O que é remédio de manipulação?

Perguntado por: amaciel . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.8 / 5 11 votos

Medicamentos manipulados são aqueles personalizados de acordo com demandas específicas identificadas pelo médico. Somos bastante acostumados com medicamentos, mas em geral os que fazem parte do dia a dia são os medicamentos industrializados, que são fabricados em larga escala e com dosagens padronizadas.

As vantagens dos medicamentos manipulados são:

  • possibilidade de criar dosagens específicas para a necessidade de cada pessoa;
  • permite que duas ou mais substâncias se associem;
  • ajuda a reduzir os desperdícios;
  • permite a produção de medicamentos sem substâncias como conservantes, estabilizantes, lactose ou açúcar.

O medicamento manipulado é feito com os mesmos ativos da indústria farmacêutica. Por isso, ele vai ter o mesmo mecanismo de ação de um medicamento industrializado. A diferença é porque ele é mais específico e é de uso exclusivo do próprio paciente.

Portanto, de um modo geral, é possível afirmar que sim, os medicamentos manipulados são confiáveis. No entanto, é recomendado que o paciente pesquise primeiro se a farmácia tem autorização para manipular medicamentos e se ela segue as boas práticas da Anvisa.

“A desvantagem é que o medicamento manipulado, muitas vezes, não passa por uma inspeção técnica que pode afirmar que aquela quantidade prescrita pelo médico está realmente naquele frasco ou comprimido, o que vai da confiabilidade na farmácia”, pontua.

“O industrializado é fabricado em grande escala, através de maquinários e fórmulas fechadas. Já o manipulado é feito de forma mais artesanal, pois a fórmula do medicamento é fabricada pelo farmacêutico de acordo com a necessidade do paciente prescrito na receita pelo profissional habilitado”, esclarece.

Qual é o profissional que está apto para prescrever o medicamento manipulado? Os profissionais capacitados e habilitados são o médico, o dentista e o nutricionista (esse último apresentando limitação quanto aos ativos que pode prescrever – na sua grande maioria suplementos e alguns fitoterápicos).

1 – VERIFIQUE SE A FARMÁCIA É AUTORIZADA PELA ANVISA
Uma farmácia de manipulação de confiança deve ser certificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – a ANVISA, garantindo que os processos sigam as suas rigorosas regras, que os medicamentos sejam produzidos em local adequado e livre de contaminações.

A data de validade é o prazo final que os fabricantes garantem 100% do potencial de um medicamento. A data de validade existe em todos os medicamentos e isso é estipulado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por lei. Ela geralmente é contada de 12 a 60 meses a partir da data de fabricação.

Os medicamentos manipulados pode ser feito sob diversas formas farmacêuticas: solução oral, envelope, cápsula, pó, chocolate, comprimido orodispersível, pastilha efervescente, bala de colágeno ou de qualquer forma de utilização, seja de uso interno ou externo.

1. Que se manipulou ou que sofreu manipulação (ex.: dados manipulados). 2. [ Farmácia, Química ] Que ou o que foi preparado manualmente, geralmente num laboratório farmacêutico (ex.: prescrição de um medicamento manipulado; a substância foi proibida no fabrico de manipulados).

É o caso de alguns medicamentos de ação prolongada, que agem no organismo por mais tempo, como alguns remédios para depressão, ansiedade ou controle de pressão arterial. Para a professora, a manipulação dessas substâncias faz com que o efeito não seja o esperado -a ação pode ser insuficiente ou causar reações adversas.

Todo medicamento manipulado deve conter no rótulo toda a composição, incluindo o nome de todos os ativos e suas dosagens, nome do prescritor, paciente, e informações da farmácia que manipulou, como nome, CNPJ, endereço e farmacêutico responsável.

A Fórmula conquista prêmio de melhor franquia de farmácias de manipulação do Brasil. A revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios premiou, na última quinta-feira (8/10), as vencedoras do Melhores Franquias do Brasil 2020.

É absolutamente recomendado que não se tome bebidas alcoólicas durante o tratamento com qualquer tipo de medicamento. Podem ocorrer interações entre o álcool e o medicamento.