O que é reflexão filosófica moral?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 17 de maio de 2023
3.9 / 5 7 votos

A Filosofia Moral nasce a partir de reflexões sobre as morais existentes. O interesse dos filósofos que se dedicam a este campo é dirigir a ação humana para o padrão visto por eles como adequado. Em geral, a Filosofia Moral apresenta princípios universais para os indivíduos adotarem para formar sua sabedoria prática.

A reflexão é o movimento pelo qual o pensamento volta - se para si mesmo , interrogando a si mesmo. A reflexão filosófica é RADICAL porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer - se a si mesmo , para indagar como é possivel o própio pensamento.

No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.

Numa breve definição de moral, podemos dizer que se trata do conjunto de valores, de normas e de noções do que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade, de uma cultura.

A definição de moral pode ser feita de uma forma simples: conjunto de valores e regras que definem o que é certo ou errado, permitido ou proibido em uma sociedade. Dito isso, é importante lembrar que esses conceitos podem variar de acordo com a cultura de determinado grupo.

A moral, normalmente, é exposta sobre preceitos e, muitas vezes, expressa como normas de proibição e permissão. É comum ouvirmos a frase “fulano atentou contra a moral e os bons costumes”, isso porque a moral é uma espécie de norma de conduta social que indica algo que é certo ou errado naquela sociedade.

Para ela, as regras éticas que definem o certo e o errado devem ser justificadas em termos das consequências lógicas advindas das crenças das pessoas que seguem tais regras. A racionalidade das consequências lhes atribui um carácter de verdade universal, independente de quais princípios éticos sejam considerados.

De modo resumido, a moral são os costumes de uma comunidade e a ética é a reflexão sobre os costumes. Os valores morais são a expectativa que a comunidade tem sobre a ação dos indivíduos que a compõem. Por exemplo, os tabus religiosos de um povo.

Para que uma reflexão possa ser adjetivada de filosófica é preciso que se satisfaça uma série de exigências que vou resumir em apenas três requisitos: a radicalidade, o rigor e a globalidade. Quero dizer, em suma, que a reflexão filosófica, para ser tal, deve ser radical, rigorosa e de conjunto.

Rigorosa–sistemática, metódica ; Visão de Conjunto –totalidade.

A moral é um conjunto de normas que servem para orientar a maneira de agir das pessoas dentro de um contexto específico. Por conta disso, estamos falando de um conceito de caráter particular e que se baseia, sobretudo, em hábitos e costumes. Já a ética funciona basicamente como uma racionalização da moral.

Se ao caminhar por uma via pública uma pessoa estiver com alguma embalagem que pretenda se desfazer, pela ética ela deve jogar esta embalagem no lixo. Isso seria o correto tanto pela ética quanto pela moral. Entretanto, ela pode decidir jogar a embalagem na via pública.

O que são valores morais:
Esses comportamentos são classificados como “certos” ou “errados” por determinada pessoa ou sociedade. Por exemplo, quando uma pessoa possui o valor da honestidade, ela procura ser íntegra e franca diante dos acontecimentos da vida.

De forma resumida, as diferenças entre os dois termos são: A moral prevê certo e errado; a ética prevê bem e mal. A moral é uma conduta específica e normativa; valores éticos são princípios, frutos de reflexão sobre ações e normas de conduta. Norma é cultural e temporal; valor é universal e atemporal.

e Moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes. Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano.

“A moral tem por objeto o comportamento humano regido por regras e valores morais, que se encontram gravados em nossas consciências, e em nenhum código, comportamento resultante de decisão da vontade que torna o homem, por ser livre, responsável por sua culpa quando agir contra as regras morais.”

A moral tem como característica fundamental atuar como uma norma que orienta os comportamentos humanos. Ainda que se pressuponha a liberdade dos indivíduos e a impossibilidade de prever todas as ações, a moral vai desenvolver valores nos quais as ações devem estar submetidas.

Sete mandamentos da moral

  • Ajude sua família.
  • Ajude seu grupo.
  • Retorne favores.
  • Seja corajoso.
  • Obedeça seus superiores.
  • Divida os recursos de forma justa.
  • Respeite a propriedade alheia.

Sócrates

Sócrates e a Fundação da Filosofia Moral.

Moore inaugura a filosofia moral de inspiração analítica cuja influência seria marcante durante a primeira metade daquele século. Antes de investigar a natureza do universo moral, a filosofia deveria analisar o conteúdo dos termos empregados nos enunciados prescritivos.

A ética na história da Filosofia
Os estudos de ética (tal como a conhecemos hoje, ou seja, um campo do saber filosófico que estuda a moral para então determinar como a sociedade deve agir) surgiram ainda na Antiguidade clássica, precisamente com Aristóteles, em seu livro Ética a Nicômaco.