O que é redundância e exemplos?

Perguntado por: ufigueiredo . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 18 votos

A redundância se refere a alguma situação em que as informações já tenham sido dadas e que novamente voltam a ser mencionadas em outro momento. Exemplo: "O diretor falou durante quatro horas seguidas o que poderia ter dito em 40 minutos".

1 pleonasmo, repetição, tautologia. Uso excessivo de palavras: 2 prolixidade, difusão, eloquência, facundidade, logorreia, loquacidade, verborragia, verbosidade.

Uma pessoa é redundante quando conta a mesma história por diversas vezes, não modificando o que diz ou prolongando o seu discurso, fazendo com que a mensagem esteja carregada de repetições. Exemplo: "O prefeito é muito redundante em seu discurso.

O contrário de redundância é: Principais antônimos de redundância: 1. brevidade, concisão, laconismo, condensação.

Na área de tecnologia da informação (TI), a redundância de dados pode ser definida como a duplicação de elementos que constituem a infraestrutura, ou seja, tem a finalidade de manter cópias que podem ser acessadas como reservas quando ocorrer danos ou falhas, tanto nos componentes físicos quanto nos virtuais.

A redundância ou tautologia, também chamada de “pleonasmo vicioso”, é um vício de linguagem. Ocorre, portanto, devido à desatenção do enunciador. Desse modo, diferentemente do pleonasmo de reforço ou estilístico, a redundância não possui uma intenção expressiva, e seu uso é condenado pela norma culta.

Basicamente, para evitar a redundância, basta apenas não dizer a mesma coisa duas vezes ou mais em uma mesma sentença. Não é possível “encarar” de costas ou de lado, por exemplo, então, é desnecessário dizer que alguém “encarou de frente” um problema, já que a palavra “encarar” já significa olhar de frente.

Por ser um recurso estilístico que remete ao exagero, a hipérbole costuma ser utilizada para dar uma intensidade muito maior ou menor àquilo que se quer dizer, dando ênfase ao efeito do discurso. Veja no exemplo: Eu estou congelando de frio!

O pleonasmo, quando não usado intencionalmente como figura de estilo, passa a ser um vício de linguagem. Para contrapor os dois, normalmente a figura de linguagem é designada pleonasmo literário, enquanto a redundância desnecessária é denominada pleonasmo vicioso.

A prolixidade é um problema que compromete a escrita. Mas o que vem a ser um texto prolixo? A tendência deste tipo de produção é abusar da escrita, da prorrogação desnecessária do discurso, é a superabundância de argumentos e de palavras. Isso não é bom, pois o texto fica confuso, monótono, entediante.

A redundância, também chamada de pleonasmo vicioso, ocorre de maneira não intencional no discurso. Porém, quando se usa um pleonasmo propositalmente para reforçar algum sentido no enunciado, trata-se de uma figura de linguagem.

Significado de Redunda
O mesmo que: para, acontece, sucede, transborda, sobeja, resulta, superabunda.

Redes. Já a redundância de rede envolve a repetição de equipamentos modulares de fornecimento de rede e, pelo menos, duas conexões diferentes com a internet. A ideia é garantir a conexão mesmo no caso de falha de um componente ou serviço.

No padrão formal existe o plural redundante. É quando se coloca tudo no plural: o artigo, o substantivo, o adjetivo, o verbo. Na língua oral, esse tipo de construção aparece de outra maneira.

Pleonasmo e redundância são sinônimos. Explicação: Isso mesmo, pleonasmo reforça algo que já foi dito e contribui para deixar algo redundante e repetitivo.

redundancia pleonasmo sobejidade superabundancia superfetação superfluidade redundância perífrase circunlóquio mais... Antônimos de Circunlóquio: Antônimos de Pleonasmo: falta defecto.

Controle de redundância: Evita a duplicidade de informações a fim de manter o banco consistente e econômico quanto ao espaço de armazenamento gasto. Controle de Acesso: permite a configuração dos níveis de acesso de diferentes usuários.

A redundância é um termo bastante utilizado em todo setor de TI, justamente porque sua aplicação vai muito além apenas das operadoras. “Ter redundância” significa duplicar componentes críticos para que, em caso de falha de um deles, o outro seja acionado.

Redundância ativa
Envolve dois sistemas de processamento exatamente iguais, mas apenas uma saída é usada para que não haja redundância no ponto final. Ambos os componentes são igualmente potentes, assim, se um dispositivo falhar, não há alteração nas capacidades de um dispositivo para outro.

O pleonasmo vicioso é um vício de linguagem, é a repetição supérflua da palavra ou da ideia contida na frase. Neste caso é uma redundância desnecessária e não agrega nenhum valor ao que está sendo dito ou escrito. Veja estes exemplos: Entrar para dentro.