O que é Recebê-los?

Perguntado por: hmaciel . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

1. Recebê-lo. É uma forma de dizer que "receber ele". Irei recebê-lo em minha casa / Irei receber ele em minha casa.

A única exceção é para os verbos terminados em ir, que só levam acento quando o “i” final for um hiato. Por isso, encontrá-lo, recebê-la e instruí-la são acentuados, mas imprimi-lo fica sem acento.

Em português, as palavras oxítonas só recebem acento gráfico se terminarem em "o", "e", "a": compô-la, propô-lo, recebê-lo, vendê-la, ajudá-lo, procurá-la… As oxítonas terminadas em "i" e "u" não recebem acento gráfico: dividi-lo, adquiri-la, servi-los…

Conjugação do verbo: receber

  1. Presente. eu. recebo. tu. recebes. ele/ ela/ você ...
  2. Pretérito Imperfeito. eu. recebia. tu. recebias. ele/ ela/ você ...
  3. Futuro. eu. receberei. tu. receberás. ...
  4. Presente. que eu. receba. que tu. recebas. ...
  5. Futuro. se eu. receber. se tu. receberes. ...
  6. Pessoal. eu. receber. tu. receberes. ...
  7. eu. receberia. tu. receberias. ele/ ela/ você

As três construções são corretas. Em locuções verbais, o pronome átono se pode estar ligado ao verbo principal ou ao verbo auxiliar.

7 hospedar, acolher, recepcionar, albergar, abrigar, agasalhar.

7 hospeda, acolhe, recepciona, alberga, abriga, agasalha. Exemplo: Todos os anos aquela família recebe os alunos estrangeiros.

Que recebe algo ou alguém: 1 recebedor, cobrador, coletor.

As palavras são paroxítonas quando a penúltima sílaba da palavra é a sílaba tônica, como: adorável, órgão, perfume, mesa.

Segundo a gramática da língua portuguesa, existe uma regra de acentuação para quando há a formação de um hiato em que a segunda vogal dele é I ou U. É o que acontece, por exemplo, com as palavras país e saúde. Se separarmos as sílabas desses dois vocábulos, o resultado é PA-ÍS e SA-Ú-DE.

O "tem" é uma forma verbal da terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "ter" (ele/ela tem). Por outro lado, “têm”, com acento circunflexo, aparece na terceira pessoa do plural (eles/elas têm). "Tem" é conjugado no singular, enquanto "têm" no plural.

Auxiliar, prestando socorro; socorrer: ajudar os amigos. Facilitar, tornando algo mais fácil; dar sua contribuição a: o chá ajuda a digestão.

Amá-lo e ama-lo, devolvê-lo e devolve-lo, deixá-lo e deixa-lo são construções corretas, mas que se referem a formas verbais diferentes, que devem ser usadas em situações diferentes, apresentando pronuncias diferentes.

O mesmo que: acolitará, acudirá, auxiliará, coadjuvará, salvará, socorrerá. Auxiliar,... tem-te-lá m.

O verbo receber pode apresentar-se em um enunciado como transitivo direto ou como transitivo direto e indireto (bitransitivo). Em: "Você não vai recerber (sua mãe)? O verbo pode ser classificado como transitivo direto, pois o objeto seria "sua mãe" que está expresso no contexo (Sua mãe está aí).

Conjugar um verbo significa mudar as desinências da palavra para conseguir indicar suas variações (de número, pessoa, tempo e modo) e dar coerência à fala ou texto. Com essa definição, fica fácil concluir que todo mundo que fala português já sabe como conjugar corretamente, certo? Errado.

Quando não usar a ênclise? Resposta: quando ocorrer na frase uma palavra que atraia o pronome para antes do verbo (ou seja, basicamente, com as regras já apresentadas sobre a próclise). Com palavras negativas: “Nunca me falaram sobre isso.” Com conjunções subordinativas: “Conforme lhe disse, não estou interessado.”

Portanto, as duas formas estão corretas.

Depois de vírgula
Quando os verbos são antecedidos por advérbios, usamos a próclise.

O contrário de receber é: Contrário de ganhar: 1 dar, oferecer, conceder, ceder, entregar, ofertar, doar.