O que é reciclagem mental?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Reciclar o lixo emocional significa dar um novo sentido ao sentimento e à dor, nos readaptando ao dia a dia, aos objetivos de vida e aos pensamentos.

Reciclagem é o processo que visa transformar materiais usados em novos produtos para sua reutilização. Por este processo, materiais que seriam destinados ao lixo permanente podem ser reaproveitados.

Tipos de reciclagem

  • Papel. Dentre os cestos coloridos usados para separar os recicláveis, o papel deve ser descartado nas lixeiras azuis. ...
  • Vidro. O vidro deve ser descartado na lixeira verde, destinada a materiais recicláveis. ...
  • Plástico. ...
  • Metal. ...
  • Reciclagem mecânica. ...
  • Reciclagem energética. ...
  • Reciclagem química.

Além de favorecer uma atividade rentável gerando novos empregos, a reciclagem reduz a quantidade de resíduos (lixo não reciclável) enviados para aterros sanitários ou depósitos de lixo, prolongando a vida útil desses locais.

Além de diminuir os lixões e aterros sanitários, a maioria dos resíduos não-orgânicos que são gerados em casa pode ser reciclada, o que economiza recursos naturais e gera renda para os catadores de lixo.

O que é reciclagem? A reciclagem é o processo de transformação de um material em um novo produto, por exemplo, transformação de garrafas PET usadas em novas garrafas. Porém, também é possível reciclar um material e transformá-lo em outro, completamente diferente, como a reciclagem de papel em folhas A4 recicladas.

Conforme a lei 12.305/10, esses resíduos devem ter uma destinação ambientalmente correta.

  • Coleta. A coleta tem o objetivo de destinar corretamente os materiais para reaproveitamento ou descarte adequado e reduzir o impacto ambiental gerado destes resíduos.
  • Triagem. ...
  • Transformação. ...
  • Realocação.

Reaproveitamento e reutilização de um material: 1 reaproveitamento, reutilização, recuperação, reúso, reprocessamento.

Não reciclável: Espuma, Esponja de cozinha, Tomadas, Acrílico, Bandejas de plástico, Embalagem Metalizada (Café e Salgadinho), Cabos de Panela, Isopor*. *O isopor pode sim ser reciclado, mas como a tecnologia necessária nesse processo é cara no Brasil, ele está lista de materiais não recicláveis.

Reaproveitar e reciclar não são a mesma coisa. Reaproveitar significar utilizar novamente um produto, reciclar é quando um material usado é transformado em um novo produto. Muitas vezes utilizados como sinônimos os termos reaproveitar (ou reutilizar) e reciclar, porém eles não significam a mesma coisa!

Separe o lixo de acordo com os materiais
Diferente do lixo orgânico, esses materiais não possuem origem animal ou vegetal. Ao iniciar o descarte, separe-os de acordo com os seus materiais: papel, alumínio, vidro, plástico, entre outros. Em seguida, faça o seu descarte nas lixeiras de reciclagem destinadas ao produto.

Erros que prejudicam a reciclagem de papelão

  • Descartar os papelões no lixo comum. ...
  • Não fazer a separação dos resíduos. ...
  • Não destinar os resíduos para os locais adequados. ...
  • Jogar fora os resíduos que parecem destruídos. ...
  • Não contratar uma empresa aparista.

Saiba quais são os melhores resíduos para reciclar

  1. Latinhas de alumínio. Entre os secos, as latinhas de alumínio são as campeãs de reciclagem no Brasil. ...
  2. Papel e papelão. ...
  3. Plásticos.

Jornais, revistas, correspondências, envelopes. Papéis de embrulho em geral, papel de seda, sacolas e sacos de papel, embalagem longa vida. Papelão, cartolinas, embalagem de ovo. Papel kraft, papel heliográfico, papel filtrante, papel de desenho.

No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar.

A prática da reciclagem prolonga a vida útil dos aterros sanitários; diminui o desperdício e o depósito de lixo em lugares clandestinos e inadequados; minimiza o aparecimento de vetores que vivem e se alimentam de resíduos; reduz o consumo de energia na produção; e gera renda pela comercialização dos recicláveis.