O que é retinoblastoma fotos?

Perguntado por: equaresma . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 2 votos

Diferentemente de outros tumores oculares, o retinoblastoma pode ser percebido em casa por meio de fotografias. “Geralmente, um dos primeiros sinais é o reflexo de cor branca na retina do olho da criança”, alerta a oftalmologista pediátrica do Pequeno Príncipe, Pérola V. Iankilevch.

A doença pode causar cegueira e levar à morte, mas tem chances de cura em até 100% dos casos se diagnosticada a tempo. Responsável por atingir cerca de 400 crianças por ano no Brasil, o retinoblastoma é o tumor ocular mais comum na infância, de acordo com o Ministério da Saúde.

A boa notícia é que mais de 90% dos casos de retinoblastoma tem cura em estágio, sendo grande parte deles com preservação da visão.

Nas últimas décadas, com os grandes avanços no tratamento do retinoblastoma, muitas crianças tratadas vivem bem até a idade adulta.

Quando o retinoblastoma é diagnosticado precocemente, existe uma probabilidade de 90% de chance de cura. No entanto, quando é detectada em estágio de metástase, o prognóstico torna-se mais complicado.

A doença é mais comum entre as crianças na faixa etária de 2 a 5 anos de idade, mas também pode acometer bebês com menos de 1 ano. A cada 14 mil crianças, uma pode nascer com a doença.

Reflexo pupilar branco.
Esse é o sinal mais frequente da doença.

Em um estágio inicial, o câncer no olho pode ser curado por meio de colírios, radioterapia local ou de pequenas cirurgias. O prognóstico é favorável e raramente ocorre metástase — que é a disseminação do câncer pelo organismo. No entanto, se a lesão for muito grande pode ser necessária a remoção de todo o globo ocular.

' Ele pode matar se virar extraocular e atingir o sistema nervoso central." O principal sintoma do retinoblastoma é a manifestação de um reflexo brilhante no olho doente, parecido com o brilho que apresentam os olhos de um gato quando iluminados durante à noite.

A investigação para se chegar ao diagnóstico pode ser feita pelo neonatologista ainda na maternidade ou pelo oftalmologista, nos exames de rotina dos primeiros anos de vida da criança, por meio do Teste do Reflexo Vermelho.

Tomografia computadorizada
Esta varredura é usada para verificar se o melanoma se disseminou além das estruturas próximas. Também pode ser usado para diagnosticar a disseminação da doença para outros órgãos, como o fígado.

Esse é o tipo de câncer de olho infantil mais comum e é classificado como um tumor maligno, de categoria grave. A principal causa da doença é a hereditariedade. As crianças que herdam a mutação no gene Rb1, que está presente em todas as células do corpo humano, têm mais chances de desenvolver esse problema.

O retinoblastoma é o tipo de tumor ocular infantil mais frequente em crianças de 2 a 5 anos de idade, que pode atingir estágios graves e provocar a perda da visão. O principal sinal da doença é a presença de um reflexo branco na pupila da criança.

Como é feita a cirurgia do retinoblastoma? O procedimento é realizado com internação no hospital e com anestesia geral. Além da remoção do globo ocular, o procedimento também conta com um implante orbital feito de silicone ou hidroxiapatita.

O sintoma mais comum é a presença de um reflexo brilhante/esbranquiçado no olho. Esse reflexo pode ser melhor percebido em fotos, quando a luz do flash bate sobre os olhos. As crianças também podem apresentar: Estrabismo (olho vesgo);

Se surgirem na parte externa do olho, pode-se notar um nódulo ou caroço que pode ulcerar. Sinais e “pintas” que crescem progressivamente também podem ser um sinal de tumor. Já os tumores internos provocam alterações na visão, como a diminuição da acuidade visual, embaçamento, manchas no campo visual e moscas volantes.

O retinoblastoma é um câncer ocular raro, de crescimento rápido, que afeta bebês e crianças pequenas, sendo responsável por 10 a 15% dos cânceres que ocorrem no primeiro ano de vida. O tumor é originário de células da retina e pode estar presente já ao nascimento ou aparecer até os cinco anos de idade.

Assim que o usuário chega ao Centro, é feita uma consulta com oncologista pediátrico e, se for confirmada a suspeita de retinoblastoma, o paciente é encaminhado para avaliação oftalmológica.

ÍRIS. Essa é a estrutura mais escura dos olhos, possui uma abertura central (a pupila) e algumas vezes coloridas, (olhos verdes e azuis ) e ficam na parte de trás da córnea. Em cada pessoa, os olhos são definidos pelo pigmento que está presente na íris.

O exame é feito com as luzes baixas no ambiente, a partir daí o médico, que pode ser o pediatra ou o oftalmologista, direciona uma luz diretamente sobre os olhos do bebê. O resultado prévio é a cor do reflexo dessas luzes. Essas cores podem ser avermelhadas, alaranjadas ou amareladas.