O que é restinga e mangue?

Perguntado por: acrespo . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

O manguezal é uma área muito importante porque é uma área que além de servir de abrigo para vários animais, também serve como alimento para várias espécies. E as restingas, que também entraram na dança, são protetoras de dunas, e de determinadas espécies da fauna e da flora também. E tudo isso ficou agora desprotegido.

O manguezal é considerado um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho. Característico de regiões tropicais e subtropicais, está sujeito ao regime das marés, dominado por espécies vegetais típicas, às quais se associam a outros componentes vegetais e animais.

Os Solos Indiscriminados de Mangues (SM) são solos halomórficos muito pouco desenvolvidos, lamacentos, escuros e com alto teor de sais provenientes da água do mar, formados em ambientes de mangues a partir de sedimentos flúvio-marinhas recentes misturados com detritos orgânicos, de natureza e granulometria variada, ...

Além de ser um ecossistema rico em espécies de fauna e flora endêmicas, as restingas exercem uma série de funções socioambientais, dentre elas a fixação de dunas litorâneas, protegendo o litoral de eventos erosivos das ondas e marés.

A vegetação de restinga é encontrada originalmente ao longo das praias e das planícies costeiras. Suas plantas tem a capacidade de suportar altas temperaturas, salinidade, dessecação e sobrevivem com pouca disposição de nutrientes.

No Brasil ocorrem três gêneros de árvores obrigatórias: Rhizophora, o mangue-vermelho (com três espécies: Rhizophora mangle, Rhizophora racemosa e Rhizophora harrisonii); Avicennia, o mangue-preto ou mangue-siriúba (com duas espécies: Avicennia schaueriana e Avicennia germinans); e Laguncularia, o mangue-branco (com ...

O Brasil tem uma das maiores extensões de manguezais do mundo. Estes ocorrem ao longo do litoral Sudeste-Sul brasileiro, margeando estuários, lagunas e enseadas, desde o Cabo Orange no Amapá até o Município de Laguna, em Santa Catarina.

bioma costeiro

Conheça mais sobre esse importante bioma que abriga diversas espécies animais, o manguezal. Encontrado em vários pontos do litoral brasileiro, o manguezal é um bioma costeiro de transição, que se localiza entre o ambiente terrestre e o ambiente marinho.

São três as principais espécies de mangue: vermelho, preto e branco.

São guarás, colhereiros, garças, socós e martins-pescadores. Ao contrário de outras florestas, os manguezais não são muito ricos em espécies, porém se destacam pela grande abundância das populações que neles vivem. Por isso, podem ser considerados um dos mais produtivos ambientes naturais do Brasil.

Nesse bioma litorâneo ocorrem diversas espécies de caranguejos e moluscos, além de aves aquáticas, como garças e várias espécies de pássaros. A alta disponibilidade de nutrientes minerais e matéria orgânica faz do mangue uma fonte de alimento para muitas espécies marinhas.

O solo da Restinga é totalmente arenoso e não retém água da chuva, além de ter ausência de nutrientes e agentes decompositores, pela alta salinidade concentrada. Portanto, as plantas que se desenvolvem por lá precisam de mecanismos de sobrevivência complexos.

É no mangue que peixes, moluscos e crustáceos encontram as condições ideais para reprodução, berçário, criadouro e abrigo para várias espécies de fauna aquática e terrestre, de valor ecológico e econômico. Os mangues produzem mais de 95% do alimento que o homem captura do mar.

Ele se reproduz por meio de sementes (propágulos), que germinam ainda presas à planta-mãe, aumentando as chances de reprodução. Já o mangue-amarelo é uma árvore de casca lisa castanho-claro que, quando raspada, mostra cor amarelada. É uma espécie tolerante à alta salinidade.

As restingas são formadas por depósitos de sedimentos e areia e, geralmente, possuem formato alongado (bloqueiam uma reentrância do mar). Algumas restingas são formadas nos deltas de rios, através do acúmulo de sedimentos trazidos pelas águas fluviais.

A restinga é uma formação geológica e um ecossistema litorâneo que se desenvolveu entre o continente e o mar. Está presente na zona costeira do Brasil e de diversos países. Restinga é o nome dado a um ecossistema litorâneo que se desenvolve sobre a areia e outros sedimentos inconsolidados na costa, na região da praia.

A restinga é uma vegetação composta por plantas herbáceas, arbustivas e arbóreas, típica de regiões litorâneas arenosas, salinas e que sofrem interferências marinhas.

As principais ameaças à conservação das restingas são: a) a expansão urbana, que tem transformado extensas matas de restinga em áreas urbanas horizontais; b) a especulação imobiliária de áreas litorâneas, seja por meio da construção em área de restinga ou com a construção paralela, dificultando a regeneração ou ...

Restingas: formação vegetal composta por espécies do tipo herbáceas, arbustivas e arbóreas, como a aroeira-de-praia e o cajueiro. Vegetação de dunas: composição vegetativa constituída por plantas rasteiras, que possuem raízes profundas e se estendem horizontalmente.

O termo mangue foi a forma encontrada por Chico Science para nomear as novas batidas e manifestações culturais propostas por ele. A palavra faz referência a um ecossistema muito presente em Pernambuco: o manguezal.