O que é restritiva exemplos?

Perguntado por: rnunes9 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Ao contrário das orações explicativas, as orações restritivas restringem ou delimitam o significado de seu antecedente, e não são separadas por vírgulas. Exemplos: 1) As pessoas que são racistas merecem ser punidas. Oração Principal: As pessoas merecem ser punidas.

- Orações Coordenadas Explicativas: caracterizam-se por fornecer um motivo, explicando a oração anterior. Por Exemplo: A criança devia estar doente, porque chorava muito. (O choro da criança não poderia ser a causa de sua doença.)

Bom, é fácil notar que as orações adjetivas restritivas não apresentam vírgulas, e as explicativas apresentam.

Orações subordinadas adjetivas: só a explicativa é separada por vírgula; a restritiva não. As orações subordinadas adjetivas são as iniciadas por um pronome relativo.

A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc. Exemplo: O Flamengo é o campeão do Brasileirão de 2019, ou seja, venceu vários jogos para se consagrar como o melhor time do ano.

As orações subordinadas adjetivas restritivas são aquelas que restringem o significado do termo ao qual se associam, limitando-o. Desta forma, podemos perceber que a alternativa "A mulher que sorria era sua esposa" é a única que apresenta uma oração subordinada adjetiva restritiva.

A locução adjetiva é a expressão formada por mais de uma palavra que tem a função de um adjetivo, que caracteriza os substantivos.

07. (UE PONTA GROSSA-PR) “Quando o enterro passou / Os homens que se achavam no café / Tiraram o chapéu maquinalmente” (Manuel Bandeira). ( ) Ninguém desconfiava de que as decisões já estavam tomadas.

A oração se define como uma unidade sintática em que há verbos ou locuções verbais. Ela pode ser subdividida em: oração absoluta; oração coordenada; oração subordinada.

2) Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante. Por exemplo: Tentei chegar mais cedo, porém não consegui.

d) conclusivas: quando expressam uma conclusão ou consequência lógica baseada na primeira oração. Elas são articuladas por meio de uma conjunção conclusiva (logo, portanto, pois, assim, então, por isso, por conseguinte, de modo que, de forma que, em vista disso). Fez uma cirurgia, por isso não irá à aula.

Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

Neste exercício deve ser identificada a alternativa na qual a vírgula foi empregada com o objetivo de omitir o verbo. A resposta correta é a letra B - “Compre sem susto: a loja é virtual; os direitos, reais”.

As orações subordinadas adjetivas atuam como adjunto adnominal de algum termo da oração principal. Elas podem ser explicativas ou restritivas. Dentro dessa classificação, elas podem ser desenvolvidas (verbo conjugado) ou reduzidas (de infinitivo, gerúndio ou particípio).

As orações relativas restritivas são compostas por um pronome relativo (ocasionalmente omitido), um verbo e outros elementos opcionais, como o sujeito ou objeto do verbo. Não se deve utilizar vírgulas para separar as orações relativas restritivas do resto da oração.

Quanto à sequência «como por exemplo» não há um critério rígido: 4) «Tenho vários passatempos(,) como por exemplo fazer paciências e ver televisão.» 5) «Tenho vários passatempos(,) como, por exemplo, fazer paciências e ver televisão.» Nas frases 4 e 5, a vírgula que precede como não é obrigatória.

As frases explicativas são aquelas que, como o nome indica, utilizam conjunções que possuem a função de justificar ou explicar algo que foi dito anteriormente. Exemplos de frases explicativas: Hoje não irei para a aula porque estou me sentindo muito doente. Vou embora, que cansei de esperar na fila do restaurante.

Orações adjetivas explicativas são aquelas que acrescentam uma informação sobre o antecedente, embora já definido, ampliando os dados e detalhes sobre ele. São informações acessórias, mas são importantes para a construção de sentido. Devem ser marcadas com vírgulas.