O que é refrão exemplo?

Perguntado por: aapolinario . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

O refrão se caracteriza como um verso ou agrupamento de versos que se repete ao final de cada estrofe. Denominado também de estribilho, ele se encontra presente nas canções e nas criações literárias, como, por exemplo, os poemas.

Na literatura, o verso representa a linha do poema enquanto a estrofe é o nome dado ao conjunto de versos. O refrão ou estribilho são os versos que se repetem no final das estrofes. As rimas são efeitos produzidos pelas poesias por meio da aproximação sonora entre as palavras ou expressões.

Os compassos antes do refrão (pré refrão) pode ser uma fase onde começa a alterar as suas letras. É a altura de começar a dar uma opinião do que sente em relação ao que disse no verso 1.

Versos, refrão e ponte. Há 3 partes principais de uma canção: o verso, o refrão e a ponte. Como dissemos, estes são os blocos da construção de uma composição. Eis aqui o que cada parte faz.

Septilha, Hepteto, Heptástico, Sétima ou Septena: estrofe formada por sete versos. Oitava ou Octástico: estrofe formada por oito versos. Nona: estrofe formada por nove versos. Décima ou Década: estrofe formada por dez versos.

Do ponto de vista técnico, o refrão pode referir-se à secção onde todos ou o coro completo se juntam. Contudo, o refrão também pode apenas aludir à secção cativante de uma canção que não tem necessariamente de conter várias vozes, como se faria com um coro.

Musicalmente. Geralmente, a música do refrão vai ser a mais pegajosa de toda a canção. Isso vale mais para a melodia, já que é essa parte que “gruda” na cabeça de quem ouvir. Um jeito bom de chegar a um refrão forte é fazer com que ele soe de uma maneira diferente das outras partes da música, como os versos e a ponte.

Trata-se de uma composição em verso ou em redondilha (um poema, geralmente) ou feita de forma a poder ser cantada. A palavra canção também permite fazer alusão à própria música/melodia que acompanha essa composição. Pode-se dizer que a música que oferece a indústria cultural costuma estruturar-se em canções.

Estrofe é o conjunto de dois ou mais versos que organizam a estrutura composicional de textos/gêneros discursivos poéticos, como os poemas e as letras de músicas.

O número de linhas varia em diferentes tipos de estrofe, mas é incomum que uma estrofe tenha mais de doze linhas. O padrão de uma estrofe geralmente tem quatro ou mais linhas e é pode ser referido como um verso .

Cada linha de um poema representa um verso, já a estrofe é o conjunto de versos. Neste caso, a frase "Vou-me embora pra Pasárgada" é um verso, assim como "Lá sou amigo do rei" é outro verso, e assim por diante. O conjunto dos quatro versos formam uma estrofe.

Somos índios, brancos, amarelos, negros, Somos um gigante pronto pra despertar! Tô querendo, mesmo, um país seguro, Que tenha justiça, mais saúde e educação.

Conhecemos então os Elementos da música que são: melodia, ritmo e harmonia.

Em relação à letra de uma canção, a ponte costuma ser usada tipicamente para pausar e refletir a respeito de partes anteriores do texto ou preparar o ouvinte para o seu clímax. O termo também pode se referir à seção entre as estrofes principais e o refrão, que também é chamado de "pré-refrão" (pre-chorus, em inglês).

Os elementos formais são características próprias que dão forma à música, percebidas pelos nossos ouvidos. São cinco os elementos formadores do som, e são articulando esses cinco elementos que se criam músicas: timbre, intensidade, altura, densidade, duração.

Descrição: Nessa aula o aluno aprenderá a identificar os quatro elementos da música: ritmo, melodia, harmonia e timbre.

A Melodia caminha por entre o Ritmo. A Melodia normalmente é a parte mais destacada da Música, é a parte que fica a cargo do Cantor, ou de um instrumento como Sax ou de um solo de Guitarra e etc.

Costumamos dizer que a música é dividida em 3 partes: Harmonia, Melodia e Ritmo e o estudo dos Intervalos Musicais trata de duas dessas partes, a Harmonia e a Melodia. O Ritmo também trata da combinação de sons, mas foca em sua duração e nas infinitas possibilidades de combinações.

Como Começar uma Música: 7 Maneiras de Colocar sua Composição em Ação

  1. Comece com um tom. Ter um bom tom no seu sintetizador ou guitarra pode ser realmente inspirador. ...
  2. Comece com uma estrutura. ...
  3. Comece com um hook(gancho) ...
  4. Comece com um groove. ...
  5. Comece com a harmonia. ...
  6. Comece com uma letra. ...
  7. Comece com um riff. ...
  8. Rompa a Estratosfera.

De modo geral, o songwriter é um “escritor de canções” e o composer um “compositor” ou “maestro”. Por mais que haja muitas semelhanças (a começar pelo objeto de trabalho de ambos, que é a música) tecnicamente são diferentes.