O que é Retardo do desenvolvimento fisiológico normal?

Perguntado por: rjaques . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Definição: Situação de crescimento abaixo do padrão ou capacidade diminuída de manter a função normal.

Desde o nascimento, até os cinco anos de idade, a criança desenvolve diferentes habilidades: motoras, de comunicação e cognitivas. Ter atraso no desenvolvimento de qualquer uma delas pode ser um indicativo do retardo neuropsicomotor. Geralmente, no primeiro ano de vida, já é possível perceber as dificuldades motoras.

O fisioterapeuta avalia a criança, define seu quadro motor e determina o tratamento mais adequado. Esse profissional trabalha de forma lúdica, utilizando brinquedos e brincadeiras para potencializar o aspecto motor, cognitivo, psíquico e social da criança.

Nova lei prevê assistência integral a aluno com transtorno de aprendizagem, como dislexia e TDAH.

Como diagnosticar a dislexia? Para o diagnóstico é importante a consulta com neuropediatra e fonoaudiólogo, assim como avaliação psicopedagógica, pois normalmente há vários fatores que podem ser confundidos no início do quadro. Não há exames específicos para o diagnóstico além da avaliação clínica cuidadosa.

Os testes de dislexia avaliam como a criança recebe e processa as informações e o que faz com elas. Os testes determinam se uma criança aprende melhor por informações auditivas, visuais ou cinestésicas.

O autismo, na CID-11, é prescrito código 6A02 – mas na versão anterior da escala (CID-10) o TEA não tinha um regulamento específico.

5: o que significa? O CID Z76. 5 – Pessoa fingindo ser doente [simulação consciente] é usado por profissionais de saúde em atestados médicos para caracterizar uma situação em que uma pessoa finge estar doente com motivação óbvia.

São possíveis 3 formas de consultas à CID-10: em formato Help para Windows, em formato HTML (pelo navegador da Internet) e por um programa de pesquisa por termos – PESQCID. Os dois primeiros têm conteúdo idêntico, variando apenas o software de apresentação. O terceiro apresenta recursos mais sofisticados de pesquisa.

Atraso na fala é sinal de autismo?

  1. Falta ou ausência de contato visual.
  2. Dificuldade em entender e compartilhar emoções.
  3. Prejuízos na interação social.
  4. Não se virar quando chamado pelo nome.
  5. Fixação por objetos que não chamem a atenção das demais pessoas.
  6. Movimentos repetitivos com o corpo ou fala.

O atraso no desenvolvimento pode ter muitas causas diferentes, sendo as principais genéticas (como a Síndrome de Down), ou complicações da gravidez e parto (como prematuridade, asfixia ou infecções). Muitas vezes, no entanto, a causa é desconhecida sem uma investigação específica.

Sinais de Alerta para Dificuldades no Desenvolvimento da Criança

  • Não apresenta controlo cefálico;
  • Não olha nem pega em objetos;
  • Desinteresse pelo ambiente, não estabelece contacto ou mostra-se apático.

Um dos principais sintomas é o atraso no desenvolvimento. Como essas crianças aprendem de forma mais lenta, elas têm dificuldade para usar as palavras ou construir frases. Além disso, existe um atraso também nas atividades do dia a dia, como se vestir, comer, e nas habilidades adaptativas.

Condições genéticas: Por vezes, o atraso mental é causado por genes anormais herdados dos pais, por erros ou acidentes produzidos na altura em que os genes se combinam uns com os outros, ou ainda por outras razões de natureza genética.

O atraso no desenvolvimento neuropsicomotor é um transtorno infantil caracterizado por dificuldades incomuns que a criança tem para desenvolver determinadas habilidades ao passar por marcos do desenvolvimento.

Aprendizagem e desenvolvimento mais lento do que outras crianças da mesma idade. Rolar, sentar, engatinhar ou andar muito mais tarde do que o esperado. Dificuldade de comunicação ou socialização. Dificuldades para falar ou atrasos na fala.

Segundo a neurologia e psicologia a criança demora alguns anos para se reconhecer, com o estimulo de ver a duplicação de imagem ela pode sim desenvolver transtornos neurológico, então cuidado, evite portas de armários espelhadas e detalhes com espelhos no quarto do bebê.

Para o diagnóstico de qualquer transtorno de aprendizagem (incluindo a dislexia), o melhor é uma avaliação multidisciplinar, com neuropsicólogo, fonoaudiólogo (que trabalhe com aprendizagem), neurologista e psicopedagogo.

O diagnóstico é feito por exclusão, em geral por equipe multidisciplinar (médico, psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo, neurologista).