Rio de Janeiro, o exame de Pentacam custa em média R$500.

Doenças sistêmicas: Pacientes com doenças sistêmicas, como diabetes, hipertensão e doenças autoimunes, podem ser recomendados a fazer a retinografia regularmente. Isso porque essas condições podem afetar a saúde ocular e aumentar o risco de doenças como retinopatia diabética e uveíte.

Flashes luminosos repentinos. Dificuldade para enxergar (visão turva/ distorções). Dores oculares. Sombra escura no campo de visão.

O exame de Retinografia serve para fazer o mapeamento dos olhos e, com isso, diagnosticar e auxiliar no acompanhamento de problemas oculares como glaucoma, retinopatia diabética, diabetes mellitus, entre outros.

Os efeitos do exame costumam durar mais em crianças, podendo permanecer a visão turva e sensível à luz por 12 a 24 horas. Já em adultos, o intervalo para a visão voltar ao normal é de quatro a oito horas, mas lembrando que o tempo pode variar.

- Neste exame, utiliza-se colírio para dilatar as pupilas, causando embaçamento visual por cerca de seis horas. Desta forma, não é recomendável dirigir após o exame, razão pela qual sugerimos a presença de um acompanhante maior de 18 anos.

Paciente precisa estar em jejum de 2 horas. Haverá uma punção venosa prévia ao exame e dilatação pupilar, dificultando atividades após exame dentro padrões da normalidade.

Para diminuir a dilatação da sua pupila, você deve ser paciente! Isso mesmo, você deve esperar algumas horas, pois, geralmente, a pupila volta ao tamanho normal em pouco tempo. A duração do tempo pode ser um pouco maior em casos de realização de exames de vista, em que colírios que dilatam a pupila são usados.

O exame não é invasivo e dura cerca de 10 minutos.