O que é refluxo emocional?

Perguntado por: oqueiroz . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 2 votos

A ansiedade é um gatilho emocional que nos deixa alertas em situações de perigo ou quando necessitamos manter o foco e a concentração em algo de extrema importância. No entanto, quando há um excesso de ansiedade, o corpo responde de forma agressiva. Em muitos casos, essa resposta é o quadro de refluxo.

Além da dificuldade de concentração e alterações no sono, o refluxo é um dos efeitos colaterais relacionados ao transtorno de ansiedade, o que preocupa os especialistas em relação a um aumento de problemas digestivos durante o período. Pacientes que também têm hérnia de hiato apresentam ainda mais sintomas.

Por efeito direto ou intermediada por hormônios, a ansiedade causa mudanças na secreção do suco gástrico, na regulação de fatores da mucosa do estômago e na percepção dos estímulos sensoriais gástricos. Esses fatores causam os sintomas descritos acima.

Sintomas extraesofágicos

  1. Dor torácica não cardíaca;
  2. Globus faríngeo - sensação de bolo na garganta;
  3. Asma;
  4. Tosse crônica;
  5. Dor de garganta e rouquidão;
  6. Apneia do sono;
  7. Alterações dentárias.

Chá de gengibre
Ele também é um ótimo chá para dor de estômago, sendo o mais indicado para “queimação” e refluxo, pois extingue esses desconfortos e ainda alivia náuseas. Seu preparo também é simples, basta cozinhar cerca de 1 colher de chá de gengibre sem casca em 1 xícara de água.

A dieta para refluxo gastroesofágico deve ser rica em fibras, frutas, legumes e alimentos integrais. É muito importante evitar o consumo de ultraprocessados e alimentos de difícil digestão ou que deixem o estômago irritado como frituras, refrigerantes e pimenta.

O mais importante é que não esperar muito tempo para procurar um médico quando os sintomas de refluxo aparecem. Se persistirem por mais de uma semana sem que você tenha feitos grandes alterações nos hábitos alimentares, procure um especialista.

Existem duas variantes da doença: O refluxo gastroesofágico (RGE) e o laringofaríngeo (RLF). Ambas acontecem pela incapacidade de nosso sistema digestivo de impedir o excesso de refluxo (ou retorno) desse conteúdo ácido.

Assim, além da esofagite, existe a possibilidade de o refluxo gastroesofágico levar à formação de úlceras. Elas são feridas que se formam nas paredes do esôfago, da mesma forma como podem acontecer dentro do estômago.

Tratar o refluxo com remédios caseiros pode ser uma fria

  1. Água com limão.
  2. Chá de gengibre.
  3. Vinagre de maçã
  4. Chá de camomila.
  5. Suco de babosa.
  6. Betaína.

Quem tem refluxo pode comer alimentos de origem animal como leite e seus derivados, mas estes precisam ser desnatados. “A gordura retarda a digestão e aumenta a produção de ácido, por isso, ao consumir leite ou derivados lácteos, é importante que sejam desnatados.

O Omeprazol é indicado para tratar esofagite de refluxo, gastrite, úlcera gástrica e úlcera duodenal. Ele também funciona como um protetor gástrico para quem vai usar medicamentos que “machucam” o estômago.

"O refluxo se manifesta com azia, regurgitação, sensação de bolo na garganta e dor no tórax, por vezes tão intensa que se assemelha à dor de origem cardíaca, da angina ou do infarto do miocárdio. Quando atinge a laringe, pode provocar inflamação local, acompanhada de tosse seca e pigarro freqüente.

Os principais exames para o diagnóstico da chamada DRGE são a endoscopia digestiva alta, pHmetria e impedanciopHmetria. O IMEPE realiza há mais de 10 anos o exame de ImpedanciopHmetria, considerado pela literatura para os pacientes com sintomas extra-esofágicos como o principal para o diagnóstico da DRGE.

Deitar de costas na cama na horizontal aumenta a probabilidade de ácido ou gás ácido subir pelo esôfago. Erguer um pouco a cabeceira da cama pode ajudar a combater isso2.