O que é refluxo mínimo da valva mitral?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

A regurgitação mitral é o refluxo anormal de sangue para a aurícula esquerda quando o ventrículo esquerdo se contrai. A válvula mitral é uma das quatro válvulas do coração e separa a aurícula esquerda do ventrículo esquerdo.

Insuficiência mitral é uma falha no funcionamento da válvula mitral que permite o refluxo de sangue do ventrículo para o átrio esquerdo. Chamada também de regurgitação mitral, a condição pode prejudicar a circulação sanguínea quando em estágios avançados.

Sintomas de insuficiência da válvula mitral
falta de ar após esforços leves; tosse constante; cansaço excessivo; palpitações; e.

O tratamento da regurgitação mitral é feito com base em medicamentos recorrendo-se, em alguns casos, a cirurgia da válvula mitral para reparar ou substituir a válvula cardíaca danificada ou, noutros casos, a dispositivos cardíacos implantáveis que ajudam o coração a contrair melhor.

Prolapso da válvula mitral é perigoso? Em geral, essa anomalia não é perigosa. Tanto que a maior parte das pessoas afetadas leva uma vida normal, descobrindo o problema durante consultas e exames de rotina pedidos pelo cardiologista.

O prolapso da válvula mitral é uma entidade extremamente freqüente e, a princípio, naqueles portadores em que não existem complicações associadas, não há contra-indicação para a prática da atividade física, sendo esta condição patológica encontrada, inclusive, em atletas profissionais em franca atividade.

Vinocard Q10 10mg, caixa com 30 comprimidos revestidos.

Regurgitação aórtica é o refluxo de sangue que vaza pela válvula aórtica toda vez que o ventrículo esquerdo relaxa. A regurgitação aórtica é causada pela deterioração da válvula aórtica e da raiz aórtica circundante (base da aorta – o vaso sanguíneo que transporta sangue do coração para o resto do corpo).

Portanto, você tem que corrigir a válvula e não há um remédio que faça essa correção. Quando chega naquele ponto, em que realmente a reserva do coração esgotou, é preciso trocar a válvula, fazer uma substituição no local ou fazer algum tipo de procedimento para restabelecer o funcionamento dessa válvula.

O que é Insuficiência Mitral
A insuficiência mitral é uma doença de uma das válvulas do coração chamada de válvula mitral. A válvula mitral divide duas partes do coração conhecidas como átrio esquerdo e ventrículo esquerdo.

O artigo também identificou uma série de características que colocam as pessoas com prolapso da válvula mitral na categoria de alto risco para arritmias cardíacas graves (quando coração bate de maneira irregular) e morte súbita cardíaca.

Segundo o coordenador do serviço de Cardiologia da Rede Mater Dei de Saúde, Carlos Eduardo Ornelas, “o sistema MitraClip é indicado para redução significativa da regurgitação mitral moderada e grave em pacientes que tenham indicação cirúrgica, mas possuem risco operatório muito elevado ou proibitivo.

A insuficiência mitral ou regurgitação mitral ocorre quando a válvula mitral não fecha totalmente, fazendo com que um pequeno volume de sangue retorne para o átrio esquerdo e pulmões, em vez de sair do coração para irrigar o corpo.

A insuficiência mitral de grau leve não impõe nenhuma limitação para a realização de caminhadas ou outros exercícios físicos regulares, independentemente do horário.

Nos casos de doenças infecciosas (endocardites) e doenças reumáticas (febre reumática), que debilitam e danificam o tecido da válvula mitral, a indicação inicial é a cirurgia de troca. Esta conduta independente da idade do paciente.

Quando o refluxo é considerado grave? O refluxo é uma doença que abala a qualidade de vida. A dor, azia e desconforto podem ser consideráveis e o sono pode ser prejudicado pela tosse apneia. A presença de doenças pulmonares, como asma e pneumonias aspirativas, tornam o quadro ainda mais grave e preocupante.

O refluxo não pode ser curado integralmente. Mas, é possível controlar seus sintomas através de medicamentos específicos. Existem remédios que auxiliam na redução da acidez do suco gástrico. Outros, amenizam os sintomas do refluxo por meio da cicatrização das lesões, prevenindo assim a evolução do quadro.

A regurgitação leve pode não precisar de tratamento, mas as pessoas com insuficiência mais grave podem necessitar de cirurgia para substituir a válvula cardíaca danificada.

A regurgitação tricúspide é o refluxo de sangue pela válvula tricúspide cada vez que o ventrículo direito se contrai. A regurgitação tricúspide é causada por distúrbios que provocam o crescimento do ventrículo direito. Os sintomas são indefinidos, como fraqueza e fadiga.

Essa cirurgia tem um valor aproximado de R$200 mil.