O que é Raia no Pantanal?

Perguntado por: lveloso2 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 15 votos

Em suma, raia é uma competição com limites e fronteiras bem estabelecidas. Além disso, existem raias de remo, de atletismo, mas, no caso específico da novela Pantanal, equivale a uma disputa de laço. Ademais, essa disputa se dá num circuito fechado de 100 metros, por onde o peão corre com o cavalo a fim de laçar o boi.

Tadeu

Tadeu sai com o cavalo atrás dos irmãos e passa Jove. Perto da linha de chegada, ele consegue alcançar José Lucas. Sendo assim, Tadeu fica com a sela de prata em Pantanal. O rapaz trata o artefato como a coisa mais valiosa que já ganhou.

O fazendeiro tem um final trágico após o casamento com Filó (Dira Paes). Após sentir alguns sintomas estranhos, ele se recusou a fazer todos os exames. Com isso, sua doença acabou se agravando, a ponto de levá-lo a um infarto. O poderoso falece após um ataque cardíaco durante a noite, sozinho na sala de sua casa.

Mesmo assim, o primogênito e o caçula não querem competir. Sem escolha, José Leôncio cede e a raia não acontece. Tadeu aceita ficar com a sela para si, colocando fim na disputa pelo artefato.

Assim como na primeira versão da novela, a tão cobiçada sela acaba ficando com o filho de Filó (Dira Paes).

O patriarca deu o sinal com o berrante e os filhos partiram na disputa. Tadeu esperou que os irmãos ganhassem distância e ultrapassou os dois. Foi o vencedor, feliz da vida. Jove e José Lucas comemoraram a vitória do irmão.

José Leôncio (Marcos Palmeira) ficará chocado com a estratégia, mas reconhecerá a competência do filho adotivo na novela das nove da Globo. O rapaz, por fim, herdará o acessório do avô.

Tadeu

Então, Tadeu aceita ficar com a sela - mesmo não sendo um Leôncio de sangue. Quanto à administração das posses, o fazendeiro opta por dividir igualmente entre os três filhos. Na nova versão de Pantanal, Tadeu vence os irmãos na corrida e se mostra digno da sela de prata.

Em 2022, quem ganha a sela de prata em Pantanal? Quem ganha a sela de prata em Pantanal é Tadeu. De acordo com o que adiantou a jornalista Patrícia Kogut do O Globo, em matéria do dia 27 de setembro, Tadeu vai derrotar os seus irmãos em uma raia e será coroado merecer do prêmio.

Nenhum filho de Zé Leôncio morre em Pantanal. Apesar de passarem por perigos ao longo da trama, os três chegam com vida ao final da novela. Quem na verdade se despede do mundo dos vivos antes do desfecho do folhetim é o próprio Zé Leôncio, que sofre um infarto fulminante no último capítulo da trama.

José Leôncio morreu logo após conseguir ver o Velho do Rio no retrato feito por Jove (Jesuíta Barbosa). O peão morreu sorrindo de felicidade por finalmente ter visto o pai desaparecido na imagem. Ao acordar, Filó, que estava usando uma camisola branca, percebe o marido deitado no sofá e repara que ele não respira mais.

José Leôncio (Marcos Palmeira) vai bater as botas no último capítulo de Pantanal. Após ter dado inúmeros sinais de que não está nada bem de saúde, o fazendeiro morrerá com dores intensas no coração. Quando se der conta, o protagonista estará cara a cara com o Velho do Rio (Osmar Prado) na novela das nove da Globo.

Na versão original do folhetim, exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999), quem herdou a sela de prata realmente foi Tadeu (então vivido por Marcos Palmeira). Escrita por Benedito Ruy Barbosa eadaptada por Bruno Luperi, a novela Pantanal ficará no ar até outubro.

Porém, Tadeu deixará claro que entregou os pontos e não quer a sela de prata, escancarando que desistiu do objeto que ele passou a vida toda querendo ser dono.

Aliás, esta “missão” tem um intuito ainda mais importante para ele: decidir o dono da sela de prata. O objeto, que pertenceu ao Velho Joventino (Irandhir Santos), agora Velho do Rio (Osmar Prado), será, finalmente, disputado pelos três irmãos.