O que é redução do espaço articular Femorotibial?

Perguntado por: igeraldes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

A diminuição do espaço articular é uma característica importante e comum em osteoartrose femorotibial, podendo induzir ao aumento da pressão intra-articular dentro do espaço fascial ou osseofascial e desencadear a Síndrome Compartimental Articular, quer pela diminuição do tamanho do espaço intra-articular ou pelo ...

A articulação tibiofemoral é uma articulação entre os côndilos lateral e medial da extremidade distal do fêmur e o platô tibial, que são revestidos por uma camada espessa de cartilagem hialina.

Como já dito em diversos artigos, o tratamento do desgaste envolve recursos como a fisioterapia, a infiltração articular com ácido hialurônico (viscossuplementação) e tratamento cirúrgico em técnicas como a mosaicoplastia, micro-fraturas, transplante de cartilagem e membrana de colágeno.

Em alguns casos recomendamos a viscossuplementação, um procedimento que lubrifica a articulação, diminui a inflamação da região, nutre a cartilagem e ajuda a evitar a progressão da artrose. Mas o tratamento mais eficaz não é o medicamentoso e sim um programa de fisioterapia e uma rotina de exercícios.

Quando ocorre a completa destruição da cartilagem devido o processo degenerativo, é classificada como artrose grave, e o desgaste ósseo está presente.

É um dos principais sintomas da artrose, que é mais comum na região dos joelhos, quadril, coluna e também nas mãos. Assim como outros tipos de artrite, a artrose é considerada uma doença incapacitante em alguns casos e pode dar o direito de receber aposentadoria por invalidez.

A artrose do joelho não tem cura, uma vez que o desgaste da cartilagem não é reversível. Porém, isso não significa que os sintomas não possam ser tratados e controlados: com o tratamento adequado, é possível grande melhora clínica. Da mesma forma, a progressão da artrose pode ser controlada com o tratamento.

A dor ao nível do joelho geralmente é o primeiro sintoma da artrose. Essa dor é de caráter progressivo. Acentua-se com a atividade física (degraus, subida e descida de escadas, esportes de contato e movimentos repetitivos) e é diretamente proporcional ao excesso de peso.

prática de esportes e atividades de impacto, sem o devido preparo e condicionamento muscular e sem orientação de profissional de educação física especializado; traumatismos e fraturas prévias na região; doenças reumatológicas, como artrite reumatoide, espondilite anquilosante e lúpus, entre outras; histórico familiar.

Por joelho degenerativo entende-se as alterações articulares que aparecem na idade adulta, provenientes de traumas passados ou doenças metabólicas como as enfermidades reumáticas, ou na terceira idade, a artrose.

A articulação femorotibial medial está localizada na parte interna do joelho e é responsável pela flexão e extensão do joelho. Mas, a articulação femorotibial lateral está localizada na parte externa do joelho e é responsável pela mesma função da articulação medial.

O joelho é constituído por duas articulações, a articulação tibiofemoral (entre a tíbia e o fêmur) e a articulação patelofemoral (entre a patela e o fêmur).

A articulação femorotibial é classificada morfológica e funcionalmente como condilar e biaxial, respectivamente. Desempenha movimentos de flexão, extensão e de rotação. A rotação ocorre medialmente, exercendo maior pressão dos côndilos do fêmur sobre os meniscos mediais.

Quais os alimentos que deve tomar?

  • Os legumes;
  • O bacalhau;
  • A cerveja;
  • Os ovos;
  • Os frutos secos;
  • A gelatina.

Pessoas que já sofrem dor nos joelhos devem tomar o cuidado de não exercitar-se demais, destacou o dr. Justen Elbayar, especialista em medicina esportiva que trabalha no departamento de cirurgia ortopédica do NYU Langone Health e não participou do estudo.

Quem tem artrose e artrose pode fazer academia? Sim. Embora possa parecer o contrário, o levantamento de peso é realmente saudável para aqueles diagnosticados com osteoartrite porque músculos fortes sustentam as articulações. Também pode reduzir a rigidez, aumentar a força óssea e manter um peso saudável.

Não exagere nos exercícios
Ao mesmo tempo em que há pessoas com artrose que não são ativas, existem aquelas que vão além de seus limites. Contudo, exagerar é tão prejudicial quanto ser sedentário. Forçar seus limites pode aumentar a dor e o risco de lesões nas articulações.

Quando a artrose atinge o nível 3, os sintomas já passam a causar limitações para atividades diárias como caminhar, subir e descer escadas e agachar. Quando se chega neste nível, o esporte deve ser completamente adaptado.

Segundo a ortopedista, os exercícios mais indicados são aqueles que não sobrecarregam os joelhos ou a área acometida pela condição. Nessa lista entram os treinos de musculação, Crossfit, Pilates e o uso de elásticos para promover a resistência e o fortalecimento muscular.