O que é rama de batata?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Segmentos do caule, que são também conhecidos como ramas ou ramas- semente, são muito utilizados para o plantio comercial da batata-doce.

Ele é usado para aliviar dores de dente, pois a infusão tem o poder de desinflamar as partes feridas ao redor; sendo usado em forma de bochecho, com o líquido fresco, que deverá ser realizado, pelo menos de três a quatro vezes ao dia.

O cultivo da hortaliça ocorre para aproveitamento de seus tubérculos, porém as ramas são descartadas após a colheita. As ramas representam um alimento de grande potencial nutritivo para uso na alimentação de ruminantes, porém esse uso não é habitual deixando as ramas sobre o solo como forma de adubação.

As folhas não devem ser comidas cruas, pois apresentam toxicidade. No entanto, depois de cozidas o consumo é totalmente seguro, pois o calor elimina compostos tóxicos.

Há pesquisas demonstrando que as folhas da batata-doce possuem mais nutrientes do que o próprio tubérculo. Aproximadamente cinco vezes mais vitamina C e dez vezes mais vitamina B2, segundo o resultado de um trabalho desenvolvido por pesquisadores da Universidade Estadual da Louisiana, nos Estados Unidos.

Dá pra plantar a batata-doce na terra e ela brotará, mas o truque é deixá-la na água e, a partir das ramas que surgem, cortar estacas e plantar as mudinhas em vasos. Cada uma das estacas gerará um novo pé de batata-doce, inclusive com as raízes suculentas que amamos!

Deve-se cortar a rama à batata doce para que as batatas fiquem maiores. Assim que começe a cair geada devem ser logo colhidas, pois não gostam mesmo nada do frio (apodrecem com muita maior facilidade caso sejam colhidas na época das geadas).

A altura da planta pode chegar a 20 polegadas (50cm). A batata tem um sistema radicular relativamente curto com a maioria das raízes localizadas a 2 pés (60cm) da parte superior do solo. Todas as plantas de batata saudável podem produzir de 3 a 25 batatas.

Ao fim, demonstramos que as folhas apresentam ação antioxidante, antiproliferativa, antidiabética, antianémica, antimutagênica, anti-inflamatória, imunomoduladora e inibidora da oxidação de LDL, sendo empregadas na medicina popular para o tratamento de dores de dente, redução do colesterol, inflamação de gengiva e ...

1 - Ajuda a controlar o colesterol: A batata doce é uma boa fonte de fibras solúveis, principalmente a pectina, que ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue, prevenindo assim as doenças cardiovasculares, como infartos, derrames e outras complicações.

Então, é bom também para o controle dos diabéticos, apesar de ser batata doce, é um carboidrato de baixo índice glicêmico, quando a gente consome a batata doce, ela libera, lentamente, o açúcar que ela tem na corrente sanguínea, liberando esse açúcar gradualmente, não estimula muito a insulina.

Manchas verdes e brotos contêm mais toxinas do que a batata em si, de acordo com Kim. “Essas toxinas não são destruídas pelo cozimento, mas você pode eliminá-las cortando as partes verdes ou germinadas antes de cozinhar”, diz Kim.

Normalmente, a época de plantio orgânico vai de outubro até janeiro em locais de altitude. Em regiões baixas, com inverno ameno, ou seja, não muito frio, pode ser cultivada o ano todo.

Algumas dicas podem ajudar na hora de cultivar o tubérculo. A melhor época para plantar batata-doce em uma região mais fria é entre os meses de outubro a janeiro. Em regiões quentes e úmidas, a planta brota o ano todo em processos mais rápidos. Durante a noite, deixe a planta em uma temperatura maior que 20ºC.

Conforme pesquisamos, o chá de folha de batata doce pode ser utilizado para ajudar a tratar dores de dente. A recomendação é fazer bochechos várias vezes ao dia com o chá, que deve estar fresco.

Cascas de batata
É rica em nutrientes diversos e ajuda nas folhagens. Até a água do cozimento pode ser usada na rega, depois de fria.

Para quem não é muito fã das porções verdes no prato, há algumas dicas: pode-se começar inserindo as folhas em outras preparações, como suflês, recheios de massas, bolos e sucos. Outra opção para ir se acostumando com as saladas é preparar uma versão mais completa, com ingredientes de sua preferência além dos vegetais.

Continuar lendo Onde fica Rama hoje?