O que é resolução de problemas exemplos?

Perguntado por: dbrito . Última atualização: 26 de maio de 2023
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A resolução de problemas é um processo mental que envolve descobrir, analisar e resolver problemas. O objetivo final da resolução de problemas é superar obstáculos e encontrar uma solução que melhor resolva o problema em questão. A melhor estratégia para resolver um problema depende em grande parte da situação única.

Como dissemos, a resolução de problemas faz parte do cotidiano de todas as pessoas. Pode-se definir como a capacidade de encontrar soluções para diversas situações, desde as mais simples até as mais complexas.

Resolução de problemas desenvolve poder matemático nos alunos, ou seja, capacidade de pensar matematicamente, utilizar diferentes e convenientes estratégias em diferentes problemas, permitindo aumentar a compreensão dos conteúdos e conceitos matemáticos.

A BNCC propõe um ensino de Matemática que, por meio da resolução de problemas, leve o aluno do Ensino Fundamental a articular os diversos campos da Matemática – Aritmética, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas, Estatística e Probabilidade - e, ainda, a desenvolver a capacidade de agir matematicamente nas mais ...

O primeiro passo para empregar com critério é conhecer em detalhes como cada uma funciona e em que situações elas são indicadas, como vamos ver na sequência.

  • Design Thinking. ...
  • Brainstorming. ...
  • 5 Porquês. ...
  • Diagrama de Pareto. ...
  • Diagrama de Ishikawa. ...
  • PDCA. ...
  • DMAIC. ...
  • Análise de Árvore de Falhas.

O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de Peixe, é uma ferramenta gráfica bastante utilizada para a análise de problemas. Devido a sua forma hierárquica, ela permite agrupar e visualizar várias causas que são consideradas como a origem de um problema.

Trata-se de uma metodologia de ensino-aprendizagem em que a aquisição do conhecimento e o desenvolvimento das habilidades dos alunos estão interligados. Durante todo o seu processo, os alunos trabalham ativamente e colaborativamente na proposta de solução para algum problema indicado pelo professor.

O que é a resolução de problemas? A solução de problemas é o estágio final de um processo complicado. Para podermos falar sobre uma solução, devemos supor que a conclusão é positiva e que todo o problema permaneceu no passado. Existem muitos tipos de conflitos e muitas maneiras de resolvê-los.

Os passos para resolver um problema são: definir um problema, determinar a causa do problema, identificar, priorizar e selecionar alternativas para uma solução e implementar uma solução.

Ele se divide em oito etapas ordenadas:

  • identificação;
  • observação;
  • análise;
  • plano de ação;
  • ação;
  • verificação;
  • padronização;
  • conclusão.

Uma resolução, de forma simplista é uma decisão. É algo que você entende que tem que fazer, sem muitos detalhes do por quê, quando, como, etc. Geralmente vem por conta de uma necessidade pautada em uma dor, alegria ou transformação desejada. Por exemplo: “Eu quero viajar” ou “Eu preciso parar de fumar“.

A partir destas etapas, o papel do professor no processo de resolução de problemas consiste em apoiar os alunos, com vista ao desenvolvimento progressivo da autonomia destes e à construção da competência de resolver problemas; colocar-se no lugar do aluno, perceber o ponto de vista deste, procurar compreender o que se ...

Resolver os problemas significa analisar as questões de forma clara e objetiva, como um diagnóstico. Para isso, é importante conseguir se afastar para pensar em cada cenário racionalmente, ressignificar o problema e apresentar novas perspectivas para solucioná-lo.

Conhecimentos, habilidades e atitudes sempre andam juntas. Esses 3 pilares da competência tornam os profissionais capazes de dominar um assunto, saber como colocar em prática e ter o hábito de tomar a iniciativa por conta própria.

Na prática, a competência diz respeito à aptidão, habilidade e capacidade de resolver problemas. A competência pressupõe uma ação que agrega valor diante de novas situações. A competência profissional remete à ideia de capacidade, soma de conhecimentos ou habilidades.

No estudo dessa abordagem pedagógica é necessário que o professor faça a descrição clara do problema, estabeleça as metas esperadas para a solução, administre o tempo esperado para a resolução e identifique a importância ou significância da tarefa em relação aos objetivos.

Os resultados mostraram que a maior parte das dificuldades encontra-se na compreensão de problemas, justamente pela má formação de conceitos matemáticos e pelo desconhecimento sobre o significado de palavras.