O que é ready made como fazer?

Perguntado por: ehernandes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Ready-Made: o termo inglês ready-made significa "objeto pronto", ou seja, um artista pega um objeto que já está feito, que não foi construído por ele e que não foi feito para ser obra de arte, e coloca em outro lugar, desloca este objeto, dá a ele o status de obra de arte”.

O termo é criado por Marcel Duchamp (1887-1968) para designar um tipo de objeto, por ele inventado, que consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano, produzidos em massa, selecionados sem critérios estéticos e expostos como obras de arte em espaços especializados (museus e galerias).

O ready-made mais famoso de Duchamp foi “A Fonte”, de 1917, um urinol apresentado como uma obra de arte assinada por “R. Mutt” e rejeitado pelo júri. A obra só foi aceita quando os avaliadores tomaram conhecimento do verdadeiro criador da escultura.

A questão é: um readymade é antes de qualquer coisa um objeto que desempenha o papel de evento. Ele certamente nega a arte enquanto esta perde frequentemente seu caráter de evento.

A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

Este tipo de trabalho é de suma importência pois, desenvolve o olhar crítico de um profissional, bem como, o interpretar de sua arte como um todo, ele também é importante pois, promove a democratização da arte em seus mais variados sentidos, o que traz um ar de renovo e modernização.

Principais características da instalação artística
Trabalhos em grandes formatos; Utilização necessariamente do espaço como parte da obra; Interação do público; Obras “não-colecionáveis”.

Marcel Duchamp, artista francês nascido em 1887, é considerado o “pai da arte contemporânea”. Ele criou os “ready-mades”, gênero de arte em que objetos utilitários industrialmente produzidos atingem o estatuto de arte por meio dos processos de seleção e apresentação.

pronto adj (pronta f sing, prontos m pl, prontas f pl)

Quando os ready made ficaram famosos? Em abril de 1917, uma peça ordinária de encanamento (um exemplo de ready made) escolhida por Duchamp foi submetida a uma exposição da Sociedade de Artistas Independentes, a exposição inaugural da Sociedade foi apresentada no Grand Central Palace, em Nova York.

Muito conhecida como referência para uma produção contemporânea a denominação: “ready made” foi criada pelo artista francês Marcel Duchamp, que deslocava objetos comuns, com ou sem modificações mínimas, para dentro de espaços museológicos.

A arte urbana propõe justamente sair dos lugares ditos “consagrados”, aqueles destinados a exposições e apresentações artísticas - como por exemplo os teatros, cinemas, bibliotecas e museus - para dar visibilidade à arte cotidiana, espalhada pelas ruas.

Os Neanderthais - e não os humanos pré-históricos - foram os primeiros artistas do planeta, de acordo com uma nova pesquisa liderada por cientistas da Universidade de Southampton (Reino Unido) e do Insituto Max Plack (Alemanha).

A arte abstrata (ou abstracionismo) é aquela que foge a representação de qualquer realidade exterior. Em outras palavras, o abstracionismo não se debruça sobre um objeto ou cenário, não pretende imitar a natureza, ou tem qualquer intenção de representar o mundo externo.

Em sentido estrito, a noção de crítica de arte diz respeito a análises e juízos de valor emitidos sobre as obras de arte que, no limite, reconhecem e definem os produtos artísticos como tais. Envolve interpretação, julgamento, avaliação e gosto.

A obra é um ready-made dadaísta, ou seja, um objeto já pronto – é exatamente isso que significa a expressão ready-made – que é selecionado pelo artista e a partir de então passa a ser uma obra de arte. Geralmente, tratam-se de objetos comuns, da vida quotidiana, tirados de seus contextos e ressignificados pelo artista.

- Trabalho artístico caracterizado por grande complexidade e inovação (principalmente com uso de técnicas diferentes). - Fez fotografias de vanguarda de artistas e sobre moda, principalmente da cena cultural parisiense dos anos 1920. - Destacou-se também por suas expressivas colagens.

Arte efêmera é um conceito curatorial utilizado para denominar instalações, happenings e performances que não têm pretensão de ser perenes e se opõem às formas mais tradicionais da arte, como a pintura ou a escultura.

A Fonte

Uma das principais obras do Dadaísmo chama-se “A Fonte”, criada em 1917 por Marcel Duchamp. A obra é um mictório, sem encanamento, de porcelana branco. Outra obra famosa de Duchamp foi uma cópia da Mona Lisa – mais famosa pintura do italiano Leonardo da Vinci – com um bigode. No quadro, foram rabiscadas obscenidades.

Receita de um poema dadaísta:
Pegue uma tesoura. Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar ao seu poema. Recorte o artigo. Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco.