O que é Redpill e Mgtow?

Perguntado por: odantas . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

São pensamentos de linhas como redpill (a propagada pelo coach), MGTOW (Men Going Their Own Way, ou homens tomando seu próprio caminho, em inglês) e incels, que floresceram a partir da década passada em cantos obscuros e anônimos da internet (fóruns conhecidos como "chans").

Os homens “sigma” possuem muitas das características “alfa”, mas têm o diferencial de serem introvertidos. A designação Red Pill faz referência ao filme “Matrix”, em que o protagonista precisa fazer uma escolha entre a pílula azul (Blue Pill), que representa a ilusão, e a vermelha (Red Pill), associada à consciência.

O que é Bluepill:
O mesmo que ignorância, desconhecimento da verdade. Palavra que, traduzida do inglês, significa "Pílula azul". A pílula azul e seu oposto, pílula vermelha, são símbolos da cultura pop que representam a escolha entre abraçar a verdade às vezes dolorosa e a ignorância abençoada.

Red Pill, "machosfera" e "manosfera" são termos que têm chamado a atenção em referência a grupos que discutem o papel dos homens na sociedade, mas acabam por reproduzir ideias machistas e, por vezes, misóginas (de ódio a mulheres).

Como as comunidades de Redpill fazem mal a jovens do mundo todo? Resposta. Explicação: O movimento Red Pill ficou conhecido no Brasil recentemente, quando uma famosa comediante sofreu ataques verbais e ameaças de um 'coach para homens'.

MGTOW (pronuncia-se "migtal") é a sigla para "man going their own way".

A origem do movimento é incerta, mas provavelmente a sigla MGTOW foi criada no início dos anos 2000 por dois homens que usam os pseudônimos online de Solaris e Ragnar, e poderia ter surgido do “fenômeno da pílula vermelha”, uma metáfora usada pelos antifeministas para acordar os homens sobre dos malefícios que as ...

É uma corrente que defende o resgate da virilidade masculina no que acreditam ser características natas, valorizando o comportamento violento e predador do homem e ocupando, assim – uma vez que afirmam ter perdido essa posição –, o "topo da cadeia alimentar".

Um macho sigma é um homem que não precisa da aprovação de outras pessoas. Ele não é barulhento ou abusado, mas tranquilo e controlado. Um macho sigma é um cara introvertido, mas confiante.

Trata-se do homem beta, um termo emprestado da biologia, que significa o oposto do macho alfa, o líder de um grupo de animais. Enquanto o alfa é agressivo, exibe força e coragem, garante a caça e conquista as melhores fêmeas do bando, o beta é mais cooperativo e não faz questão de participar das disputas masculinas.

O termo “sigma” está ganhando força no TikTok e, até agora, já são mais de 2 milhões de conteúdos sobre ele. Mas a que se deve isso? Bem, ele está aparecendo como uma alternativa para os conhecidos termos “alfa” (confiante e autoritário) e “beta” (frouxo, inseguro, que se rebaixa).

Uma pessoa "White Pill" seria uma pessoa que mesmo diante das dificuldades e problemas da sociedade atual, não se deixa abalar e não desiste de tudo.

Normie: uma pessoa “comum”, alguém que tenha uma opinião popular, um gosto popular e que usa coisas populares. Indie: aqueles que querem fugir do padrão, fugir do que é normie. Mandrake: o termo tem sua origem na cultura do funk e significa algo estiloso ou descolado.

Based. Uma pessoa que não se importa com o status quo e valoriza a autenticidade.

Cunhado pelo ativista da extrema direita americana Theodore Beale, em 2010, o termo sigma ajuda a definir o exército virtual que toca globalmente o Red Pill.

Entre as causas mais reconhecidas da dependência das redes sociais se encontra a baixa autoestima, a insatisfação pessoal, a depressão ou hiperatividade e, inclusive, a falta de afeto, carência que muitas vezes os adolescentes tentam preencher com os famosos likes.

Poderá levar ao isolamento social, sedentarismo, diminuição do rendimento escolar, dificuldades em estabelecer relações e em casos mais graves, quando está instalada a dependência da internet, poderá surgir sintomatologia ansiosa e/ou depressiva.

O excesso das redes sociais pode levar a uma série de problemas para os adolescentes e jovens, como o aumento da ansiedade e depressão, problemas de sono, falta de concentração, problemas de aprendizagem entre outros.

Continuar lendo O que é ser MGTOW?