O que é ressublimação exemplos?

Perguntado por: iantunes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Exemplo de ressublimação: ocorre no processo de geada, em que o vapor no ar muda diretamente para gelo em folhas, no chão ou na superfície de automóveis sem antes ter se tornado líquido. A formação de nuvens de neve também é um exemplo de ressublimação.

Um exemplo de condensação são as gotículas de água que se formam na parte externa de um copo que contenha algum líquido bem gelado ou gelo. O vapor de água presente no ar condensa ao entrar em contato com a superfície fria do copo, fazendo com que o mesmo fique todo molhado.

A naftalina é caracterizada, principalmente, pela sua capacidade de sublimação, que é a passagem direta do estado sólido para o gasoso, sem passar pelo estado líquido. Sob a forma de gás, a substância produz um vapor tóxico, e, devido a essa propriedade, é há muito tempo utilizada como repelente de traças e baratas.

Na ressublimação, ao perder calor, a água passa do estado de vapor para sólido. Exemplo de ressublimação: ocorre no processo de geada, em que o vapor no ar muda diretamente para gelo em folhas, no chão ou na superfície de automóveis sem antes ter se tornado líquido.

Existem três fenômenos principais do processo da vaporização que se subdivide em: evaporação, ebulição e calefação.

O gelo-seco é o dióxido de carbono sólido, cujas moléculas apresentam força intermolecular de dipolo induzido, que são facilmente rompidas, levando à sua sublimação.

A vaporização é a passagem do estado líquido para o gasoso. Isso pode ocorrer de duas maneiras: Ebulição: aquecimento rápido. Evaporação: aquecimento lento.

Quando a água passa de um estado físico para outro, dizemos que ocorreu uma mudança de estado. Essa mudança ocorre devido a variações na temperatura ou na pressão em valores específicos. A água, por exemplo, passa do estado sólido para o líquido à 0 ºC a uma pressão de 1 atm.

Exemplos: A roupa que seca no varal, o rio que evapora, uma poça de água que seca, etc.

Um exemplo de vaporização é quando estamos tomando banho utilizando um chuveiro elétrico. Como o chuveiro promove o aquecimento da água, e não o ambiente, consideramos que a água passa por um processo de ebulição.

A passagem do estado sólido para o gasoso se dá quando a pressão do ambiente não é suficiente para frear as partículas atômicas do material e permite que elas atinjam o estado gasoso imediatamente, sem passar pelo líquido.

Mas por que ocorre a Sublimação? A passagem do estado sólido para o gasoso ocorre quando a pressão ambiente não é suficiente para impedir que as partículas atômicas se evaporem de imediato, e assim o material não passa pelo estado líquido e vai direto para o gasoso.

Fusão: passagem da fase sólida para a líquida. Exemplo: o gelo derretendo e se transformando em água líquida. Vaporização: passagem da fase líquida para a gasosa. Exemplo: a água fervendo e se transformando em vapor de água, como a vaporização dos rios, lagos e mares.

Os estados sólido, líquido e gasoso são os mais conhecidos deles, mas há também o plasma, o Condensado de Bose-Einstein, o Gás fermiônico e o Super fluído de polarations. A proximidade e o grau de agitação das moléculas que compõem a matéria é que definem o seu estado físico.

Sublimação. A passagem direta do estado sólido para o estado gasoso sem passar pelo estado líquido é definida como sublimação. Tal processo só ocorre em condições adequadas de pressão e temperatura.

Evaporação: Esse termo é usado quando a vaporização ocorre à temperatura ambiente, em qualquer temperatura e pressão, de forma bem lenta, predominantemente na superfície do líquido, sem o aparecimento de bolhas ou agitação do líquido.

É o processo em que partículas de uma substância em fase líquida recebem calor (energia) suficiente para a transição do estado líquido para o estado gasoso. Dependendo de como ocorre esse processo, a vaporização pode ser caracterizada de três formas distintas: evaporação, ebulição ou calefação.

solidificação

Essa mudança do estado líquido para o sólido é denominada solidificação. Existe ainda outra mudança de estado físico, que é a sublimação. Ela ocorre quando a substância passa diretamente do estado sólido para o estado gasoso ou vice-versa. Esse fenômeno ocorre com o gelo-seco e com a naftalina, por exemplo.

A naftalina passa por um processo de sublimação (do estado sólido para o estado gasoso). Portanto, ela evapora no ambiente, sem passar pelo estado líquido, o que dá a impressão de que ela desaparece.

R$25,00

NOVO PREÇO! Gelo Seco por apenas R$25,00/kg. Você pode utilizar o gelo seco para diversas aplicações.

Ao ter contato com a temperatura ambiente, o gelo seco muda do estado sólido para o gasoso, sem ter o seu derretimento e passar para o estado líquido. Isso ocorre porque sua temperatura é tão baixa que não permite a entrada de calor.