O que é redundância sinônimo?
Repetir a mesma ideia de forma diferente: 1 pleonasmo, repetição, tautologia. Uso excessivo de palavras: 2 prolixidade, difusão, eloquência, facundidade, logorreia, loquacidade, verborragia, verbosidade.
O que é ser uma pessoa redundante?
Uma pessoa é redundante quando conta a mesma história por diversas vezes, não modificando o que diz ou prolongando o seu discurso, fazendo com que a mensagem esteja carregada de repetições. Exemplo: "O prefeito é muito redundante em seu discurso.
Qual o contrário de redundância?
O contrário de redundância é: Principais antônimos de redundância: 1. brevidade, concisão, laconismo, condensação.
Quando ocorre redundância?
Ocorre redundância quando, numa frase, repete-se uma ideia já contida num termo anteriormente expresso. Assim, as construções redundantes são aquelas que trazem informações desnecessárias, que nada acrescentam à compreensão das mensagens.
Qual a vantagem de ter redundância Cite um exemplo?
Impede paralisações de sistemas
Outro benefício importante é que a redundância impede a paralisação dos sistemas e processo da empresa. Dessa forma, em momentos de problemas e falhas, os resultados e desempenho geral não são impactados.
É errado usar redundância?
A redundância ou tautologia, também chamada de “pleonasmo vicioso”, é um vício de linguagem. Ocorre, portanto, devido à desatenção do enunciador. Desse modo, diferentemente do pleonasmo de reforço ou estilístico, a redundância não possui uma intenção expressiva, e seu uso é condenado pela norma culta.
Como evitar a redundância?
Basicamente, para evitar a redundância, basta apenas não dizer a mesma coisa duas vezes ou mais em uma mesma sentença. Não é possível “encarar” de costas ou de lado, por exemplo, então, é desnecessário dizer que alguém “encarou de frente” um problema, já que a palavra “encarar” já significa olhar de frente.
Qual a diferença entre pleonasmo é pleonasmo vicioso?
O pleonasmo, quando não usado intencionalmente como figura de estilo, passa a ser um vício de linguagem. Para contrapor os dois, normalmente a figura de linguagem é designada pleonasmo literário, enquanto a redundância desnecessária é denominada pleonasmo vicioso.
Qual é o sinônimo de pleonasmo?
1 redundância, repetição, tautologia, perissologia. Exagero de palavras para expressar algo: 2 perífrase, circunlóquio, rodeio, circunlocução, verborragia, logorreia.
O que é uma descrição precisa de redundância?
O que é uma descrição precisa de redundância? Explicação: A redundância tenta remover qualquer ponto único de falha em uma rede usando vários caminhos fisicamente cabeados entre os switches na rede.
O que é hipérbole é um exemplo?
Por ser um recurso estilístico que remete ao exagero, a hipérbole costuma ser utilizada para dar uma intensidade muito maior ou menor àquilo que se quer dizer, dando ênfase ao efeito do discurso. Veja no exemplo: Eu estou congelando de frio!
O que é redundância controlada?
A redundância controlada é uma técnica cuja utilização vem ganhando espaço em bancos de dados relacionais, principalmente em bases de dados que atendem sistemas online em que há tendência de grande volume de leituras e baixo número de operações de escrita.
O que é o plural redundante?
No padrão formal existe o plural redundante. É quando se coloca tudo no plural: o artigo, o substantivo, o adjetivo, o verbo. Na língua oral, esse tipo de construção aparece de outra maneira.
O que são pleonasmos a pleonasmo é redundância são sinônimos?
Pleonasmo e redundância são sinônimos. Explicação: Isso mesmo, pleonasmo reforça algo que já foi dito e contribui para deixar algo redundante e repetitivo.
O que é ambiguidade redundância?
A ambiguidade, também chamada de anfibologia, é a duplicidade de sentidos numa mesma sentença. Pelo fato de reunir mais do que uma interpretação possível, as ambiguidades podem gerar um desentendimento no discurso, motivo pelo qual devem ser evitadas nos discursos formais.
Como se chama o erro de repetir palavras?
O pleonasmo é um recurso linguístico que utiliza a repetição de um termo ou de uma ideia para dar maior ênfase ou clareza. Dependendo do contexto e da intenção do falante, o pleonasmo pode configurar uma figura de linguagem ou um desvio da norma padrão.
O que é pleonasmo é um exemplo?
O pleonasmo vicioso é um vício de linguagem, é a repetição supérflua da palavra ou da ideia contida na frase. Neste caso é uma redundância desnecessária e não agrega nenhum valor ao que está sendo dito ou escrito. Veja estes exemplos: Entrar para dentro.
O que é um pleonasmo vicioso?
A redundância, também chamada de pleonasmo vicioso, ocorre de maneira não intencional no discurso. Porém, quando se usa um pleonasmo propositalmente para reforçar algum sentido no enunciado, trata-se de uma figura de linguagem.