O que é registrado serviço ECT?

Perguntado por: operes7 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

É o serviço em que o cliente recebe o documento de comprovação da postagem, com numeração específica para identificar e rastrear o objeto.

O Sedex (Serviço de Encomenda Expressa Nacional) é o tipo mais rápido de entrega dos Correios. Com ele, é possível enviar produtos e documentos.

Todo o procedimento dura em torno de 40 minutos, com a liberação do paciente alguns instantes após a sessão.

Ao ver tantos detalhes envolvidos na ECT, você já deve imaginar: ela é cara. Cada sessão custa entre R$ 1 mil e R$ 2 mil, explica o psiquiatra Renato Araújo, mestre em neurociências pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e que também oferece o tratamento.

Os principais efeitos colaterais de ECT são:

  • desorientação temporo-espacial ao despertar da anestesia;
  • perda temporária de memória;
  • cefaléia;
  • dor muscular;
  • náusea.

A eletroconvulsoterapia (ECT) é um tratamento efetivo para certos subgrupos de indivíduos que sofrem de doenças mentais graves. Tais subgrupos consistem primariamente de pacientes com transtornos depressivos graves, catatonia, mania e, ocasionalmente, certos pacientes com esquizofrenia.

É indicada em inúmeras doenças mentais, tais como depressão, transtornos do humor bipolar, esquizofrenia, transtornos mentais orgânicos e até mesmo certas alterações neurológicas, como convulsões intratáveis e alterações do movimento na doença de Parkinson, para citar apenas algumas.

Para usar o código de rastreamento dessa forma, basta o consumidor acessar o site dos Correios. Uma vez na página inicial, o cliente deve inserir o seu código de rastreio no campo “Acompanhe seu objeto” e iniciar a busca.

A indicação de ECT deve atender a critérios eminentemente clínicos e considerar os riscos psiquiátricos, clínicos e anestésicos. Para realização do procedimento deve ser aplicado o consentimento livre e esclarecido, além da prescrição clara do procedimento realizada pelo médico psiquiatra da Rede SUS de Minas Gerais.

A eletroconvulsoterapia (ECT) também deverá ser custeada pelo SUS. Em caso de dúvida consulte um especialista.

Quantas sessões de eletroconvulsoterapia são feitas? Inicialmente, o paciente deve passar por 12 sessões antes de fazer uma reavaliação para definir se serão necessárias mais sessões ou não. Essas sessões podem ser feitas de duas a três vezes por semana, totalizando entre três e seis semanas de tratamento.

O que é a Eletroconvulsoterapia? A eletroconvulsoterapia é um método terapêutico que usa impulsos elétricos cerebrais para gerar melhora clínica no paciente. O procedimento foi desenvolvido na Itália, em 1938, muito antes da existência dos psicofármacos.

Como a ECT funciona? O preparo para receber o tratamento inclui a avaliação do psiquiatra, avaliação anestésica e exames clínicos. Contudo, não há uma rotina específica. É necessário que o paciente esteja em jejum, como orientado pelo médico, pois será ministrada anestesia.

Os defensores da terapia eletroconvulsiva (ECT) afirmam que é segura e eficaz e que os efeitos colaterais são de curta duração. No entanto, uma nova revisão, publicada na revista Evidence-Based Mental Health, relata a probabilidade de comprometimento cognitivo e perda de memória permanentes após a ECT.