O que é retenção no ensino superior?

Perguntado por: esiqueira . Última atualização: 1 de maio de 2023
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2.1 Retenção no Ensino Superior. No Brasil, a retenção é conceituada como permanência prolongada do aluno na universidade, em que o discente continua em situação de matriculado no curso de Graduação por um tempo maior do que o planejado pelo currículo da instituição (LIMA JÚNIOR et al., 2019; VASCONCELOS; SILVA, 2011.

A retenção de alunos é um tema presente nos processos de gestão escolar e deve ser considerada sob quaisquer aspectos por administradores, gestores e diretores. Reter alunos significa manter um padrão de qualidade e desempenho que toda instituição quer deter.

A orientação das Secretarias Estaduais de Educação e do MEC nesses casos, na escolha de reter o aluno ou passar para próxima série, tem sido a de permitir que o aluno passe para a próxima série. A recomendação é que a criança com atraso no desenvolvimento possa continuar acompanhando a sua turma de origem.

Algumas dicas são fundamentais para criar boas estratégias de retenção de alunos.

  1. Conheça o público. ...
  2. Trabalhe desde a captação. ...
  3. Estude os motivos que levam a evasão. ...
  4. Invista na comunicação. ...
  5. Tenha planos de ação. ...
  6. Ofereça alternativas à inadimplência. ...
  7. Descomplique. ...
  8. Invista na experiência do aluno.

Uma criança, em sala de alfabetização, não deve nem pode ser reprovada. Direi de outra maneira: a alfabetização não tem caráter avaliativo, com fim de promover o aluno de um nível de ensino para outro. Qual a lei que diz que o aluno não pode ser reprovado em 2021? LEI Nº 17.564 de 8 de Junho de 2021.

1. Acto ou efeito de reter. 2. Detenção, demora.

Não existem leis que formalizem a reprovação no país
Para a educação inicial, nos anos de alfabetização, a Lei 9.394/96 proíbe a reprovação dos alunos, seguindo ordens da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Isso acontece por essa fase não caracterizar nível ou subnível educacional.

De acordo com o Censo Escolar 2020, a série que mais reprova alunos (ou que existe maior abandono da escola) é o 6º ano do ensino fundamental.

Mecanismo de suspensão da progressão regular no processo de escolarização de estudantes geralmente associado a rendimento (aproveitamento e ou frequência) insatisfatório ou situação de trancamento de matrícula.

O ideal é que o aluno com deficiência acompanhe as demais crianças da sua idade, mas diante de situações específicas é perfeitamente possível formular um pedido de retenção escolar junto à instituição de ensino, bem como perante à Secretaria de Educação responsável.

A reprovação é um evento que acontece por diferentes causas, que vão desde dificuldades de ensino, aprendizagem ou mesmo causas de características pessoais, ligadas à família e cotidiano do aluno.

Bruna conta que a escola tem liberdade para decidir pela retenção de alunos, exceto do 1º para o 2º ano. Neste ano, o critério adotado pela instituição, por orientação da rede de ensino, está sendo o de verificar se os estudantes conseguiram ao menos aprender os conteúdos mínimos de cada ano.

O aluno deverá ter responsabilidade com relação aos seus afazeres escolares e o respeito aos seus colegas durante os horários de estudo. Quanto a frequência a LDBEN é bem clara, a reprovação ocorre quando o aluno ultrapassar os 25% de faltas das 800horas / aula dadas no ano letivo.

Déficit de atenção
Esse déficit é caracterizado pela falta de atenção, mas não é algo voluntário. Lembre-se que isso também é um distúrbio de aprendizagem. Nesse caso, a criança não consegue fixar sua atenção ao que está sendo ensinado.

Para descobrir mais maneiras de aumentar a retenção de aprendizado em sua organização, experimente estas seis estratégias.

  1. Aproveite o aprendizado social. ...
  2. Aprendizado em pequenas doses. ...
  3. Use narrativas. ...
  4. Envolva os alunos. ...
  5. Use imagens. ...
  6. Faça testes com frequência.

A retenção de alunos refere-se ao número de estudantes que concluem seus estudos dentro do prazo estimado. Existem diversos fatores que podem afetar essa taxa de retenção, como desempenho acadêmico, questões financeiras, questões geográficas e até mesmo aspectos sócio-emocionais.

Retenção Parcial: o aluno, com rendimento insatisfatório em mais de 3 (três) componentes curriculares, será classificado na mesma série, ficando dispensado de cursar os componentes curriculares concluídos com êxito no período letivo anterior.

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou nesta terça-feira (7) um parecer que recomenda que escolas públicas e privadas evitem a reprovação dos estudantes neste ano por causa da pandemia do coronavírus.