O que é refluxo valvar mitral tricúspide discreto?

Perguntado por: dcoutinho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

A regurgitação tricúspide é o refluxo de sangue pela válvula tricúspide cada vez que o ventrículo direito se contrai. A regurgitação tricúspide é causada por distúrbios que provocam o crescimento do ventrículo direito. Os sintomas são indefinidos, como fraqueza e fadiga.

A insuficiência mitral ou regurgitação mitral ocorre quando a válvula mitral não fecha totalmente, fazendo com que um pequeno volume de sangue retorne para o átrio esquerdo e pulmões, em vez de sair do coração para irrigar o corpo.

Os sinais e sintomas do prolapso da válvula mitral podem variar muito de uma pessoa para outra, mas é possível notar arritmia, tonturas ou vertigens, dificuldade na respiração, falta de ar e fadiga, normalmente só aparecem em grandes prolapsos da válvula mitral.

Prolapso da válvula mitral é perigoso? Em geral, essa anomalia não é perigosa. Tanto que a maior parte das pessoas afetadas leva uma vida normal, descobrindo o problema durante consultas e exames de rotina pedidos pelo cardiologista.

Tratamento de regurgitação mitral
Se a regurgitação mitral for leve, pode não ser necessário nenhum tratamento específico. Entretanto, a regurgitação pode piorar aos poucos; portanto, faz-se um ecocardiograma periodicamente para ajudar a determinar se será necessária uma cirurgia.

O prolapso da válvula mitral é uma entidade extremamente freqüente e, a princípio, naqueles portadores em que não existem complicações associadas, não há contra-indicação para a prática da atividade física, sendo esta condição patológica encontrada, inclusive, em atletas profissionais em franca atividade.

Segundo o coordenador do serviço de Cardiologia da Rede Mater Dei de Saúde, Carlos Eduardo Ornelas, “o sistema MitraClip é indicado para redução significativa da regurgitação mitral moderada e grave em pacientes que tenham indicação cirúrgica, mas possuem risco operatório muito elevado ou proibitivo.

A condição grave exige reparo ou substituição da válvula mitral para que o paciente recupere sua capacidade funcional. Geralmente, é indicada cirurgia invasiva (valvuloplastia), a fim de preservar a anatomia das estruturas. Raramente o cardiologista prescreve procedimentos minimamente invasivos como o cateterismo.

Regurgitação aórtica é o refluxo de sangue que vaza pela válvula aórtica toda vez que o ventrículo esquerdo relaxa. A regurgitação aórtica é causada pela deterioração da válvula aórtica e da raiz aórtica circundante (base da aorta – o vaso sanguíneo que transporta sangue do coração para o resto do corpo).

A válvula tricúspide é uma das quatro válvulas do nosso coração. Na verdade, é a maior deste órgão. A sua função passa por “controlar o fluxo entre a aurícula direita e o ventrículo direito, que são as câmaras cardíacas do lado direito do coração.

Portanto, você tem que corrigir a válvula e não há um remédio que faça essa correção. Quando chega naquele ponto, em que realmente a reserva do coração esgotou, é preciso trocar a válvula, fazer uma substituição no local ou fazer algum tipo de procedimento para restabelecer o funcionamento dessa válvula.

A insuficiência tricúspide é uma lesão valvar que pode ser classificada em primária, quando a lesão é no próprio aparelho valvar tricúspide, ou secundária, quando ocorre por dilatação do VD e/ou hipertensão pulmonar. O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde.

A insuficiência mitral de grau leve não impõe nenhuma limitação para a realização de caminhadas ou outros exercícios físicos regulares, independentemente do horário.

Pacientes em tratamento para insuficiência da válvula mitral precisam de cuidados especiais:

  1. controle da pressão arterial.
  2. controle da obesidade.
  3. não fumar, nem beber bebidas alcoólicas e café
  4. manter uma rotina de exercícios indicada pelo cardiologista.
  5. ter uma alimentação saudável.