O que é resposta não condicionada?

Perguntado por: ihilario . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Definição: No condicionamento clássico,a resposta incondicionada é a resposta que ocorre naturalmente em reação ao estímulo incondicionado. Por exemplo, se o cheiro da comida é o estímulo não condicionado, a sensação de fome em resposta ao cheiro da comida é a resposta não condicionada.

Definição de estímulo condicionado
Um estímulo condicionado é um estímulo substituto que desencadeia a mesma resposta em um organismo que um estímulo incondicionado. Simplificando, um estímulo condicionado faz um organismo reagir a algo porque está associado a outra coisa.

O condicionamento clássico também é chamado de aprendizagem por substituição de estímulo. Isso porque, o estímulo condicionado, após ser associado a um estímulo in- condicionado, com determinada freqüência, pode então substituí-lo.

No condicionamento clássico, o estímulo incondicionado (EI) é aquele que incondicionalmente, provoca uma resposta natural e automática. Por exemplo, quando você cheira um de seus alimentos favoritos, você pode imediatamente sentir muita fome e salivar. Neste exemplo, o cheiro da comida é o estímulo não condicionado.

Pavlov definiu reflexo condicionado como “uma conexão nervosa temporária entre um dos numeráveis fatores do meio ambiente com uma atividade bem determinada do organismo”. Assim, o reflexo incondicionado pode passar a condicionado, despertado por algum estímulo ambiental, até então previamente indiferente.

Significado de condicionado
Que está subordinado a; que se estabelece por vinculação; dependente: venda condicionada ao pagamento a dinheiro. [Psicologia] Que se determinou por condicionamento (pela repetição de um estímulo que passa a causar uma reação determinada).

Diz-se daquele que está sujeito a obedecer e cumprir determinadas condições.

O condicionamento é um processo de aprendizagem e modificação de comportamento através de mecanismos estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central do indivíduo.

Existem dois tipos de condicionamento: condicionamento operante e condicionamento clássico.

A teoria de Skinner baseia-se na ideia de que o aprendizado ocorre em função de mudança no comportamento manifesto. As mudanças no comportamento são o resultado de uma resposta individual a eventos (estímulos) que ocorrem no meio. Assim, uma resposta produz uma consequência.

Existem diferentes estímulos que causam respostas nos organismos vivos, tais como a luz, a pressão e a temperatura. Assim como existem diferentes estímulos, existem diferentes respostas. Um estímulo pode, por exemplo, causar movimentação em um organismo, fazendo-o aproximar ou se afastar da fonte de estímulo.

Se tocarmos a campainha e em seguida mostrarmos a carne, dando-a ao cão, e fizermos isso repetidamente, depois de certo número de vezes o simples tocar da campainha provoca salivação no animal, preparando o seu aparelho digestivo para receber a carne.

O condicionamento clássico (ou condicionamento pavloviano respondente) é um processo que descreve a gênese e a modificação de alguns comportamentos com base nos efeitos do binômio estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central dos seres vivos.

O condicionamento clássico é um processo de aprendizagem que ocorre através de associações entre um estímulo ambiental e um estímulo natural.

Entendendo o Comportamento Respondente:
Piscar os olhos na presença de alguma partícula de sujeira ou cisco nos olhos é um comportamento respondente, há um estimulo/resposta e é incondicionado (não aprendido).

O reflexo incondicionado também conhecido como comportamento respondente é definido como uma resposta que é filogenéticamente instalada no individuo e de regra geral esta ligada a sobrevivencia.

Um estímulo neutro para uma determinada situação pode adquirir outra natureza em uma ocasião diferente. Ex: Experimento de Pavlov (cão): Estímulo neutro (som) + Estímulo incondicionado (Carne) = Resposta incondicionada (salivação do cão) à Estímulo Condicionado (som) = Resposta condicionada (salivação do cão).

O reflexo condicionado pressupõe a associação de estímulos que provocam uma resposta condicionada, ou seja, que e esperada pelo experimentador. Esta associação tem por base uma sequência de processos comportamentais apresentados sob a forma de diferentes estímulos.

Classificação dos reflexos

  • Reflexos bulbares. São os reflexos capazes de controlar os sistemas respiratório e cardiovascular.
  • Reflexos medulares. Já os reflexos medulares são separados em dois: os exteroceptivos e os proprioceptivos. ...
  • Reflexo de estiramento. ...
  • Reflexo de retirada. ...
  • Reflexo tendíneo.

A diferença entre o reflexo condicionado e o condicionamento operante é que o primeiro é uma resposta a um estímulo puramente externo; e o segundo, o hábito gerado por uma ação do indivíduo. No comportamento respondente (de Pavlov), a um estímulo segue-se uma resposta.

Que depende de uma condição: 3 condicional, dependente, vinculado, subordinado, sujeito. Tudo aquilo que condiciona ou restringe: 4 restrição, condicionante, controle, limitação, imposição.