O que é reflexão filosófica de que modo ela se diferencia da atitude filosófica?

Perguntado por: omoura9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

A reflexão filosófica é a maneira que a pessoa entende aquele determinado conceito, é como o pensamento faz com que você pense em mais pensamentos distintos. Já a atitude filosófica é realmente perguntar, indagar, criticar, tentar achar respostas para todos esses pensamentos da reflexão filosófica.

A reflexão é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo. A reflexão filosófica é radical porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento.

A reflexão é o movimento pelo qual o pensamento volta - se para si mesmo , interrogando a si mesmo. A reflexão filosófica é RADICAL porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer - se a si mesmo , para indagar como é possivel o própio pensamento.

Introdução. De maneira geral, define-se atitude filosófica como um comportamento de um grupo ou indivíduo em que são adotadas posturas críticas pautadas na racionalidade em relação aos acontecimentos. A atitude filosófica é, então, romper com o senso comum, com aquilo que é imposto socialmente.

O pensamento reflexivo surge, quando o homem toma uma atitude problematizadora da realidade; Aquilo que era natural, surge de repente como algo estranho, carecendo de ser compreendido e explicitado. Reflectir implica um distanciamento das coisas, para as poder voltar a olhar de outra forma.

A reflexão filosófica organiza-se em torno de três grandes conjuntos de perguntas ou questões: por que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos? o que queremos pensar quando pensamos, o que queremos dizer quando falamos, o que queremos fazer quando agimos?

A atitude do filósofo é a de encarar como inédito tudo e todas as coisas. Se posiciona com distanciamento, perde o costume, o hábito. Percebe-se como ignorante, sendo necessário investigar para conhecer.

Essas atitudes são:
-Indagação, perguntar, investigar, descobrir através de questionamentos. -Criticar, julgar, avaliar, ter uma opinião própria sobre um assunto. -Não aceitar respostas simplistas, não deixar de acreditar e nem acreditar.

Para que uma reflexão possa ser adjetivada de filosófica é preciso que se satisfaça uma série de exigências que vou resumir em apenas três requisitos: a radicalidade, o rigor e a globalidade. Quero dizer, em suma, que a reflexão filosófica, para ser tal, deve ser radical, rigorosa e de conjunto.

Atitude Critica: É uma atitude que você aponta erros de pessoas, que muitas das vezes você nem conhece, que você quer saber mais que alguém e as vezes não sabe. Atitude Filosófica: É uma atitude que você medita, pensa antes de falar algo é como se estivesse tudo esquematizado antes de agir.

A importância da atitude filosófica está nos atos de avaliar os diversos dogmatismos que assombram o mundo e que são impermeáveis ao diálogo. Está no questionamento das operações ideológicas que manipulam o real. Está no enfrentamento aos fanatismos que cegam.

A reflexão filosófica é o exercício racional que analisa, criticamente, o mundo natural, a cultura, a sociedade, a política e até mesmo a si mesmo.

substantivo feminino Ação ou efeito de refletir, de se desviar da direção original. Meditação, pensamento ou análise detalhada sobre um assunto, sobre si próprio ou sobre algum problema ou sentimento.

Quando olhamos para um espelho e vemos nossa imagem sendo refletida, estamos observando uma reflexão regular da luz. Quando olhamos para uma poça d'água ou de óleo e vemos uma imagem refletida, observamos uma reflexão regular da luz.

A atividade filosófica é uma análise, reflexão e crítica pelo fato de buscar entender como as indagações se conectam, refletir como a situação foi colocada em prática e busca criticar através da atitude filosófica, buscando assim soluções que validem o conhecimento adquirido.

Inicia-se a atitude filosófica quando abandonamos nossas certezas cotidianas para irmos mais além – é de se observar que os momentos de crise nos levam a transformação. Então, atitude filosófica pressupõe a atitude crítica. Há alguns que imaginam a “crítica” como falar mal de algo ou de alguém, mas não é bem assim.