O que é retenção de imagem?

Perguntado por: lgonzaga . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Retenção de imagem é quando uma imagem constante ou parada é exibida como uma "sombra" na tela mesmo após o jogo ser desligado. Esse problema pode ter várias origens, incluindo padrões de teste, telas de configuração, ou caixas de picture-in-picture.

Você já notou mudanças na tela do seu smartphone? De repente você estava usando o aparelho e percebeu uma certa sombra na imagem, ou mesmo resquícios de imagens que deveriam estar sendo exibidas naquele momento? Se sim, saiba que seu telefone pode estar sofrendo do efeito burn-in.

O efeito burn-in, geralmente, ocorre quando uma imagem estática é exibida por um longo período em determinado ponto da tela. Desta forma, ao mostrar o mesmo padrão de cor e luz, os pixels que formam aquele desenho podem perder a capacidade de criar novas imagens, deixando um rastro no display.

A recomendação do Screen Burn-in Tool é deixá-lo trabalhando por 8 horas, o que apesar de ser necessário, impede o usuário de usar o aparelho por um tempo considerável.

Quando cai a energia na sua casa e depois volta, o monitor pode sofrer com o aumento da carga energética e pode até queimar! Daí, pra evitar isso, é legal você ligar um estabilizador ou filtro de linha nele. É que esses acessórios podem evitar que os monitores queimem!

O burn-in, também conhecido como screen burn, é um problema que deixa "manchas" na tela da TV e de outros dispositivos. O efeito normalmente ocorre devido a longos períodos de exposição de imagens estáticas, como avisos de aeroportos ou jogadores que ficam muito tempo (até dias seguidos) numa mesma interface de game.

Efeito Burn-in (ou tela-fantasma) é o nome dado a uma descoloração permanente de uma parte da tela do smartphone, causada pela utilização irregular dos pixels.

A boa notícia é que é possível evitar o burn-in e até retirar as marcas da tela mesmo depois dele acontecer. Para evitar que o burn-in afete a sua televisão é necessário “amaciar” a tela entre as primeiras 200 e 500 horas de uso.

Quando o display queimou, os componentes que dependem dele automaticamente param de funcionar. Alguns desses componentes inclusive podem queimar junto com o display. É comum que o componente seja de difícil acesso ou, então, não esteja disponível para compra.

TVs ligadas por muito tempo com mesmo conteúdo podem ter seus pixels “queimados”, gerando marcas definitivas na tela. O burn-in é um problema que deixa "manchas" na tela da TV.

14.000 horas

Tipicamente, displays AMOLED oferecem uma vida útil de cerca de 14.000 horas, um valor que vem aumentando ao longo do tempo.

Se você não sabe como limpar tela de TV engordurada, uma boa alternativa é utilizar o detergente. Aplique um pouco do produto diluído em água em um pano e passe suavemente sobre as manchas. Depois, remova a umidade com outro pano seco.

Crianças de dois a cinco anos devem se expor a uma hora por dia a celulares e tablets; entre seis e dez anos, o tempo aumenta para duas horas diárias e, para os maiores, a orientação é de até três horas por dia. Todo esse tempo deve ser acompanhado por um adulto.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) tem suas recomendações sobre o tempo e a idade que as crianças devem ser expostas a telas: até uma hora por dia para crianças com idade entre 2 e 5 anos, e duas horas, como o limite máximo, para crianças com idade entre 6 e 10 anos.

Qual é a vida útil de telas OLED? As primeiras TVs OLED, lançadas em 2013, tinham vida útil de 36 mil horas, de acordo com um executivo da LG. Telas mais avançadas e com novas tecnologias contra burn-in podem chegar a 100 mil horas, o equivalente a 30 anos com 10 horas de uso diário, segundo a empresa.