O que é redução da capacidade laboral de uma pessoa?

Perguntado por: sbeiramar6 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

A redução da capacidade laborativa é um dos requisitos para concessão de certos benefícios previdenciários, como auxílio-acidente, e para passar pela reabilitação profissional. Em outras palavras, o termo se refere ao quadro em que o trabalhador sofre algum problema que o impede de trabalhar normalmente.

Os dois tipos de incapacidade laboral são classificadas pelo grau (parcial ou total) e pelo tempo de duração como (temporária ou permanente). No caso da incapacidade temporária, existe uma previsão de recuperação. Ou seja, essa incapacidade é reversível e já possui uma data aproximada para recuperação.

É a impossibilidade de desempenhar as atribuições definidas para os cargos, funções ou empregos, provocada por alterações patológicas decorrentes de doenças ou acidentes.

Incapaz, atualmente, para o trabalho. CID M54.

A incapacidade nada mais é que, a perda da capacidade do trabalhador para exercer as suas funções habituais, que pode ser causada por doença ou acidente. Ou seja, trata-se da falta de capacidade para exercer o trabalho.

A convocação para essa inspeção será indicada pelo Serviço de Perícias Médicas (SerPM). O servidor deverá aguardar, em atividade, a realização da inspeção médica.

A partir da perícia médica de Avaliação de Capacidade Laborativa, o médico perito emitirá parecer informando se o servidor está ou não está com sua capacidade laborativa preservada para suas funções.

Temos o laudo médico expedido pelo médico do trabalho pela empresa, temos o médico perito do INSS que elabora parecer para o próprio órgão, e temos também o médico da família, ou o médico assistente do segurado, que é profissional particular, ou credenciado do SUS, que avalia você sem qualquer vínculo com o seu ...

Um dos documentos mais recomendados para ajudar na comprovação de que a doença do trabalhador está relacionada ao trabalho é o laudo médico pericial, capaz de demonstrar a relação entre o problema de saúde e as condições do ambiente de trabalho.

Qual a validade de um laudo médico? De acordo com a Jusbrasil, os laudos médicos têm validade de até 90 dias para o INSS, enquanto a Justiça costuma considerar a validade de até 180 dias.

Afastamento por tempo indeterminado significa que o trabalhador ficará fora da empresa por um longo período. Ou seja, enquanto durar o seu tratamento e recuperação, seja por doença ou por acidente. Isso também pode acontecer em decorrência do parto, da licença-maternidade e da covid 19.

Como fazer um recurso do auxilio doença indeferido?

  1. acessar o site do Meu INSS;
  2. fazer o login;
  3. clicar na opção Requerimentos;
  4. depois em Novo Requerimento;
  5. selecione Recurso de Benefício por Incapacidade;
  6. preencha o formulário online.

§ 1o Para todos os efeitos desta norma é considerada invalidez laborativa permanente total por doença aquela para a qual não se pode esperar recuperação ou reabilitação, com os recursos terapêuticos disponíveis no momento de sua constatação, para a atividade laborativa principal do segurado.

Esse termo trata da incapacidade do trabalhador para exercer as suas funções habituais, sendo causada por doença ou acidente. Ou seja, trata-se da falta de capacidade para exercer o trabalho.

Sua causa não decorre das atividades exercidas, e sim da própria idade. Como exemplos dessa doença, podemos citar a presbiacusia (que é a perda da acuidade auditiva iniciada a partir dos 30 anos, resultante da degenerescência das células sensoriais), a catarata, doenças reumáticas, Alzheimer, entre outras.

Caso a pessoa possua as duas espécies de capacidade, terá a chamada capacidade civil plena; aqueles que não possuem a capacidade de fato são chamados de INCAPAZES, ou no mesmo sentido a capacidade limitada. A incapacidade absoluta, encontra-se mencionada no disposto do artigo 3 do Código Civil.

A condição em que o indivíduo pode ter perda parcial ou total da capacidade de se expressar ou compreender a fala ou escrita se chama afasia.

Perda parcial de capacidade de trabalho justifica redução de indenização. Quando a perda da capacidade de trabalho decorrente de doença ocupacional é apenas parcial, e ocorre também devido a outros fatores, justifica-se a redução da indenização paga ao trabalhador.