O que é realmente considerado indisciplina na escola?

Perguntado por: eparaiso . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
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A indisciplina sempre fez parte da história da Educação e é compreendida como uma violação, uma desobediência às regras relacionadas a determinado espaço ou situação; no caso da escola, às regras educacionais.

Como reconhecer o aluno indisciplinado

  • tenta escapar das aulas;
  • foge das atividades oferecidas;
  • procura obstruir o professor;
  • constantemente protesta contra as regras, sem razão;
  • não aceita regras;
  • está sempre testando a autoridade do educador;
  • quer chamar atenção tanto da turma quanto do professor.

Alunos considerados como indisciplinados na escola estariam relacionados à suas atitudes, como por exemplo: falar ao mesmo tempo com o professor, responder com rispidez, ser desobediente, bagunçar, não cumprir com suas obrigações (OLIVEIRA, 1996).

Conversas paralelas, indiferença, uso do celular sem o devido consentimento, e indelicadeza com o professor ou demais alunos são exemplos de indisciplina. Essas atitudes, por vezes, impedem que haja um clima harmonioso na sala de aula, e interferem nas condições de aprendizado dos demais estudantes.

Do ponto de vista social, a disciplina ainda representa a boa conduta do indivíduo, ou seja, a característica da pessoa que cumpre as ordens existentes na sociedade. Neste aspecto, o oposto de disciplina é a indisciplina, quando há a falta de ordem, regra, comportamento ou de respeito pelos regulamentos.

1. Que não tem disciplina. 2. Que se insurge contra a disciplina; revoltoso.

Os sintomas da indisciplina escolar
Mas a indisciplina frequentemente atinge graus mais preocupantes, que envolvem a prática de bullying, comportamento violento e desrespeito ao docente e, às vezes, atos de agressão verbal e até física contra o professor.

Quais as principais dicas para lidar com uma turma indisciplinada?

  1. Estabeleça uma relação de diálogo. O diálogo é sempre uma boa alternativa para a resolução de problemas. ...
  2. Mude a estratégia de aula. ...
  3. Saiba reagir aos problemas e dificuldades. ...
  4. Promova exercícios de respiração.

Para lidar com essas situações, é preciso atuar na causa, e não nas consequências. Em vez de criar mecanismos de vigilância e controle para acabar com a agitação (consequência), vale discutir com os alunos os reais motivos desse comportamento, buscando identificar e corrigir o que vai mal (causa).

São vedadas, em sala de aula, a prática de doutrinação política e ideológica bem como a veiculação de conteúdos ou a realização de atividades que possam estar em conflito com as convicções religiosas ou morais dos pais ou responsáveis pelos estudantes.

01- Quando o professor reconhece pequenos desvios de comportamento, ele pode escolher por estratégias que vão desde: A - definir normas e regras para garantir que os estudantes compreendam que o espaço da sala de aula é estritamente para a aprendizagem dos conteúdos conceituais e factuais dispostos no currículo.

A indisciplina é um grande desafio para os docentes, representa um dos obstáculos na arte de ensinar. Analisar as causas do problema, instalar limites e disciplina é uma tarefa árdua, pois para isso é necessária uma autoridade saudável.

Todos saem perdendo quando situações de indisciplina se estabelecem no ambiente escolar. Além disso, a indisciplina pode ser um foco de tensão entre famílias e a escola. Os mais prejudicados, neste sentido, são sempre os alunos.

O coordenador pedagógico também tem um papel importante para combater a indisciplina na instituição de ensino. Continue a leitura para entender quais são as causas e quais estratégias podem ser usadas.

Sendo assim, a interdisciplinaridade na educação é um método de ensino que propõe integrar diferentes disciplinas, abordando os conteúdos de modo a estabelecer uma relação entre eles, passando por todas as áreas do conhecimento.