O que e radiação azul?

Perguntado por: icaetano . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 9 votos

A luz azul é um espectro de luz visível proveniente dos raios solares, e também das luzes artificiais, como as telas do computador, televisão e smartphones. Com a tecnologia cada vez mais presente no nosso dia a dia, não tem como evitar que a exposição a estes raios luminosos seja cada vez mais frequente.

A luz azul, por sua vez fica localizada ali perto dos 450nm e é a mais falada agora por conta de novos estudos que foram divulgados", explica Marcus Amaral, do time da Sallve: "Enquanto o sol emite todo esse espectro de radiação, incluindo a luz azul, raios infravermelhos e UV, entre outros, computadores e outras telas ...

Quais dispositivos emitem luz azul?

  • Lâmpadas fluorescentes;
  • Luzes LED;
  • Smartphones;
  • Televisores;
  • Telas de computador;
  • Comprimidos;
  • E-readers;
  • Consoles de videogame.

Observando a tabela anterior com cuidado, é possível perceber que a cor violeta apresenta a maior frequência do espectro visível e, consequentemente, o menor comprimento de onda, uma vez que essas duas grandezas são inversamente proporcionais.

Como resultado da pesquisa, o azul foi considerado o melhor para a qualidade do sono. Quem descansa em quartos com o tom predominante chega até 8 horas de repouso.

Existem diversos estudos que indicam que o uso de telas de celulares e tablets pode interferir no relógio biológico humano. A luz artificial dessas telas imita a luz do dia e pode reduzir a produção de melatonina, um hormônio importante no controle do ciclo do sono.

Onde ela está presente/é encontrada? A luz azul faz parte da luz visível, responsável pela claridade. É proveniente dos raios solares ou de aparelhos digitais (smartphones, tablets e computadores).

O hábito de mexer no smartphone deitado na cama antes de dormir, no escuro, pode causar danos à visão.

Embora seja complexo avaliar efeitos biológicos da exposição à luz, estudos mostram que a luz azul tem um papel importante na regulação do ritmo circadiano de sono-vigília, por sua influência nas células fotorreceptoras da retina. O excesso de radiação, no entanto, pode ser prejudicial aos olhos.

utilizar óculos que protejam os olhos da luz das telas dos aparelhos eletrônicos; colocar nos tablets e nos celulares películas que diminuam a intensidade da luz azul; use protetor solar, mesmo durante a noite, para proteger a pele dos efeitos da luz azul do celular.

A luz que sai das telas – seja do seu computador ou do smartphone – é conhecida sempre como “luz azul”. A gente aprendeu na escola: a luz é formada por espectros de infinitas cores. A chamada “luz azul” é só um intervalo visível da luz que nossos olhos enxergam.

Por padrão, o Night Shift é ativado entre o pôr do sol e o nascer do sol. Nos celulares Android, a opção pode variar conforme o aparelho. Nos aparelhos Samsung, por exemplo, o filtro de luz azul pode ser ativado tanto pela Central de Notificações, quanto pelas configurações.

A luz azul é um espectro de luz visível proveniente dos raios solares, e também das luzes artificiais, como as telas do computador, televisão e smartphones. Com a tecnologia cada vez mais presente no nosso dia a dia, não tem como evitar que a exposição a estes raios luminosos seja cada vez mais frequente.

Filtro solar é ainda a melhor opção para proteger sua pele do surgimento do melasma. Abusar do filtro solar é a regra! O produto deve ser usado até mesmo em casa, já que estamos expostos às radiações ultravioleta A e B, em menor proporção.

Ele apresenta sete tipos de radiação que interagem de formas diferentes com a matéria e estão presentes em nosso cotidiano, em aplicações tecnológicas, são elas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, radiação ultravioleta, raios x e raios gama.

1) Cigarro
Como consequência, o ser humano acaba absorvendo essa radiação no pulmão.