O que é refletir para a filosofia?

Perguntado por: edamasio . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

A reflexão é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo. A reflexão filosófica é tida como radical porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento.

Para que uma reflexão possa ser adjetivada de filosófica é preciso que se satisfaça uma série de exigências que vou resumir em apenas três requisitos: a radicalidade, o rigor e a globalidade. Quero dizer, em suma, que a reflexão filosófica, para ser tal, deve ser radical, rigorosa e de conjunto.

A filosofia é uma maneira de pensar e é também uma postura diante do mundo. Antes de mais nada, ela é uma forma de observar a realidade que procura pensar os acontecimentos além da sua aparência imediata.

Meditação, pensamento ou análise detalhada sobre um assunto, sobre si próprio ou sobre algum problema ou sentimento. Atributo de quem se comporta com prudência.

A reflexão é poderosa, pois permite que tome decisões de modo consciente, entenda melhor as lições deixadas pelas experiências, determine o que pode melhorar e, claro, celebre o saldo positivo e reconheça os seus pontos fortes.

Reflexão essa que significa movimento de questionar-se as próprias verdades, interrogando-se a si mesmo em busca de possíveis respostas. Portanto, a filosofia abrange a investigação de algo por si mesmo por meio da especulação e da reflexão das relações humanas que os envolve (CHAUÍ, 2002).

Para que uma reflexão possa ser adjetivada de filosófica, é preciso que se satisfaça uma série de exigências que vou resumir em apenas três requisitos: a radicalidade, o rigor e a globalidade.

Rigorosa–sistemática, metódica ; Visão de Conjunto –totalidade.

O conhecimento filosófico é um conhecimento racional, que tem como base questionamentos sobre questões da existência humana. Ou seja: esse tipo de conhecimento se caracteriza pelo esforço em questionar os problemas da vida humana, a partir da razão e da lógica.

NOVA ESCOLA: Qual a diferença entre o pensamento e a reflexão? Philippe Perrenoud: Pensar é uma atividade permanente e espontânea do ser humano, que acontece mesmo durante o sono. Já a prática reflexiva normalmente é instigada pelo aparecimento de um problema, e requer um certo método.

A atitude filosófica é, então, romper com o senso comum, com aquilo que é imposto socialmente. É problematizar a partir da racionalidade, fatos, acontecimentos e elementos do cotidiano. A racionalidade e o agir racional são imprescindíveis para que o grupo ou indivíduo desenvolvam posturas críticas.

A reflexão filosófica é a maneira que a pessoa entende aquele determinado conceito, é como o pensamento faz com que você pense em mais pensamentos distintos. Já a atitude filosófica é realmente perguntar, indagar, criticar, tentar achar respostas para todos esses pensamentos da reflexão filosófica.

Quando olhamos para um espelho e vemos nossa imagem sendo refletida, estamos observando uma reflexão regular da luz. Quando olhamos para uma poça d'água ou de óleo e vemos uma imagem refletida, observamos uma reflexão regular da luz.

A reflexão da luz acontece quando um raio luminoso atinge uma superfície refletora e retorna ao seu meio original. Esse fenômeno permite que enxerguemos todos os corpos que não produzem a própria luz, chamados de fontes secundárias de luz ou simplesmente corpos iluminados.

Significado de Refletir
verbo transitivo indireto e intransitivo Meditar muito; pensar excessivamente: refletiu sobre o emprego; é preciso refletir antes de falar. verbo transitivo direto Causar ou ser alvo de reflexão: o espelho refletia a imagem; águas que refletem o pôr do sol.