O que é reforço o que é reforço negativo e positivo de um exemplo?

Perguntado por: obotelho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

O reforçamento é positivo quando esse estímulo é acrescentado para o indivíduo e o reforçamento é negativo quando o estímulo é retirado. Por exemplo, se uma criança pede educadamente um brinquedo ao seu coleguinha e esse brinquedo é entregue a ele, o brinquedo está reforçando positivamente o ato de pedir com educação.

O reforço positivo é uma técnica que visa, por meio da introdução de recompensas, incentivar e consolidar comportamentos desejados. Ele tem origem no behaviorismo — psicologia comportamental — sendo aplicado primeiro na terapia comportamental e, depois, na educação.

Você pode identificar os exemplos de punição negativa? Perder o acesso a um brinquedo, ser entocada e perder fichas de recompensa são todos exemplos de punição negativa. Em cada caso, algo de bom está sendo tomado como resultado de um comportamento indesejável do indivíduo.

O reforçamento positivo é geralmente definido como o fortalecimento de uma resposta devido à apresentação de determinado estímulo a ela contingente; já o reforçamento negativo consiste no aumento na frequência de uma resposta por causa da remoção contingente de um estímulo (Skinner, 1953/2007).

O reforço positivo usa uma recompensa (estímulo) que visa aumentar um determinado comportamento. Já o reforço negativo ocorre com o término de um estímulo aversivo (que causa desconforto). Por fim, é preciso falar de punição.

O reforço negativo, também chamado de aprendizado de fuga ou evitação, se refere ao estímulo que é eliminado na hora de executar determinado comportamento. Ou seja, ele pode ser entendido quando algo que já existe é removido ou muda o comportamento para a melhoria da pessoa.

Seja objetivo e claro. No momento em que for realizar o reforço positivo é importante que você seja claro, objetivo e sincero. Por isso fazer elogios inconsistentes e exagerados não vai ter o efeito desejado, mas sim elogiar o funcionário pelo desempenho que ele apresentou.

Diferença entre reforço positivo e negativo
O reforço positivo é um estímulo que associa um determinado comportamento a uma recompensa. Seu objetivo é justamente aumentar o número de repetições dessa forma de agir. Já o reforço negativo tenta evitar um determinado resultado ou estímulo.

Tipos de reforço
Os reforços são divididos em dois tipos: reforço positivo e reforço negativo. Um reforço positivo aumenta a probabilidade de um comportamento pela presença (positividade) de uma recompensa por (estímulo psicológico e/ou fisiológico).

As cores são importantes! Se uma resposta aumenta de frequência, então estamos falando de reforço; se uma resposta diminui de frequência, estamos falando de punição. Se o aumento ou diminuição da resposta ocorreu devido a apresentação de um evento, chamamos o reforço ou a punição de positiva.

Punição positiva: ocorre a partir da adição de um estímulo aversivo após a ocorrência de um comportamento desafiador ou menos aceito socialmente. Também conhecida como punição por estimulação contingente.

O reforço é o elemento-chave na teoria S-R de Skinner. Um reforço é qualquer coisa que fortaleça a resposta desejada. Pode ser um elogio verbal, uma boa nota, ou um sentimento de realização ou satisfação crescente. A teoria também cobre reforços negativos - uma ação que evita uma consequência indesejada.

O reforço negativo procura promover um comportamento desejável por remoção de um estímulo aversivo enquanto punição positiva vai parar um comportamento indesejável por aplicação de um estímulo aversivo.

a) Reforço positivo é o aumento da frequência de um comportamento pelo acréscimo de alguma coisa como consequência desse comportamento — antes do comportamento essa coisa não está presente, mas depois da ocorrência do comportamento, essa coisa é apresentada ou adicionada à situação.

Dentre estes estímulos negativos, podemos falar dos psicológicos ou dos físicos, visto que são os que procuram evitar uma irritação ou incômodo nos indivíduos. Um exemplo de reforço negativo seria se você decidisse comer abundantemente no jantar, mas antes ingerisse um antiácido para evitar o incômodo.

Através desse método, Skinner acreditava que o aprendizado se dava por incentivos positivos e negativos, e que a forma mais eficiente de incentivar uma pessoa a ter uma conduta adequada era através das recompensas, ou reforço positivo — que como já vimos, para ele era uma forma de ensinar com amor.

Chamamos de reforçadores todas as consequências de um comportamento, que aumentam as chances dele voltar a ocorrer no futuro. Eles podem ser itens, objetos, interações ou atividades que acontecem como consequência de uma resposta e eles variam de pessoa para pessoa.