O que é receber por precatória?

Perguntado por: ebarbosa . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.5 / 5 4 votos

É uma requisição de pagamento de uma quantia certa feita ao ente público (União, Estado, município, suas autarquias ou fundações), em virtude de decisão judicial definitiva e condenatória, que possibilita à pessoa vitoriosa receber o crédito da condenação.

Os precatórios são instrumentos utilizados pelo Judiciário para requisitar do poder público o pagamento de dívidas decorrentes de processo judicial transitado em julgado.

De acordo com a lei, um precatório federal só é gerado se o resultado da ação judicial for superior a 60 salários mínimos.

Como consultar precatório federal pelo CPF

  1. Acesse o site do Tribunal de Justiça do seu Estado. Juntamente com o seu documento, navegue pelo menu;
  2. Localize a aba que dá acesso à página dos precatórios;
  3. Preencha as informações exigidas pelo Tribunal. ...
  4. Verifique a situação do seu precatório.

Na página www.tjsp.jus.br/precatorios, no item Credores do menu lateral, acesse Lista de Precatórios Disponibilizados e Pendentes de Pagamentos, que direciona para sistema eletrônico de consulta.

O que mudou na carta precatória no Novo CPC
A expedição das cartas precatórias deve agora ser comunicada às partes (art 261, § 1º), inclusive no juízo deprecado (art 261, § 2º), remetendo a prática do ato determinado por carta precatória ao princípio da cooperação das partes (art 261, § 3º).

Depois de alguns dias, essa mesma carta (o mesmo documento) retorna, contendo uma resposta do seu familiar. É assim que funciona o procedimento da carta precatória: ela é devolvida com uma resposta/informação.

6.4. Ao receber a carta precatória, o juízo deprecado deverá oficiar ao juízo deprecante informando a data designada para o ato. 7. Publicar a expedição da carta precatória, para intimação das partes, sob pena de nulidade, caso haja advogado constituído.

Todas as agências da Caixa Econômica Federal estão efetuando pagamento de RPVs e precatórios, independentemente do valor, com ou sem alvará de levantamento.

Assim, podemos verificar que, por lei, os precatórios podem demorar de 6 meses a até dois anos e meio para serem quitados, tudo a depender da data de inscrição do precatório (que definirá o ano de pagamento), bem como o mês de pagamento que o devedor definir (pois este pode escolher pagar logo no começo do ano, ou ...

Precatórios são requisições de pagamento expedidas pelo Judiciário para cobrar de municípios, estados ou da União, assim como de autarquias e fundações, valores devidos após condenação judicial definitiva. O pagamento de precatórios está previsto na Constituição Federal.

As pessoas que movem uma ação judicial contra o Poder Público, em caso de ganho de causa definida, ou seja, após o esgotamento de todas as possibilidades de recurso, têm direito a receber um precatório. Depois de reconhecer a dívida, o órgão inclui o precatório no orçamento público.

A estimativa é que o teto seja de quase R$ 40 bilhões no ano que vem. Ficarão de fora deste limite o pagamento de requisições de pequeno valor para o mesmo exercício, de até R$ 600 mil, que terão prioridade no pagamento.

Primeiro, entre no site oficial do TRF do seu processo; Depois disso, procure por “Consulta processual”, “Precatórios” ou “Títulos públicos”.

Com a atualização e regulamentação do CNJ, esse atraso foi sistematizado. No ano de 2023 não haverá pagamento de nenhum precatório comum atrasado de 2022 e por consequência, de 2023.

Todos os contribuintes que tenham efetivamente recebido valores referentes a um precatório ou Requisições de Pequeno Valor – RPVs durante 2022 devem declarar esses valores. Independentemente do valor que o contribuinte recebeu em 2022, os precatórios devem ser declarados na declaração de IR 2023.