O que é responsabilidade social e sustentabilidade?

Perguntado por: omuniz . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Busca atender à necessidade de a população ser mais socialmente responsável e ambientalmente sustentável. Assim, pessoas físicas e jurídicas passam a adotar medidas que visam o benefício da sociedade e do meio ambiente.

A sustentabilidade social implica em gerar renda sem perder o foco na redução das desigualdades sociais, com o propósito de melhorar a qualidade de vida da sociedade.

A responsabilidade social é basicamente a ética aplicada nas relações, seguindo o propósito de contribuir para uma sociedade mais justa. As pessoas, por meio desse pressuposto, devem estar disponíveis para apoiar causas sociais e ações que promovam o bem-estar de todos.

Responsabilidade social é um conjunto de práticas que beneficiam o meio social. Ações que uma pessoa ou empresa adotam e trazem algum benefício à sociedade. Pode ser através de proteção ao meio ambiente, educação da comunidade local, incentivo à prática esportiva ou mesmo pequenos gestos no dia a dia.

Exemplos de ações de sustentabilidade social

  • Melhoria da qualidade da educação de jovens em escolas públicas.
  • Esporte como ferramenta educacional para escolas.
  • Limpeza de ruas, reciclagem e incentivo à prática de exercício físico.

É possível subdividir esse conceito mais amplo em quatro tipos de sustentabilidade: a ambiental/ecológica, a empresarial, a social e a econômica.

Tipos de responsabilidade social

  • Responsabilidade Social Empresarial. ...
  • Responsabilidade Social Corporativa. ...
  • Responsabilidade Social Ambiental (RSA) ...
  • Responsabilidade Social Individual.

As ações que podemos fazer em casa também fazem parte da sustentabilidade ambiental, como por exemplo, separação de lixo, reciclagem, comprar produtos de empresas que participam de algum projeto ambiental são formas da sociedade cooperar dentro de casa com o desenvolvimento ambiental.

Sustentabilidade é a capacidade de uso consciente dos recursos naturais sem comprometer o bem-estar das gerações futuras. Seu objetivo principal é encontrar o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental. Para alcançar a sustentabilidade, é vital considerar dois fatores fundamentais.

Princípios da responsabilidade social

  1. Accountability. ...
  2. Transparência. ...
  3. Comportamento ético. ...
  4. Respeito pelos interesses das partes interessadas. ...
  5. Respeito pelo estado de direito. ...
  6. Respeito pelas normas internacionais de comportamento. ...
  7. Respeito pelos direitos humanos.

A RSC, conforme literatura especializada, é aplicada especialmente nas grandes organizações. Envolve preocupações com os funcionários ou o ambiente de negócios. A RSE abrange um campo mais amplo, preocupando-se com a qualidade de vida de todos os usuários do espaço interno da empresa.

Por isso, trouxemos algumas formas de responsabilidade social para você aplicar na sua organização hoje mesmo!

  1. Reduzir o impacto ambiental. ...
  2. Educar o público-alvo. ...
  3. Criar líderes ambientais. ...
  4. Usar produtos naturais. ...
  5. Ações de voluntariado. ...
  6. Fazer doações para instituições sociais.

A responsabilidade social está intimamente relacionada com práticas de preservação do meio ambiente, em práticas como usar materiais reciclados, reflorestamento, entre outros. Essa responsabilidade é assegurada pelo ISO 14000, por exemplo.

A expressão "responsabilidade social" foi escrita pela primeira vez em um manifesto de 120 industriais ingleses. O documento menciona que a "responsabilidade dos que dirigem a indústria é manter um equilíbrio justo entre os vários interesses dos públicos, dos consumidores, dos funcionários, dos acionistas”.

Os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

A sustentabilidade social é uma forma de transformar a sociedade e promover o desenvolvimento, combatendo a pobreza e desigualdades sociais. Para isso, torna a sociedade mais inclusiva, com comunidades resilientes e pacíficas e cidadãos empoderados, ouvidos e atendidos.

Os pilares da sustentabilidade
Veja o que cada um se refere: Social: se refere às ações que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas, ou seja, o bem-estar geral da sociedade. Aqui, podemos incluir a garantia de acesso aos serviços básicos como educação, saúde, moradia e entre outros.

A sustentabilidade consiste em atender às necessidades das gerações atuais sem comprometer as necessidades das gerações futuras, garantindo ao mesmo tempo um equilíbrio entre o crescimento econômico, o respeito pelo meio ambiente e o bem-estar social.

A sustentabilidade é um conceito que está fortemente relacionado com três pilares: social, ambiental e económico. Juntos, eles asseguram a sobrevivência do nosso planeta, permitindo um desenvolvimento sustentável em todas essas esferas.