O que é respiração difícil com batimento das asas do nariz?

Perguntado por: ocruz . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

O batimento das asas nasais ou batimento das asas do nariz é o alargamento da abertura das narinas durante a respiração, e frequentemente, é um sinal de dificuldade respiratória. Geralmente é visto principalmente em bebês e crianças pequenas.

A sinusite é a inflamação dos seios paranasais, muitas vezes causada por infecção bacteriana ou viral, ou por alergia. Alguns dos sintomas mais comuns da sinusite são dor, sensibilidade, congestão nasal e cefaleia.

Já o desvio de septo causa ronco e apneia.
...
Veja abaixo como realizá-los:

  1. Feche a narina esquerda com o dedo e solte o ar pela narina direita. ...
  2. Com as mãos no abdômen, inspire e expire rapidamente usando a força do abdômen para soltar o ar, como se fosse um espirro. ...
  3. Com a respiração rápida, vem a ansiedade.

Quando respirar faz ruído, algo está errado, pois o ar não está passando como deveria. Estes sons anormais, chamados de estridor, ocorrem em diversas situações, como rinites, atresias de coana, laringomalácia, paralisia das cordas vocais, estenoses da laringe e outros.

Também chamadas de narinas, aletas ou abas nasais, as asas do nariz são o processo lateral do septo nasal. Essa estrutura é responsável por unir o lóbulo da ponta nasal ao rosto.

Conheça métodos para respirar melhor

  1. Pratique atividades físicas. A prática de atividades físicas é um meio para melhorar a respiração, com comprovações científicas. ...
  2. Medite. ...
  3. Faça yoga. ...
  4. Cuide da saúde emocional. ...
  5. Reserve um tempo para você ...
  6. Busque orientação profissional.

Ter dificuldade para respirar é mais comum do que se imagina. Em algumas situações, essa falta de ar pode ocorrer após a realização de alguma atividade muito intensa, o que é normal, ou até mesmo em repouso, o que é preocupante.

A falta de ar é caracterizada pelo desconforto ou dificuldade para respirar. O termo médico para falta de ar é dispneia. As pessoas descrevem a sensação de diferentes maneiras. Elas podem usar as palavras “respiração curta”, “aperto no meu peito”, “não tenho ar suficiente”, etc.

A principal diferença entre sinusite e rinite é o local onde elas acontecem. Enquanto a rinite é uma inflamação das fossas nasais, a sinusite acontece na face, em torno e acima do nariz.

É a inflamação dos seios paranasais decorrente de infecções virais, bacterianas ou fúngicas ou reações alérgicas. Os sintomas incluem obstrução e congestão nasal, rinorreia purulenta, dor ou pressão facial; às vezes, há mal-estar, cefaleia e/ou febre.

O desvio de septo é uma condição na qual o osso ou a cartilagem que separa as narinas é deslocado para um lado. Isso pode restringir ou bloquear o fluxo de ar através do nariz, resultando em dificuldade para respirar.

Os sintomas mais comuns do desvio de septo são: respiração pela boca, apnéia do sono, roncos, dores na região frontal da face, sinusite e até mesmo sangramento nasal. Em alguns casos, o nariz pode apresentar aparência externa torta, em razão de essa estrutura interna estar com desvio.

Para diagnóstico do desvio de septo, o especialista leva em conta os resultados do exame endoscópico nasal com fibra óptica, da tomografia computadorizada das cavidades paranasais e o histórico do paciente.

Conheça as principais causas do chiado no peito. Os sibilos, como são conhecidos, ocorrem quando há um estreitamento das vias respiratórias, dificultando a respiração. Por isso, toda condição que provoque esse estreitamento dos brônquios pode causar o chiado no peito.