O que é resistência orgânica geral?

Perguntado por: acamilo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

A resistência orgânica geral consiste na capacidade natural do indivíduo de resistir a alguma tensão ou força aplicada sobre ele. Um exemplo é andar de bicicleta, que engloba vários grupos musculares em conjunto com os sistemas corporais.

Tipos de resistência
A resistência pode ser dividida em alguns tipos como: resistência aeróbica, anaeróbica, resistência muscular localizada e resistência de força.

[INFOGRÁFICO] 7 tipos de resistência que você precisa conhecer!

  1. Resistência de imersão. ...
  2. Resistência tubular aletada. ...
  3. Resistência cartucho. ...
  4. Resistência flangeada. ...
  5. Resistência em cerâmica. ...
  6. Resistência em infravermelho. ...
  7. Outros tipos de resistência.

Resistência física é a capacidade máxima que o seu corpo tem para realizar atividades que exigem esforço físico, como correr no parque, subir as escadas do seu prédio ou ter relações sexuais, por exemplo.

A seguir, confira os principais exercícios que colaboram no aumento da resistência corpórea.

  1. Sequência de escadas. É comum que hoje em dia, com os elevadores e escadas rolantes, poucas pessoas optem por subir lances de escadas. ...
  2. Pular corda. ...
  3. Ciclismo. ...
  4. Corrida. ...
  5. Yoga. ...
  6. Natação. ...
  7. Funcional.

O treino de resistência (também chamado de treino de força ou musculação) é baseado no princípio de que os músculos do corpo trabalharão para superar uma força de resistência quando necessário. Quando você faz o treinamento de resistência repetidamente e consistentemente, seus músculos se tornam mais fortes.

O ganho de força muscular ou famosa hipertrofia é a quantidade máxima de tensão que um grupo muscular pode produzir em um movimento realizado, já a resistência muscular é a capacidade de executar contrações musculares de forma repetida por um determinado período de tempo,ou seja, a mesma pessoa que faz 10 agachamentos ...

Para corpos que se movimentam no ar, a força de resistência que o ar aplicará sobre eles é dada por: Fr = k. v2. Fr = força de resistência do ar (N).

A Capacidade Motora Resistência é definida pela capacidade de o corpo humano suportar a execução de determinado exercício por um certo período. Para quantificar o período de maneira coerente, é necessária a análise da intensidade do estímulo imprimido ao realizar a atividade física.

Aptidão Cardiorrespiratória (ou Resistência Aeróbica) é a capacidade que o organismo tem de suportar a fadiga durante as atividades moderadas e intensas, durante o trabalho muscular de qualquer natureza, para que a fadiga não apareça prematuramente, é indispensável que os pulmões, coração, artérias funcionem ...

A resistência do ar consiste na força que é oposta pelo ar ao movimento de objetos que o atravessam por efeito do atrito (fricção). A resistência do ar é uma força de restrição ao movimento de um corpo.

Existem quatro tipos de resistências: resistência muscular localizada, resistência de força, resistência aeróbica e resistência anaeróbica. A resistência é prioridade em maratonas.

Temos 3 principais tipos de força e vamos descrever melhor abaixo, sendo elas: isotônica, isométrica e isocinética. Lembrando da etimologia das palavras já nos ajuda a entender cada tipo de força: iso = constância; metria = comprimento; tonos = alongamento; e cinética = velocidade.

Os resistores são elementos que dificultam a passagem de corrente: quanto maior a resistência elétrica de um resistor, menor será a corrente que passa pelo circuito, uma vez que resistividade e condutividade são grandezas inversamente proporcionais.

A faixa de repetições entre 15 e 25 é a mais utilizada para estimular o desenvolvimento de resistência muscular.

Esse tempo vai depender de alguns fatores, como frequência nos treinos, atividades já realizadas no passado e estilo de vida. Entretanto, pode-se afirmar que duas a três semanas são suficientes para notar os primeiros sinais de melhora.

Para ganhar resistência muscular e aeróbica, você precisa:

  1. Praticar exercícios físicos regularmente;
  2. Ter uma rotina de treinos;
  3. Parar de fumar;
  4. Se manter hidratado;
  5. Controlar os níveis de açúcar;
  6. Aumentar o ritmo aos poucos;
  7. Descansar;
  8. Cuidar da sua alimentação.

O treino de resistência melhora a técnica desportiva e a capacidade de recuperação. Fortalece a capacidade cardiovascular e traz uma série de benefícios para a nossa saúde.

O método mais eficaz para melhorar a capacidade respiratória é por meio de atividades de alta intensidade, que estimulam a musculatura pulmonar e de outras estruturas do aparelho respiratório. De modo geral, os exercícios físicos aeróbicos são os mais indicados, como corrida, natação, ciclismo e dança.

Ou seja, é a capacidade de colocá-los em movimento por um certo tempo, sem causar prejuízos. Esse acionamento pode ocorrer ao subir alguns lances de escada, sem ficar ofegante ou ter uma sensação ruim no corpo, ou ao correr grandes distâncias, sem sentir dores ou cansaço.

Força e resistência é a capacidade de o sistema neuromuscular suportar um esforço por um longo período de tempo. Visando uma adaptação da função oxidativa das fibras de contração rápida e lenta. Podem ser muito aprimoradas com programas de exercícios corretamente planejados e cuja resistência é representada por pesos.