O que é retido na escola?

Perguntado por: uvilela5 . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.9 / 5 7 votos

Por isso um dos principais deles é o de permanência ou retenção de alunos. Esse termo se refere à sua capacidade de manter os alunos matriculados. Ou seja, uma baixa retenção significa que você está perdendo matrículas com frequência por causa de alunos que desistem de estudar em sua IES.

DESEMPENHO. Guarde essa palavra com você! Se o seu filho não está com notas satisfatórias para uma aprovação direta, muito provavelmente ele não tenha tido um bom DESEMPENHO ESCOLAR durante o ano, e uma aprovação ou reprovação é apenas um RESULTADO de um DESEMPENHO!

Ofereça atividades extracurriculares
Algo que também pode ser usado como uma estratégia para reter alunos são as atividades extracurriculares. Elas tornam o vínculo do aluno com a instituição ainda maior, o que pesará na hora de tomar a decisão de mudar ou não de escola.

A partir deste ano, começa a valer a recomendação do Ministério da Educação (MEC) para que as escolas não reprovem os alunos dos três primeiros anos do ensino fundamental, criando um ciclo de alfabetização. A resolução não tem força de lei, mas trouxe à tona um debate antigo.

Nos anos finais do fundamental, o mesmo dado é 8,1 pontos percentuais menor. A diferença fica mais evidente quando a lupa se aproxima de cada série. No 5º ano a taxa de reprovação foi de 7,6% em 2015. Já no 6º ano esse número chega a 15,4%.

Como já ocorre na rede da prefeitura de São Paulo, que une 1ª a 3ª série, 4ª a 6ª e 7ª e 8ª séries, dentro desses ciclos não se reprova o aluno. Na rede estadual há, desde 1984, o Ciclo Básico, que eliminou a reprovação entre a 1ª e a 2ª série.

Com a alteração, mesmo se o estudante tiver reprovado em até três disciplinas, a aprovação será permitida. Porém, é obrigatória frequência igual ou superior a 75% do total de horas letivas para a aprovação. Nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, os alunos também não reprovam.

1. O que é retenção de alunos? A retenção de alunos em uma instituição de ensino é um agrupamento de medidas para facilitar e ajudar na permanência do aluno até o término do curso em que ele se propôs fazer. Trocando em miúdos, seria uma forma da escola acompanhar de perto o aluno para que não abandone seu curso.

Portanto, você pode reprovar diversas disciplinas, sem maiores problemas com a instituição. Entretanto, o que acontece é que o acúmulo de reprovações prejudica muito o andamento dos seus estudos, bloqueando uma série de matérias ao longo dos semestres e adiando a sua formatura.

Quanto a frequência a LDBEN é bem clara, a reprovação ocorre quando o aluno ultrapassar os 25% de faltas das 800horas / aula dadas no ano letivo. O Professor que se utilizar desta prática não está usando de bom senso com relação ao Processo de Avaliação.

Estabeleça uma rotina de estudos
A participação na vida escolar é um bom exemplo que se dá em casa, especialmente quando as notas baixas surgem. Assim, seu filho perceberá a importância que ele deve dar aos estudos, valorizando o conhecimento. Por isso, a rotina é o ideal para dar continuidade no aprendizado.

Caso o estudante da EJA não tenha apresentado nenhuma atividade ou não tenha sido localizado, deverá ser considerado retido por frequência insuficiente.

O ideal é que o aluno com deficiência acompanhe as demais crianças da sua idade, mas diante de situações específicas é perfeitamente possível formular um pedido de retenção escolar junto à instituição de ensino, bem como perante à Secretaria de Educação responsável.

1. Que se reteve. 2. Que não pôde prosseguir ou que ficou parado ou preso (ex.: água retida; remessa retida).

Que foi preso; que se encontra encarcerado; detido.

O não retido é o recolhimento normal do ISS pelo próprio prestador dos serviços. O "ISS não retido" também pode ser interpretado como uma situação onde era obrigatória a retenção, mas o tomador não o fez.

Na rede de ensino do Estado de São Paulo, na qual a escola está inserida, é adotada a progressão continuada no Ensino Fundamental em três ciclos: do 1º ao 3º ano, do 4º ao 6º ano e do 7º ao 9º ano. No Ensino Médio, a retenção pode acontecer em qualquer série.

Após a alteração, a reprovação se dará em três das nove séries do ensino fundamental, 3º, 6º e 9º anos, respectivamente.

Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Lei 9.394, de 1996), um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo. A LDB determina que o ano escolar deve ter 200 dias letivos.

inferior a 4,0 (quatro vírgula zero) será reprovado.