O que é relativo exemplos?

Perguntado por: lcastro . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

adjetivo Que expressa relação entre uma coisa e outra; relacionado: assunto relativo ao clima. Que faz referência a; que pode se referir a algo ou alguém; referente: o valor relativo ao mês passado já foi pago. Cuja ocorrência se dá ao acaso; casual: honestidade é coisa relativa.

Pronomes relativos são palavras que se referem a um termo antecedente, ou seja, a uma palavra que aparece anteriormente. Os pronomes relativos estabelecem uma ligação com esse termo antecedente e iniciam uma nova oração. Este é o museu que eu visitei. Orações simples: Este é o museu.

relativo ao povo; Adj. Pop. Fig. pessoa que é conhecida.

Relativo é um termo usado para caracterizar algo como relacionado a outra coisa, demonstrando haver uma relação ou referência entre ambos. Quando se diz que determinada situação é relativa de outra, por exemplo, quer dizer que a primeira está ligada a segunda, sendo uma consequência ou desencadeadora desta.

Que se refere a algo ou alguém: 1 referente, alusivo, respeitante, tocante, relacionado, concernente, pertencente, pertinente, atinente.

O criador da Teoria da Relatividade referia-se ao fato de o tempo ser relativo, vinculando-o à velocidade. A noção entre os tempos, observada a sua variação, é uma ilusão na medida em que pessoas vivem tempos distintos, de modo que o que é passado para alguns poderia ser futuro para outros.

Diz-se que é absoluto o que depende apenas de si próprio, não se submete a quaisquer condições e não tem restrições. Pelo contrário, o que tem uma natureza dependente e não existe por si mesmo é relativo.

Sim, a beleza é relativa, pois não existe um padrão de beleza universal, de tal forma que o que é belo para um pode ser não ser belo para outro. Por exemplo, ao observar uma obra de arte tem-se que uma pessoa pode interpretara mesma como sendo algo bastante belo, já outra pessoa pode não ver beleza na arte.

O pronome relativo "onde" aparece apenas no período composto, para substituir um termo da oração principal numa oração subordinada. Por essa razão, em um período como "Onde você nasceu?", por exemplo, não é possível pensar em pronome relativo: o período é simples, e nesse caso, "onde" é advérbio interrogativo.

Significado de Relativos
O mesmo que: proporcionais, atinentes, casuais, concernentes, pertencentes, referentes, relacionados, tocantes.

São exemplos de pronomes relativos são: onde, que, quem, o qual, a qual, os quais, as quais, quanto, quantos, cujo, cuja, cujos, cujas, quantas, etc. O remédio que preciso custa caro. Esta é a menina de quem te falei. A casa onde ela mora é muito pequena.

O ato de relativizar é considerar questões cognitivas, morais e culturais acima do que se considera verdade. Ou seja, o meio que se vive é determinante para construir essas concepções. A relativização é a desconstrução das verdades pré-determinadas, buscando o ponto de vista do outro.

1. Que não é relativo. 2. [Por extensão] Independente, único.

Um termo é absoluto se o seu valor não for alterado mediante a realocação do programa. Um termo é absoluto se o seu valor não for alterado mediante a realocação do programa. Em outras palavras, um termo é absoluto se o seu valor for independente de qualquer operação de realocação de código possível.

Não é relativo aos outros, toda e qualquer palavra que não faça parte dos pronomes relativos. Consideramos como pronomes relativos aqueles que em uma frase estabelecem referências com outras pessoas/objetos/coisas.

A frase "O autor tem grave dever, qual seja o da lealdade processual" equivale a "O autor tem grave dever, o qual é o da lealdade processual". Se o antecedente está no plural, empregamos então "quais sejam": "Antônio possui algumas propriedades, quais sejam uma casa, um apartamento e uma chácara".