O que é raça exemplos?

Perguntado por: smartins5 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Raça refere-se ao âmbito biológico; referindo-se a seres humanos, é um termo que foi utilizado historicamente para identificar categorias humanas socialmente definidas. As diferenças mais comuns referem-se à cor de pele, tipo de cabelo, conformação facial e cranial, ancestralidade e genética.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) 2021, 43,0% dos brasileiros se declararam como brancos, 47,0% como pardos e 9,1% como pretos.

No Brasil, há o “Mito das três raças”, desenvolvido tanto pelo antropólogo Darcy Ribeiro como pelo senso comum, em que a cultura e a sociedade brasileiras foram constituídas a partir das influências culturais das “três raças”: europeia, africana e indígena.

A palavra raça, quando aplicada a seres humanos, remete à classificação das pessoas (por características fenotípicas, de origem ou imputadas) e, no Brasil, é orientada por categorização por meio da cor.

Como saber a raça do seu cachorro

  1. Observe a cor e o tipo de pelo.
  2. Saiba pelo porte do cachorro.
  3. Veja o formato das orelhas.
  4. Formato da cabeça e focinhos.
  5. Observe a cauda do seu pet.
  6. Analise o comportamento do animal.

A palavra raça vem do latim ratio, que quer dizer categoria. Dividir algo em raças é categorizar. Do ponto de vista científico, a raça é um subgrupo das espécies.

Na hora de tentar identificar a raça do seu cachorro, é importante que você repare, por exemplo, na altura, no peso, no formato do focinho, na pelagem, nas orelhas e no temperamento dele. Essas características do cão podem ter aspectos muito específicos dependendo da raça, por isso, são fatores tão importantes.

A Classificação oficial do IBGE na atualidade resume-se, em ordem alfabética: Amarelo; (II) Branco; (III) Indígena; (IV) Pardo e (IV) Preto.

O preenchimento do campo denominado raça, cor, etnia deve respeitar o critério de autodeclaração, em conformidade com a classificação utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, observando as seguintes variáveis: branco, preto, pardo, amarelo e indígena.

Enquanto raça engloba características fenotípicas, como a cor da pele, a etnia também compreende fatores culturais, como a nacionalidade, afiliação tribal, religião, língua e as tradições de um determinado grupo (Fig.

A classificação mais famosa é a de Fitzpatrick, criada pelo médico norte-americano de mesmo nome e que divide a pele em 6 fototipos cutâneos que variam de acordo com a quantidade de melanina, com a capacidade de bronzear (ganhar tonalidade dourada) e queimar (vermelhidão) quando se expõe ao sol.

Como descobrir o seu tom de pele? Com tantos tons de pele, pode ser difícil identificar o seu. Para determinar o seu fototipo exato, é recomendado ir a um dermatologista. Ele pode avaliar a cor dos seus olhos, do seu cabelo, do seu rosto, antes e depois de bronzear, a quantidade de sardas e muitos outros fatores.

No Brasil, existe o que chamamos de “Mito das três raças”, que foi desenvolvido tanto pelo antropólogo Darcy Ribeiro como pelo senso comum, em que a cultura e a sociedade brasileiras foram constituídas a partir das influências culturais das “três raças”: europeia (branca), africana (preta) e indígena (vermelha).

De um modo geral, podemos dizer que a composição étnica brasileira é basicamente oriunda de três grandes e principais grupos étnicos: os indígenas, os africanos e os europeus.

A população brasileira foi formada, basicamente, por três grupos distintos: os negros, os índios e os brancos europeus. Os índios formam os agrupamentos descendentes daqueles que aqui habitavam antes do período do descobrimento efetuado pelos portugueses.

Pardo é uma pessoa com diferentes ascendências étnicas e que são baseadas numa mistura de cores de peles entre brancos, negros e indígenas.

O IBGE pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base na declaração. Ou seja, as pessoas são perguntadas sobre sua cor e podem se declarar como brancas, pretas, pardas, indígenas ou amarelas.