O que é ressaca de cigarro?

Perguntado por: efernandes . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

O cigarro potencializa a ressaca. O fumante social já tem uma resposta à falta da nicotina no organismo, o que provoca queda nos reflexos, tontura, enjoos. “No outro dia, dá uma dor de cabeça! Além disso, o cigarro deixa um cheiro muito ruim e queima a boca”, conta Náthalie.

Fumar um ou dois cigarros faz mal? Faz menos mal do que fumar meio, um ou dois maços por anos, mas, mesmo assim, também é prejudicial. As substâncias presentes no cigarro podem atacar o organismo e diversas condições de saúde são causadas pelo tabagismo.

1 ano: o risco de doença cardiovascular (como um infarto) cai pela metade; 5 anos: a chance de ter um acidente vascular cerebral fica próxima a de não fumantes; 10 anos: cai 50% o risco de desenvolver o câncer de pulmão; 15 anos: o risco de câncer para o ex-fumante se equipara ao de quem nunca fumou.

A nicotina estimula o SNC. Doses apropriadas causam tremores; entretanto, doses elevadas podem levar a convulsões. A forte estimulação do SNC é seguida de depressão respiratória e, em alguns casos, da morte. A nicotina induz ao vômito por ação central e periférica.

Na sua composição temos cravos que conferem o aroma característico do produto. Quando fumado, a pessoa inala o eugenol (óleo do cravo), que tem propriedade anestésica, produzindo efeito de tontura e em pessoas sensíveis pode provocar paralisia respiratória. Também tem o tabaco bem mais forte.

Beba água.
Se você estiver muito embriagado e precisar ficar sóbrio rapidamente, apenas pare de beber ou usar drogas imediatamente e tente hidratar-se. A água ajudará a remover as substâncias tóxicas de seu organismo. Jogue um pouco de água fria no rosto, principalmente se você tiver usado algo além de álcool.

Assim, o motivo da tontura ao fumar tem a ver, em grande parte, com a falta de oxigênio. Por outro lado, a nicotina tem efeito vasoconstritor, e seu efeito imediato resulta na compressão dos vasos sanguíneos. Assim, o sangue se move mais rápido que o normal, o que pode causar hipertensão.

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas mata mais rápido do que o fumo. É o que sugerem investigadores da University Medicine Greifswald, na Alemanha. O estudo revela ainda que o álcool é especialmente perigoso para as mulheres e que os alcoólicos morrem cerca de 20 anos mais cedo, em média, do que a população geral.

Trague e solte a fumaça do cigarro.
Não segure a fumaça na boca – deixe-a chegar aos pulmões, e solte-a pela boca ou pelo nariz, se estiver a fim de fazer uma graça. Soltar a fumaça pelo nariz também é um bom meio para saber se a tragada deu certo; se não sair fumaça, é porque você a está segurando dentro da boca.

A segunda, inalada pelo fumante passivo, é muito mais tóxica, porque não é filtrada e é mais fria do que a tragada. Ao tragar, o fumante “esquenta” a fumaça. Já os gases e partículas que formam a fumaça secundária, por sofrerem menos ação do calor, ficam preservados e atingem mais o pulmão.

O tabagismo é responsável por promover alterações metabólicas e, por esse motivo, muitas pessoas relatam perder peso enquanto são fumantes.

4. Pare de fumar aos poucos. Se você tem um alto grau de dependência do cigarro, pode ser interessante fazer uma parada gradual. Nesse caso, você pode reduzir de 25% a 30% o número de cigarros a cada sete dias, de maneira a abandoná-los totalmente ao fim de quatro semanas.

Segundo pesquisas, dentro de algumas horas sem receber a fumaça e suas toxinas, o pulmão é capaz de começar a se recobrar. Mas se regenerar completamente do tabaco? Isso depende do tempo de tabagismo e do grau de lesões que podem ter se instalado no pulmão.

O cigarro concentra e acalma. Restabelece, por assim dizer, a normalidade. E este efeito "normalizador" é com certeza uma das suas maiores virtudes.

Ficar meio zonzo e "chapado" são experiências que podem acontecer com algumas pessoas que estão começando a fumar. É um sinal de que a nicotina já está provocando alterações no funcionamento do seu corpo.

Segundo o psiquiatra, Leonardo Sodré, a “ansiedade” que o indivíduo sente e que busca aliviar com o cigarro é exatamente o efeito da privação da nicotina. Ou seja: quando a pessoa fuma, ela apenas trata o sintoma da falta de nicotina colocando mais para dentro.

Nos anos 1990, o cigarro Gudang Garang era usado como moeda nas casas noturnas, baladas e shows. Produzido na Indonésia, esse cigarro contém três vezes mais alcatrão, nicotina e monóxido de carbono, além disso, contém cravo, o que lhe dá um aroma bem característico. Na década de 90, ele chegou com força ao Brasil.