O que é recordar repetir e elaborar?

Perguntado por: icordoba . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

Em seu primoroso trabalho "Recordar, repetir e elaborar", no qual descreve fenômenos que estão na base do pensamento psicanalítico, Freud (1914/1980) observa que o paciente repete no relacionamento com o analista comportamentos e atitudes característicos de experiências iniciais.

Na psicanálise, elaborar é uma função psíquica que requer muito esforço. Elaborar para a psicanalise se refere a uma capacidade de estabelecer uma ligação, ou seja, transformar uma energia livre em uma energia ligada, própria de um adulto com ego equilibrado e capaz de pensar sobre coisas.

Repetição é um dos conceitos fundamentais da psicanálise. O caráter compulsivo da repetição está ligado à pulsão de morte: pura quantidade, afetos sem representações, projetados a esmo, furiosamente. O sujeito é impelido, contra sua vontade, a re-editar novas edições de acontecimentos traumáticos.

A elaboração psíquica é, assim, num sentido lato, a assimilação dos acontecimentos internos e externos ao sujeito. Numa perspetiva psicanalítica, é a transformação da energia livre em energia ligada, o que permite aceder ao processo secundário e adiar a descarga da tensão sob forma física ou alucinatória.

Para ter a possibilidade de elaborar o que ficou em aberto. Um processo de análise te convida a recordar e, ainda sim, repetir, repetir, repetir. Até elaborar. O passado é reatualizado, repetimos no presente, mas em direção a uma elaboração desejante do futuro.

É dessa perspectiva que compreendemos a afirmação de Freud teorizando a cura: “tornar consciente o inconsciente”. Os principais conceitos que inauguram a Psicanálise de Freud são: a noção de inconsciente; a teoria sexual e o princípio do prazer e de desprazer; a teoria das pulsões e a noção de aparelho psíquico.

Educar, psicanalisar e governar são ofícios impossíveis, segundo Freud. A difícil tarefa desses ofícios consiste em tentar responder ao chamado, à invocação do real.

Inicialmente, Freud utilizava no tratamento de seus pacientes o método catártico, desenvolvido por Josef Breuer (1842-1925), que dispunha da hipnose para ampliar-lhes o campo da memória, possibilitando assim o tratamento.

1. Processo pelo qual o psicanalisando integra uma interpretação e supera as resistências que ela suscita; elaboração interpretativa.

O processo psicanalítico realiza-se através da fala, que acontece sob a forma de associação livre, ou seja, o paciente verbaliza todos os pensamentos que surgirem em sua mente, falando sobre seus sonhos, desejos e fantasias livremente.

Psicanálise é um ramo clínico teórico que se ocupa em explicar o funcionamento da mente humana, ajudando a tratar distúrbios mentais e neuroses. O objeto de estudo da psicanálise concentra-se na relação entre os desejos inconscientes e os comportamentos e sentimentos vividos pelas pessoas.

psicanál vol. 44 no. 4 São Paulo 2010. Este trabalho examina o recordar, repetir e elaborar na análise, e enfatiza a dimensão do construir condições necessárias para o desenvolvimento primitivo de pessoas que apresentam falhas iniciais básicas.

[ Retórica ] Figura pela qual a mesma palavra ou frase se repete várias vezes para dar mais força ao discurso. 5. [ Cinema, Teatro, Televisão ] [ Cinema, Teatro, Televisão ] Repetição de espectáculo , filme, programa televisivo ou radiofónico .

As principais abordagens da psicologia

  • Psicanálise. ...
  • Behaviorismo ou Analítico Comportamental. ...
  • Humanismo. ...
  • Psicoterapia Corporal ou Reich. ...
  • Cognitivo-Comportamental ou TCC. ...
  • Gestalt-terapia.

No caso das anotações realizadas durante a sessão, elas servem para: Ajudar os Psicólogos a solidificar as memórias de detalhes importantes; Lembrar de temas aos quais deseja retornar posteriormente, de modo a não interromper o paciente no momento da sessão e; Como está o progresso da terapia.

Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.

E por que repetimos padrões de comportamento? Porque os traumas não foram trabalhados, o que nos impossibilita de olharmos para eles, de recordarmos o que realmente aconteceu, já que estão recalcados no inconsciente.

8 bons caminhos para superar os próprios erros

  1. Aceite o que aconteceu. ...
  2. Evite ser tomado pela emoção. ...
  3. Assuma sua responsabilidade. ...
  4. Compreenda o erro em sua totalidade. ...
  5. Desenvolva um novo mindset. ...
  6. Não tenha medo. ...
  7. Escute o que os outros têm a dizer. ...
  8. Pense sempre em recomeçar.