O que é reticências e exemplos?

Perguntado por: etrindade8 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

As reticências são muito boas para mostrar a hesitação dos falantes de um discurso, a dúvida em tomar uma decisão, ou mesmo a timidez. Exemplo: Não sei se devo aceitar o convite... Quero ir, mas tenho os meus receios.

Sinal de pontuação que indica interrupção da lógica do pensamento. As reticências marcam a interrupção da continuidade textual motivada pelo próprio desejo do autor e são representadas graficamente na língua escrita como três pontos seguidos “...”.

Utilizado no final das frases interrogativas diretas, indicando também outros sentimentos por parte do emissor, tais como: surpresa, indignação ou revelando uma expectativa diante de um determinado contexto linguístico. Exemplos: O quê?

Um dos casos em que as reticências podem ser usadas acontece quando um personagem começa a falar sobre uma ideia e a interrompe. Às vezes, a intenção do uso é a de que o leitor subentenda o que seria dito. Veja alguns exemplos: Eu poderia ter me casado se ela...

São eles: o ponto (.), a vírgula (,), o ponto e vírgula (;), os dois pontos (:), o ponto de exclamação (!), o ponto de interrogação (?), as reticências (...), as aspas (“”), os parênteses ( ( ) ) e o travessão (—).

O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação. Observe o uso dos dois-pontos nos enunciados abaixo: (1) Olhou para mim e disse: - Queira entrar, por favor! Não pare agora...

Tradicionalmente, em Portugal e no Brasil as reticências, quando representam interrupção na frase ou inflexão de voz, são colocadas imediatamente a seguir à última palavra, sem espaço (ex.: `sem espaço... ´).

Ponto de exclamação e outros sinais de pontuação
Quando utilizado com reticências, indica incerteza na exclamação. No caso da utilização simultânea do ponto de exclamação e do ponto de interrogação, a ordem dos pontos é indicativa de uma frase mais exclamativa [!?] ou mais interrogativa [?!].

Outros usos das reticências
Numa citação, as reticências podem ser colocadas no início, no meio ou no fim, para indicar supressão no texto transcrito. Depois de um ponto de interrogação ou exclamação podem aparecer as reticências.

Resposta: As reticências marcam uma suspensão da frase, devido, muitas vezes a elementos de natureza emocional.

As duas formas são corretas. A diferença entre que e quê está, principalmente, na intensidade com que são pronunciados, sendo assim classificados em monossílabo tônico e monossílabo átono. Monossílabo tônico: Você quer o quê? Monossílabo átono: O que você quer?

“No” e “do” são contrações das preposições “em” e “de” com o artigo definido masculino “o”. Então, para usar o artigo adequado, você precisa identificar o substantivo que está sendo substituído por qual. Essa contração também pode ser feita com os artigos femininos “a” e “as”.

O ponto e vírgula é utilizado quando há a necessidade de separar a frase em que o verbo aparece antes da conjunção. Assim: “Queríamos voltar mais cedo; precisamos, entretanto, passar a noite lá.” Observe na comparação entre essas duas frases que o uso do ponto e vírgula, muitas vezes, se torna desnecessário.

O travessão, que é representado graficamente por um hífen prolongado (–), substitui parênteses, vírgulas, dois-pontos.

Ponto, dois-pontos e travessão são exemplos de sinais de pontuação que utilizamos.

Assim, o ponto e vírgula indica uma pausa maior que a vírgula e menor que ponto, separando orações, ideias ou elementos textuais. Já os dois pontos indicam uma pausa mais breve no discurso, utilizado nos discursos diretos, explicações, citações, enumerações, dentre outros.

O ponto e vírgula é um sinal ortográfico que indica uma pausa maior do que a da vírgula em textos. Assim como o sinal dois-pontos, o ponto e vírgula pode ser usado em enumerações. É empregado também para realizar a separação de orações coordenadas e de considerandos de leis, de decretos etc.

Colocar ponto apenas no final do parágrafo
Quando você só coloca o ponto ( . ) no final de um parágrafo, as frases ficam grandes demais, e isso atrapalha a coesão e a coerência do texto. O ideal que cada parágrafo seja dividido em, pelo menos, dois períodos.

Ele é usado no final de frases exclamativas, que expressam emoção, surpresa, admiração, indignação, raiva, espanto, susto, exaltação, entusiasmo, dentre outros. Exemplos: Ganhamos!

Trata-se de um sinal de pontuação que demonstra uma interrupção da frase. As reticências também podem indicar uma ação que ainda não terminou, além de transmitir sentimentos como dúvidas, surpresas, hesitações, suspense etc.

A palavra “como”, dependendo do contexto, pode ser sinônimo de “por exemplo”. Ou seja, é comum utilizarmos essas duas possibilidades, juntas ou separadas, e ambas estão corretas. Da mesma forma, a expressão “como exemplo” também está correta, pois nela o “por” foi substituído pelo “como”.