O que é responsável por estabilizar a energia elétrica?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 6 votos

O estabilizador de energia tem como principal função, proteger os aparelhos eletrônicos contra oscilações de tensão na rede elétrica.

O estabilizador de tensão é um equipamento que tem a função de proteger aparelhos eletrônicos, pois garante uma tensão estabilizada e livre dos principais distúrbios da rede elétrica (surtos, subtensão e sobretensão).

Os estabilizadores são equipamentos eletrônicos responsáveis por corrigir a tensão da rede elétrica para fornecer aos equipamentos uma alimentação estável e segura. Eles protegem os equipamentos contra sobretensão, subtensão e transientes.

O estabilizador de energia funciona basicamente como um filtro, eliminando as oscilações de tensão que podem prejudicar os aparelhos eletrônicos. O dispositivo é composto por um transformador, um circuito eletrônico regulador e um fusível de proteção.

A oscilação de energia pode ser classificada em três tipos: subida de tensão, queda de tensão e variação de frequência. A subida de tensão ocorre quando a tensão elétrica na rede elétrica ultrapassa os valores normais, enquanto a queda de tensão ocorre quando a tensão elétrica fica abaixo dos valores normais.

Estabilizadores de humor são medicamentos usados para manter estável o humor de pacientes com Transtorno Bipolar. O lítio, o ácido valpróico e a carbamazepina são consideradas as drogas de primeira linha.

O nobreak e o estabilizador possuem componentes eletrônicos em suas saídas, já o transformador não, por isso o transformador é bem mais adequado e robusto, pois aguenta mais potência que o restante, mesmo sendo da mesma capacidade.

O regulador de tensão pode ajustar a tensão necessária de acordo com a situação real do usuário. O estabilizador de tensão só pode estabilizar a tensão flutuante e instável no valor de tensão predefinido na fábrica.

Vale dizer que, após a oscilação de energia, o correto a se fazer é esperar por alguns minutos, até que a energia se estabilize. E depois, ligar as tomadas, uma de cada vez. O ideal é criar um intervalo de 15 minutos para religar um equipamento e outro.

Em resumo: os estabilizadores estão ultrapassados e não aguentam a variação de energia dos PCs atuais. Note ainda que estabilizadores de tensão são diferentes de nobreaks – esses sim, úteis e capazes de proteger a sua máquina em caso de quedas de energia.

Os estabilizadores promovem a regulação da tensão da rede elétrica impedindo que oscilações da tensão de rede prejudiquem o computador, que são equipamentos muito sensíveis. Mas, na verdade, isso é uma grande besteira!

Os nobreaks são dispositivos de proteção que possuem uma bateria para auxiliar em caso de quedas ou variações de energia, protegendo equipamentos eletrônicos, e funcionando como fonte de alimentação reserva, evitando que os aparelhos sejam danificados ou que queimem.

Filtros de linha são aparelhos que possuem fusível ou disjuntor, cuja função é evitar a passagem de altas correntes para os equipamentos que são ligados neles, evitando que o aparelho queime.

Já está programando a temporada de férias nas praias e está se preparando para levar o transformador junto? Você sabia que o nobreak ou o estabilizador podem substituir o transformador?

Em alguns casos pode ser utilizado para converter a tensão de entrada de 220V para alimentar equipamentos em 115V, que é a tensão padronizada de saída dos estabilizadores e “nobreaks”.

O estabilizador é protegido por chaves seletoras, fusíveis e tomadas de saída. Os Nobreaks são usados para suportar dispositivos que não ficam sem energia, enquanto os protetores contra surtos são usados para equilibrar a energia fornecida aos equipamentos eletrônicos.

De modo geral, a função da régua de tomada é multiplicar as tomadas, ou seja, é possível conectar vários outros equipamentos nela, utilizando o ponto de energia em que estiver ligada. Sendo assim, seu principal benefício é aumentar o número de fontes de energia para um ambiente escasso de tomadas.